sexta-feira, 29 de junho de 2012

Truques que deixam as frituras menos nocivas


Elas não são bem-vindas em um cardápio saudável. Muito menos aquelas feitas em óleo reaproveitado. Mas se você não resiste, vamos ensinar alguns macetes.

"Durante o processo de fritura, os óleos são continuamente expostos a fatores que levam a um grande número de reações químicas", conta a nutricionista Hosana Rodrigues, da Universidade de São Paulo. Há desde a transformação das moléculas de ácido graxo até alterações de aroma e sabor. "Pode ocorrer a formação de trans, se o óleo for reaproveitado e permanecer horas e horas sob altas temperaturas", revela Ana Carolina Gagliardi, do Instituto do Coração de São Paulo.

O aquecimento exagerado favorece a perda de ômegas, e a maioria dos tipos usados na cozinha contêm ômegas 3 e 6, gorduras do bem e essenciais para o nosso organismo, que simplesmente acabam desperdiçadas. Nunca deixe chegar ao ponto de fumaça. Sem contar que as frituras aumentam pra valer a quantidade de calorias nas refeições. Para você ter uma ideia, uma escumadeira cheia de batata cozida fornece 68 calorias, já a batata que passou por fritura, o teor calórico sobe para nada menos que 182.

"A fritura pode entrar esporadicamente no cardápio de quem pratica atividade física, desde que o óleo seja saudável e bem fresco", aconselha a nutricionista Cynthia Antonaccio, de São Paulo. Outra dica da expert é fritar vegetais como brócolis, cenoura e outros. Nada de linguiça na banha de porco, hein?

Com informações de Saúde Abril.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Como conseguir realizar o que mais deseja


Você acredita no seu sonho e busca sem medo os caminhos para realizá-lo? O psicólogo Daniel Carvalho afirma que o sonho é a alavanca motivadora para seguir em frente na vida. “Sem ele, a vida fica sem sentido”. Mas não é por isso que você tem de fazer uma lista enorme de metas para sentir-se feliz. O foco é essencial para seguir o caminho certo, e os objetivos devem ser realistas para não virarem frustração.

Defina o que é mais importante, seja determinado e, aí, virão os benefícios. “Atitudes como essas combatem a depressão e retardam o envelhecimento”, diz Daniel.

Veja como se organizar e seguir em frente com coragem e confiança:

Seja prudente: devemos sonhar, mas sempre com os pés no chão. Isso não significa desistir, mas ter a noção do esforço e do tempo que precisarão ser empregados para conseguir o que se quer e que, ainda assim, o resultado não está garantido.

Dedique-se: costuma-se dizer que para que qualquer sonho se realize são necessários 20% de inspiração e 80% de transpiração. É preciso ralar muito! Nada acontece por mágica, e sim por esforço.

Não pense só no resultado: um erro bastante comum é pensar apenas na meta final e esquecer as etapas intermediárias. Por isso, na hora de planejar é preciso levar em conta todos os obstáculos que terá que enfrentar para conquistar seu sonho.

Pense em seu sonho como uma escada: cada degrau é uma meta a ser alcançada. Suba um de cada vez, ou seja, realize as tarefas com calma e serenidade. Nada de afobação! Quando os problemas surgirem, resolva-os também um por vez.

Nunca recue no primeiro obstáculo: para conseguir alguma coisa na vida, você tem que saber superar as dificuldades e aprender com os erros cometidos para seguir adiante ainda mais fortalecida. Lembre-se: desistir, jamais!


Procure todas as informações possíveis: se quer comprar uma casa, saiba, por exemplo, tudo sobre o financiamento: em quantos anos deve ser pago, quanto você tem de guardar por mês para conseguir dar a entrada, quais os bancos financiadores... Pense ainda em quanto do seu orçamento ficará comprometido para não se endividar!

Com informações de M de Mulher.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Bolo-musse de café

Ingredientes 


Massa

· 1 xícara (chá) de café bem forte
· 2 xícaras (chá) de açúcar
· 1/2 xícara (chá) de margarina
· 2 ovos
· 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
· 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
· 2 colheres (chá) de fermento em pó
· 2 colheres (sopa) de chocolate em pó

 Musse de café


· 1 envelope de gelatina incolor sem sabor
· 1 lata de creme de leite
· 1/4 de xícara (chá) de café solúvel
· 200 g de chocolate ao leite derretido em banho-maria
· 1 colher (sopa) de conhaque
· 4 claras batidas em neve
· 2 colheres (sopa) de açúcar Cobertura
· 250 g de chocolate ao leite
· 1 colher (sopa) de margarina
· 1 colher (sobremesa) de café solúvel
· 1/2 xícara (chá) de creme de leite

 Modo de preparo

Massa

Em uma panela, misture o café e metade do açúcar e leve ao fogo até ferva. Deixe esfriar. Na batedeira, bata a margarina e o resto do açúcar. Junte os ovos um a um e bata. Peneire a farinha, o bicarbonato, o fermento e acrescente à mistura de manteiga. Alterne com o café e o chocolate. Ponha na forma untada e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 50 minutos. Desenforme.

Musse

Dissolva a gelatina seguindo as instruções. Numa tigela, misture a gelatina, o creme de leite, o café, o chocolate e o conhaque. Acrescente as claras batidas com o açúcar e misture. Leve à geladeira até começar a endurecer. Corte o bolo ao meio e recheie.

Cobertura

Derreta o chocolate em banho maria, misture a margarina e o café solúvel. Junte o creme de leite e misture. Leve à geladeira até gelar. Bata na batedeira por três minutos e cubra o bolo.

Macarrão à italiana

Ingredientes:  


-2 cebolas médias picadas 
-2 colheres (sopa) de azeite
-1 1/2 caixa de molho de tomate
-3 tomates maduros picados 
-1 caldo de galinha em cubo  
-1/2 xícara (chá) de água 
-Sal e orégano a gosto 
-1 xícara (chá) de azeitona preta em fatias 
-500 g de talharim cozido 
-250 g de presunto fatiado e cortado em tiras 
-250 g de queijo coalho em cubos pequenos 

Modo de preparo: 


Refogue a cebola no azeite até dourar. Junte o molho de tomate, os tomates picados, o caldo de galinha e a água. Ferva em fogo baixo, com a panela tampada, por 20 minutos. Tempere com sal e adicione a azeitona e o orégano. Em um refratário, alterne camadas de molho, talharim, presunto e queijo coalho. Leve ao forno, preaquecido em temperatura média, por 20 minutos, coberto com papel-alumínio. Retire o papel e deixe mais dez minutos. Sirva imediatamente.


Com informações de M de Mulher.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Maneiras fáceis de reciclar em casa



A maioria das pessoas conhece a importância da reciclagem de materiais para evitar o acúmulo de resíduos no meio ambiente. A adoção de uma atitude ecologicamente correta pode ser mais simples do que muitos imaginam: pequenos gestos do dia a dia já contribuem com a construção de um planeta sustentável. 

Uma maneira simples é separar o lixo reciclável do comum em casa. Alguns materiais recicláveis de lixo doméstico são os papéis comuns, jornal, embalagens plásticas, garrafas PET, latas de alumínio, potes de vidro, entre outros. Já os materiais não recicláveis são papéis adesivos, grampos, clipes, latas de tinta, isopor, espuma, espelho, cristal, louças, lâmpadas, vidros planos etc.

É importante ter uma consciência ecológica que os lixos separados devem ser entregues em locais de coleta. Uma maneira para facilitar é reunir os vizinhos e revezar a tarefa de entregar o lixo nos pontos. Outro detalhe é depositar pilhas e baterias em locais específicos para esse fim, como pontos mantidos por bancos, prefeituras e empresas.

Algumas pessoas podem ir além de separar o lixo, adotando maneiras fáceis de reciclagem de papel, por exemplo. Para isso, basta juntar pedaços de papel e deixá-los por um dia na água. Em seguida, os papéis devem ser coados e batidos no liquidificador e, depois de se transformarem em uma massa, despejados em um refratário. Feito isso, você deve completar uma moldura de tela fina (encontrada em lojas de artesanato) com a massa para dar forma de folha de papel, alisando e nivelando com uma colher. Por fim, deixe secar a sombra e desinforme. Está pronto o papel reciclado que irá contribuir para a sustentabilidade do planeta!

Muitos objetos que não são recicláveis podem ser reutilizados, como as sacolas de plástico. Caso você tenha muito dessas sacolinhas, o mais adequado é não descartá-las após um único uso, mas sim usufruir delas ao máximo, na forma de saco de lixo, por exemplo.

Com informações de Ecologia Urbana.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Joelhos saudáveis aumentam a expectativa de vida



Cada passo gera um impacto equivalente a duas vezes o peso do corpo sobre o joelho quando caminhamos. Durante uma corrida, a sobrecarga é igual a multiplicar por seis o total de quilos de uma pessoa. Portanto, está aí uma articulação que trabalha pesado — e que muitas vezes sofre. Até porque a saúde dessa engrenagem natural não é prioridade de boa parte dos indivíduos por supostamente afetar muito pouco o resto do organismo. Supostamente. Um estudo dos Estados Unidos mostra que não é bem assim. O biomecânico Scott Lovald, da empresa de consultoria científica Exponent, ao lado de um time de pesquisadores, avaliou registros médicos de 134 458 pacientes com artrose avançada nessa junta — quadro em que a colocação de uma prótese costuma ser indicada por melhorar a movimentação e até proteger o restante dos ossos. Acredite se quiser, os indivíduos submetidos a essa cirurgia tiveram, sete anos depois, uma taxa de sobrevida 50% maior em comparação com quem não passou por ela.

“A prótese está longe de ser solução para todos os casos”, reconhece Lovald. “O importante é mostrar que o tratamento adequado de problemas no joelho promove um bom funcionamento do corpo inteiro.” A afirmação parece exagerada. Porém, quando essa articulação apresenta panes, qualquer tarefa que exija das pernas fica difícil. “A inatividade física está relacionada à obesidade, colesterol alto, diabete, hipertensão e outros fatores que trazem prejuízos dos pés à cabeça”, enumera José Kawazoe Lazzoli, cardiologista da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Que fique claro: o simples fato de percorrer distâncias mínimas e não ficar sentado o tempo todo já traz benefícios. Portanto, nem quem se considera sedentário pode negligenciar a maquinaria localizada entre a canela e a coxa.

O conjunto de ossos, ligamentos e cartilagens dos joelhos está intimamente relacionado à nossa independência. “Desgastes graves praticamente impossibilitam um indivíduo de andar até o supermercado da esquina, subir alguns degraus ou agachar para calçar os sapatos”, relata Luiz Eugênio Garcez Leme, geriatra do Hospital das Clínicas paulistano. “Alguém nessa situação obviamente perde parte de sua autonomia, o que contribui para o surgimento de transtornos psiquiátricos diversos”, arremata. Doenças como a depressão não preocupam meramente por comprometerem o bem-estar. Elas também abatem as defesas do organismo e, aí, patrocinam uma série de males que levam a riscos de vida. Não à toa, determinados distúrbios mentais são associados a taxas elevadas de mortalidade.

Não há justificativa para a instalação de uma prótese, é claro, quando a artrose está em estágio inicial. Na Suécia, cientistas averiguaram que um joelho biônico de fato reduzia o número de óbitos no grupo examinado. Mas só nos primeiros 12 anos após a cirurgia. Depois desse período, o cenário mudava completamente — a população com as peças naturais tendia a viver mais do que a turma operada. Tudo teria a ver com o fato de a prótese ser menos resistente do que a versão original e, por isso, com o passar dos anos demandar restrições que repercutiriam no dia a dia. “Esses dispositivos têm prazo de validade. Com o tempo, um novo procedimento cirúrgico, que sempre possui seus riscos, se faz necessário para trocá-los”, pondera o ortopedista Paulo Henrique Araújo, da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho.

Fica claro então que, para se proteger da artrose e de suas consequências, a palavra-chave é prevenção. Só falta ressaltar um ponto essencial: tropeções menos sérios, por assim dizer, a exemplo de lesões pequenas no menisco ou nos ligamentos cruzados, muitas vezes antecipam o processo degenerativo da junta. “Eles podem provocar alterações imperceptíveis ou instabilidade nos movimentos, dois fatores com potencial para acelerar o desgaste”, esclarece Geraldo Granata Júnior, ortopedista da Universidade Federal de São Paulo. Em outras palavras, desconfortos precisam levantar suspeita e ser comunicados a um especialista. Quando falamos em joelho, o diagnóstico precoce de qualquer problema, por menor que seja, é sinônimo de tratamento menos traumático e muito eficaz.

Alguns bons cuidados 


Por mais que cargas em excesso sejam danosas, em doses adequadas o impacto é benéfico. “É que ele estimula a formação óssea”, explica Granata Júnior. Daí a importância de caminhar, correr ou realizar outras atividades que tragam um contato constante entre os pés e o solo. Puxar ferro na academia também ajuda, porque fortalece os músculos dos membros inferiores. Em forma, eles amortecem a sobrecarga imposta sobre a articulação, aplacando o risco de contusões. “Manter uma boa flexibilidade é igualmente essencial”, lembra Araújo. “Tanto que se recomendam alongamentos independentemente de o sujeito praticar ou não um esporte naquele dia.” 


Agora, antes de largar o sedentarismo, passe por uma avaliação que inclua, além dos conhecidos testes cardiológicos, exames ortopédicos. “Nenhum joelho é igual, e essa investigação permite ao médico conhecer particularidades para liberar a pessoa com segurança para se exercitar ou até restringir certas modalidades”, resume Granata Júnior. Ao adotar as medidas protetoras, essa articulação transportará seu corpo por anos a fio.



Perigos mal articulados
 Atitudes supostamente inofensivas danificam os joelhos

Correr na valeta
Por ser inclinada, ela deixa a pisada completamente torta. Isso, por sua vez, traz repercussões dolorosas no aparelho locomotor.

Descer ladeiras
As brecadas constantes, quase inconscientes, agridem aos poucos a articulação. Ao atravessar trechos íngremes, maneire no ritmo.

Ficar tempo demais na cadeira
A flexão contínua sobrecarrega a patela, o pequeno osso que fica na frente dessa junta. Outra razão para se levantar a cada hora no escritório.


Sentar-se sobre os pés
Além de o peso do corpo ficar mal distribuído, pernas totalmente dobradas forçam bastante a articulação. 

Não tomar banhos de sol
Os raios solares são vitais para a produção de vitamina D, nutriente que transporta cálcio até os joelhos, deixando-os firmes.



Quando optar pela cirurgia?

Idade, extensão do quadro e quais atividades físicas o indivíduo faz: esses são os três fatores principais analisados pelos médicos ao decidir se um defeito qualquer será resolvido no bisturi ou por meio de técnicas como a fisioterapia. Jovens que praticam esportes com mudanças de direção e apresentam uma lesão grave correm maior risco de serem operados.

As outras articulações 


“O tornozelo e o quadril são outras peças fundamentais para os membros inferiores se moverem”, lembra Luiz Eugênio Garcez Leme, geriatra do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo. “Assim, eles também merecem atenção, porque influenciam demais na qualidade de vida”, completa. Até ombros, cotovelos e pulsos demandam zelo nesse sentido, porque interferem na mobilidade dos braços e, consequentemente, em atividades cotidianas se estão lesionados.


Com informações de Revista SAÚDE.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Açaí: os novos poderes da superfruta



Diz a lenda que essa frutinha roxa com até 1,5 grama foi criada por Tupã, a entidade indígena associada aos trovões, para salvar uma tribo brasileira da fome. Aos olhos da ciência, porém, o açaí tem demonstrado que sua função mais trivial é forrar a barriga da gente. Entre seus feitos confirmados em laboratório estão a criação de barreiras protetoras para os neurônios, a derrubada dos níveis de colesterol e até mesmo a redução do risco de alguns tipos de câncer. Não é à toa, portanto, que a espécie típica dos ribeirinhos do Norte do país ganhe o mundo com status de superalimento - condição que faz com que nenhum estudioso se canse de vasculhar sua composição. 

Vem da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, um novo trabalho que sinaliza o potencial de ação de sua polpa sobre a preservação da massa cinzenta. Os pesquisadores observaram que o consumo regular de açaí reduz a exposição das células nervosas a processos degenerativos e inflamatórios recorrentes, fenômeno que abre caminho ao colapso do tecido cerebral.

Uma das hipóteses que buscam explicar essa façanha é a presença de substâncias antioxidantes, em especial a antocianina, que combatem os radicais livres por trás de uma série de danos ao organismo. "Os antioxidantes do açaí conseguem bloquear a formação dessas moléculas nocivas no início do processo de ataque às células", explica a especialista em tecnologia de alimentos Ediluci Tostes, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá. E a fruta amazônica não causa espanto apenas pela qualidade dos seus componentes. Em 1 litro da sua polpa, há 33 vezes mais antioxidantes que o encontrado em um mesmo litro de vinho tinto, bebida famosa por conter um monte desses ingredientes que varrem da circulação os temíveis radicais livres. 


Além dessa propriedade, substâncias do porte da antocianina respondem por um efeito anti-inflamatório, o que soma forças para deixar em paz as estruturas e as conexões cerebrais. Na prática, isso significa uma menor probabilidade de ocorrer um comprometimento crônico e progressivo de funções cognitivas, como a memória e a coordenação motora. "É por isso que o açaí teria uma ação preventiva contra males neurodegenerativos, caso das doenças de Par-kinson e Alzheimer", completa Ediluci. 


A mesma antocianina que protagoniza benefícios ao cérebro pode afastar outro problema que ameaça tanto a massa cinzenta quanto o coração. É que sua ação antioxidante auxilia a debelar a formação de placas nos vasos sanguíneos, o que pode culminar em derrames e infartos. E é justamente esse papel protetor das artérias o que tenta provar o cardiologista Eduardo Augusto Costa, professor da Universidade Federal do Pará. 


Ele dividiu a população da pequena cidade de Igarapé-Miri, no estado paraense, em dois grupos: consumidores frequentes da fruta e pessoas que não a comiam. "Descobrimos que indivíduos que a ingerem regularmente apresentam taxas mais elevadas de HDL, a fração boa do colesterol", conta Costa. "Enquanto isso, os níveis de LDL, o colesterol ruim, estavam em níveis aceitáveis e melhores do que os índices dos não consumidores da fruta", completa. 


Já na Universidade de São Paulo (USP), a atenção está voltada para outra substância, que surge quando a polpa é adicionada ao leite antes da fermentação por bactérias, o que dá origem ao iogurte. "Durante esse processo, o ácido linoleico do leite é transformado em ácido linoleico conjugado, o chamado CLA", explica a farmacêutica Maricê Nogueira de Oliveira, da USP. E hoje há indícios de que essa espécie de gordura auxiliaria a impedir o aparecimento de alguns tumores, como os de pele, mama e intestino. 


O CLA teria outros efeitos dignos de nota. "Sua ingestão diária poderia diminuir a massa gorda, aumentar a magra e até fortalecer o sistema imune", diz Maricê. Se as defesas estão em alta, as chances de sucesso do câncer despencam. O iogurte à base de açaí e dotado de CLA deve chegar ao mercado em breve, representando uma alternativa mais magra diante das tigelas e seus complementos engordativos vendidos por aí. Será uma nova e vantajosa opção para prestigiar a superfruta na rotina.


Companhias que engordam 

O açaí em si é calórico, mas os outros ingredientes da tigela é que costumam transformar a receita numa bomba. Quem precisa emagrecer deve ficar atento.

Mel 92,2 kcal (3 colheres = 30 g)
Granola 152 kcal (5 colheres = 50 g)
Banana 92 kcal (100 g)
Polpa de açaí 247 kcal (100 g)

Por que a fruta é uma campeã

Os números não mentem. Na tabela comparativa, ela desbanca outros alimentos no que diz respeito à quantidade de micronutrientes.

Cálcio 
Leite 104 mg
Açaí 330 mg

Ferro
Feijão-carioca 1,3 mg
Açaí 4,5 mg


Potássio
Banana 376 mg
Açaí 900 mg


Antocianinas 
Vinho 0,1 mg 
Açaí 0,4 mg 


Zinco 
Brócolis 0,2 mg 
Açaí 2,8 mg


Com informações de Saúde Abril.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Atitudes para trazer energia positiva



Quer trazer mais equilíbrio e harmonia para sua vida? As atitudes a seguir ajudam a manter a vitalidade na medida certa. Confira:

Respire bem 


A respiração é a forma de sentir os outros, a vida e o ambiente. Fisiologicamente, ela tem três momentos: inspiração, expiração e pausa, que quase não é percebida. A primeira estimula o organismo e a segunda expulsa as toxinas. A última etapa, que ocorre no pequeno espaço de tempo entre a expiração e a inspiração, é essencial para nós. "Essa parada é o que nos mantém vivos", explica Sandro Bosco, do Yoga Dham, de São Paulo. Ioga, pilates, Tai chi chuan emeditação ajudam na respiração equilibrada. 


Mexa o corpo 


Você subiu um lance de escadas e ao chegar lá em cima achou que o coração ia sair pela boca ou se sentiu levemente cansada? Se optou pela primeira opção, fique atenta. Seu condicionamento físico está lá embaixo e seu nível energético idem. Um bom jeito de sair desse estado "devagar quase parando" é praticar exercícios. "Mexer o corpo traz benefícios em todos os aspectos", explica Fábio Bernardo, fisiologista do exercício, de São Paulo. "Tonifica os músculos, protege a saúde e, acima de tudo, dá mais disposição e energia." Porém, um dos segredos para usufruir seus benefícios é procurar uma atividade que você realmente goste. Pode ser vôlei, boxe, basquete, handebol, futebol, tênis, dança, caminhada, corrida, ioga, pilates, natação... Segundo Fábio, a prática tem que ser prazerosa e sem dor, e não uma pedra no caminho. Do contrário, você desiste logo na primeira semana. 


Alimente o cérebro 


Hoje já está mais do que comprovado que o cérebro emana ondas de energia positiva para o resto do corpo quando fazemos uma pausa para ler um livro, ir ao cinema, à praia ou simplesmente não fazer nada. O mesmo princípio vale para os pensamentos alto-astral. "Se você é uma pessoa alegre, risonha e bem-humorada, envia para o seu cérebro uma mensagem de felicidade", fala a fonoaudióloga paulista Ana Alvarez, autora do livro Deu Branco, um Guia para Desenvolver o Potencial de Sua Memória (editora Record). "Em contrapartida, ele banha você com a mesma energia". Curtir a vida e seus pequenos prazeres não é privilégio, é fundamental. Enquanto isso não acontece, siga as dicas de Ana Alvarez: 

1. Escreva em um papel ou repita para você mesma três coisas boas que aconteceram no seu dia. Faça isso de segunda a sexta! "Um estudo feito com pessoas deprimidas, que aplicou esse método, chegou à conclusão de que elas ficam mais positivas e bem-humoradas após algumas semanas", diz Ana. 


 2. Quando você estiver em crise com você mesma, procure algo que a acalme e dá prazer. Se você sabe que fica tranquila na praia, vá até lá. Caso não seja possível, imagine que você está lá ou coloque no seu protetor de tela do computador ou celular uma foto do mar. Pode ser também um cheiro. Se for a alfazema que deixa você purificada, então tenha sempre uma almofadinha para cheirar com a fragrância. 


Faça massagem


Massagear o corpo é uma delícia. Pressões e deslizamentos acabam com a tensão e põem a energia para circular. Conheça as campeãs: Do-in, shiatsu, reflexologia e massagem ayurvédica.


Com informações de M de Mulher.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Trufa de Banana com Canela



  Ingredientes
• 1 kg de chocolate branco
• ½ kg de chocolate ao leite para banho, derretido e frio.


Doce de banana 
• 2 xícaras (chá) de banana picada 
• 2 xícaras (chá) de açúcar 
• 1 colher (café) de canela em pó 
• ½ colher (café) de cravo em pó 
• ½ xícara (chá) de creme de leite sem soro 


Modo de preparo 

Doce de banana 
Misture os ingredientes, leve ao fogo médio e mexa até ficar um creme grosso. Reserve até esfriar. 


Preparo trufa 


1-) Faça o doce de banana, deixe esfriar. 


2-) Misture o chocolate branco junto com o creme de leite, leve para derreter em microondas ou banho-maria, assim que estiver derretido, misture o doce de banana, mexa bem. 


3-) Leve a mistura ao freezer por no mínimo de 2 horas. 


4-) Fala bolinhas ou o formato que quiser. 


5-) com o chocolate ao leite já derretido e frio, de banho nas trufas, deixe endurecer o banho sempre em cima de papel alumínio ou manteiga. 


6-) caso esteja um dia quente leve a geladeira para endurecer o banho 


7-) Salpique cacau em pó em cada trufa.


Com informações de Receitas.com

terça-feira, 19 de junho de 2012

Hortas de temperos



Para quem acha que o fato de morar em apartamento é o grande empecilho para se ter uma hortinha, saiba que com o plantio e cuidados adequados, as espécies podem ser facilmente cultivadas em vasinhos, jardineiras ou objetos que já estão fora de uso como xícaras, latas, entre uma infinidades de coisas que temos em casa, basta olhar em volta e usar a criatividade. O bom da última alternativa é que você aumenta o poder de sustentabilidade da sua escolha, pois está produzindo alimentos livres de agrotóxicos e, ao mesmo tempo, reaproveitando peças que seriam descartadas.

Os temperos frescos e colhidos na hora conferem um toque especial e saboroso a qualquer prato, por isso, cada vez mais, as pessoas estão investindo no plantio de hortas urbanas. Àqueles que ainda acreditam que para ter suas próprias hortaliças é preciso ter um quintal ou jardim enorme, elas podem ser plantadas em pequenas jardineiras feitas a partir de garrafas PET, que podem inclusive ser dispostas verticalmente nas paredes. Para facilitar o manuseio, uma boa ideia é dividir as espécies de tempero por vaso.

Apesar de simples, o processo de plantio e cuidado adequados requer técnica e a atenção a vários detalhes, então é bom anotar algumas dicas:

Na hora de comprar a terra, escolha a de origem vegetal, que é pouco compacta, não tem fertilizante e já vem adubada. Para os vasinhos, opte por recipientes com no mínimo, 15 centímetros de altura. Agora, basta você forrar o vaso com a terra; depositar a sementinha em um buraco raso, com aproximadamente 1 cm ou, se preferir, a pontinha do seu dedo; forrar com seixo ou cascalho para não sufocar o seu mais novo bebê; regar diariamente, mas sem exagero (água demais também mata a planta); e, pronto, é só esperar o tempo certo para que cada planta possa ser colhida.

Com informações de: Bolsademulher.com

Você sabe o que é consumo sustentável?



 O consumo sustentável é um conjunto de práticas relacionadas à aquisição de produtos e serviços que visam diminuir ou até mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente. São atitudes positivas que preservam os recursos naturais, mantendo o equilíbrio ecológico em nosso planeta. Estas práticas estão relacionadas à diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício. Através delas poderemos, um dia, atingir o sonhado desenvolvimento sustentável do nosso planeta.

Principais práticas de consumo sustentável que podem ser adotadas em nosso dia a dia:

- Fazer a reciclagem de lixo material (plástico, metais, papéis).
- Realizar compostagem, transformando resíduos orgânicos em adubo;
- Diminuir o consumo de energia: tomar banhos rápidos, desligar luzes de cômodos que não tem pessoas, optar por aparelhos de baixo consumo de energia;
- Levar sacolas ecológicas ao supermercado, não utilizando as sacolas plásticas oferecidas;
- Urinar durante o banho: desta forma é possível economizar água da descarga do vaso sanitário;
- Diminuir a impressão de documentos e utilizar papel reciclável;
- Trocar o transporte individual por coletivo ou bicicleta. Outra solução é optar por carros híbridos.
- Não descartar óleo de frituras na pia da cozinha;
- Optar, quando possível, pelo consumo de frutas, verduras e legumes orgânicos;
- Comprar móveis de madeira certificada;
- Usar lâmpadas eletrônicas ou LED, pois consomem menos energia elétrica do que as incandescentes;
- Utilizar aquecedores solares dentro de casa, pois diminuem o consumo de energia elétrica.

Fonte: Sua Pesquisa.com

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Chi kung traz equilíbrio e disposição



O significado de chi kung (pronuncia-se tchi kun) é energia pura. Trata-se de uma atividade de origem chinesa que inspirou a maioria das técnicas da medicina oriental. ''Com movimentos que buscam equilibrar mente, corpo e espírito, você controla o peso, aumenta a disposição, melhora o sistema imunológico e elimina o stress, entre outros benefícios'', explica Henrique Cirilo, diretor do Instituto Brasileiro de Chi Kung e autor de O Livro Dourado de Chi Kung (Roca). Existem mais de 6 mil tipos de modalidades, entre os quais o tai chi chi kung, que queremos ensinar para você.

Entre os benefícios, podemos destacar que o Chi Kung mantém você tranquila, feliz e revitalizada. Ele também:

-Melhora o seu humor: segundo um estudo da Universidade Politécnica de Hong Kong, na China, os exercícios são capazes de atenuar os sintomas da depressão de forma tão eficaz quanto o uso de remédios.

- Garante um sono tranquilo: com Chi Kung, pacientes que têm problemas para dormir conseguiram cair no sono 18 minutos mais rápido. O resultado vem do Instituto de Pesquisa Oregon, nos Estados Unidos (EUA).


- Turbina a imunidade: que tal dar um gás no sistema imunológico? Uma pesquisa realizada na Universidade de Illinois, nos EUA, revelou que adultos que fizeram Chi Kung por três horas semanais depois de serem vacinados contra a gripe produziram três vezes mais anticorpos que aqueles que receberam somente a vacina.

- Alivia a enxaqueca: não é fã dos analgésicos? Os exercícios podem indicar o fim das dores de cabeça causadas por stress. A conclusão é da Universidade da Califórnia, Los Angeles, nos EUA. O Chi Kung reduz os espasmos musculares e as inflamações que podem contribuir com as crises.

E mais:

-Fortalece o sistema nervoso
-Equilibra as emoções
-Reduz a sobrecarga mental
-Relaxa os músculos e aumenta a flexibilidade
-Ajuda na superação de medos e limites
-Alivia dores nas costas 


Antes de começar a praticar, lembre-se: 


Como: praticar cada movimento completo de três a seis vezes, com calma e num fluxo contínuo, sempre olhando para as mãos. Você pode seguir na sequência que quiser. 
Quando: para ter todos os benefícios apresentados nesta reportagem, exercite-se pelo menos três vezes por semana, na hora e local que você preferir. 
Segredo: a respiração. Inspire e expire pelo nariz, mantendo os lábios fechados. 
Dica: para uma injeção imediata de energia, realize o seu movimento preferido sempre que sentir necessidade.


Fonte: M de Mulher

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Leite turbina o cérebro



Não são apenas os ossos que saem ganhando quando a bebida entra na dieta. Uma pesquisa da Universidade de Maine, nos Estados Unidos, mostra que o cérebro é outro grande favorecido. Foi o que os estudiosos averiguaram ao submeter 900 homens e mulheres de 23 a 98 anos a uma bateria de testes. Ao rastrear o hábito de consumo de leite entre os participantes, viram que os melhores resultados foram alcançados por aqueles que tomavam pelo menos um copo diário do líquido. "Os produtos lácteos são ricas fontes de nutrientes importantes para a função mental, como cálcio, magnésio, fósforo e vitamina D", observa a nutricionista Fernanda Serpa, diretora da Nutconsult, no Rio de Janeiro. "Por outro lado, como possui proteínas de difícil digestão, nem todos se beneficiam ao consumir leite de vaca", pondera a nutricionista Isabella Correia, da Clínica Patricia Davidson Haiat, também na capital fluminense. Nesse caso, as versões de soja, arroz e quinua são boas pedidas.

Integral
É o menos indicado, já que possui altas taxas de gordura saturada. "Ela é responsável por aumentar o peso e o risco de doenças cardiovasculares", aponta a nutricionista Isabella Correia.

Semidesnatado
A quantidade de gordura saturada encontrada nessa versão é considerada intermediária. Portanto, engorda menos que o integral, mas não é tão magrinho como o desnatado.

Desnatado
Apresenta, no máximo, 0,5% de gordura saturada. Assim, é ótima opção para quem deseja emagrecer ou conservar o peso. Além disso, todos os nutrientes são preservados.

Fonte: Saúde Abril

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Como tomar a melhor decisão



Tomar uma decisão é sinônimo de noites em claro. Na adolescência, é preciso escolher qual profissão seguir, depois, onde estudar. E ainda restam dúvidas sobre casar, ter filhos, mudar de emprego, de casa, comprar um carro. Haja paciência para lidar com tantas dúvidas. “Antes de decidir, é preciso ativar três engrenagens do cérebro: a razão, a experiência e o instinto, explica a psicóloga Eliete Matielo.

Agindo assim, as chances de acertar aumentam.” A seguir você aprende como colocá-las em prática e depois testa se está boa em decisões.

O peso da razão
Seja lá em qual encruzilhada estiver metida, é preciso usar a cabeça para escolher um caminho. “Se você for comprar um carro, por exemplo, terá que deixar seu gosto de lado e optar pelo que pode pagar”, diz Eliete. Então, o peso da razão é o mais importante. Sua experiência vai valer para escolher a melhor marca e o instinto vai ajudar a eleger a cor mais bonita.

Instinto na dose certa
Tem horas que você precisa agir com rapidez e aí não dá tempo de usar a cabeça. “É preciso avaliar a situação e optar por aquilo que tem a sensação de que vai funcionar. Isso é agir por instinto”, diz a especialista. Mas tudo que é decidido dessa maneira tem mais chances de dar errado. É importante ter uma boa memória de experiências vividas e ativá-las para não repetir o mesmo erro.

Errar para aprender

A experiência ajuda a não cometer o mesmo erro. Dá para aprender com os próprios foras e com as mancadas dos outros. “Antes de escolher um namorado, pense se ele não tem os mesmos defeitos que a incomodavam no cara do relacionamento anterior”, diz a psicóloga. O cérebro decide o que é bom levando em conta as experiências passadas.

Fonte: M de Mulher

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Receita de batata recheada




Ingredientes:
-4 batatas grandes cozidas
-100 g de toucinho defumado picado
-1 cebola média picada
-2 dentes de alho amassados
-Sal e pimenta a gosto
-4 colheres (sopa) de requeijão cremoso
-1/2 xícara (chá) de mussarela ralada

 Modo de preparo:

 Corte as batatas ao meio e retire parte do miolo com cuidado. Reserve. Em uma panela pequena, doure levemente o toucinho, junte a cebola e o alho, mexa e doure. Adicione o miolo das batatas amassados, sal, a pimenta e o requeijão. Misture e recheie as cascas das batatas com esse creme. Coloque em uma assadeira, polvilhe a mussarela e leve ao forno, preaquecido em temperatura alta, por cinco minutos ou até o queijo derreter. Sirva bem quente com salada de folhas.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Saiba o que é a Rio+20



 A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. A Rio+20 tem esse nome porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá ajudar na definição da agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

O objetivo da Conferência é renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, avaliando o progresso e as deficiências na implementação das decisões adotadas pelas principais organizações sobre o assunto e o tratamento de temas novos e emergentes.

A Conferência terá dois temas principais:
- A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza;
-A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

 A Rio+20 terá três momentos. Nos primeiros dias, de 13 a 15 de junho, será a III Reunião do Comitê Preparatório, onde se reunirão representantes governamentais para negociar os documentos a serem adotados na Conferência. Em seguida, entre 16 e 19 de junho, serão programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, no qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

É melhor correr na rua ou na esteira?



Adotar a corrida como prática esportiva é, sem dúvida, um grande passo em direção a uma vida mais saudável e uma cintura fina. Na hora de gastar a sola do tênis, há quem adote a esteira, um dos aparelhos mais concorridos nas academias. Já outros não trocam a suadeira ao ar livre por nada. "A escolha do piso em que se vai correr deve se basear nos objetivos do indivíduo", afirma o educador físico Bruno Modesto, que é pesquisador da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (USP) e instrutor de primeiros socorros do Instituto do Coração de São Paulo, o Incor.

Em outras palavras, o futuro corredor precisa ter em mente se quer se exercitar só para relaxar ou, por outro lado, para competir nas inúmeras corridas de rua Brasil afora. Outro ponto fundamental é checar a possibilidade de dar as passadas em ruas, praças e parques -- caso essa alternativa esteja fora de alcance, o jeito mesmo é ficar na velha e boa esteira. "Iniciantes ou sedentários podem começar no aparelho e evoluir posteriormente para a corrida de rua, que apresenta mais dificuldades de percurso sem contar a influência de fatores ambientais", completa Modesto.

 "Uma das principais vantagens da esteira é a possibilidade de controlar o ritmo da corrida. Além disso, nela é mais fácil aprender a mecânica correta do movimento, o que deixa o atleta mais eficiente", diz Bruno Modesto. "Ao alternarmos a velocidade e a inclinação do equipamento, pode-se fazer um trabalho progressivo e adequado, inclusive para indivíduos com sobrepeso ou obesos", afirma o professor.

Para o ortopedista André Pedrinelli, da Faculdade de Medicina da USP, o recomendado é treinar nos dois pisos, já que ambos apresentam prós e contras. "A esteira oferece mais amortecimento para as articulações que o asfalto, além de garantir um melhor controle do esforço e, portanto, dos resultados", diz Pedrinelli. Segundo ele, correr na engenhoca gera menos impacto e, consequentemente, diminui-se o risco de lesões. "O sistema de absorção de impacto do equipamento ajuda principalmente os que estão acima do peso", confirma Bruno Modesto.

A esteira também é ótima para dias chuvosos ou para fugir do frio e do calor extremos. Mas muita gente acha monótono correr olhando sempre o mesmo cenário, em ambiente fechado e sem interação com outras pessoas. "A corrida ao ar livre permite contato com a natureza, diferentes paisagens, novos lugares e percursos a ser explorados. Além disso, possibilita reunir amigos e formar grupos, o que aumenta a motivação e faz a diferença para que pretende se manter ativo", avalia Bruno Modesto.

Outra diferença é que o gasto energético na rua é maior. Isso porque a mecânica dos movimentos não é a mesma. No chão, o indivíduo fica sujeito a diversas variações de rota, como subidas, descidas, curvas e inúmeras irregularidades no terreno que aumentam a demanda do organismo e contribuem para um maior consumo calórico. Todos esses desvios fazem com que mais grupos musculares se envolvam na atividade e ainda desenvolvem o sistema de equilíbrio - chamado de propriocepção -, o que não acontece na esteira.

Veja, então, qual alternativa se adapta às suas características e preferências, calce o tênis e dê a largada rumo à boa forma. Se possível, varie o ambiente e o piso, já que, como vimos, há pontos positivos e negativos em todos eles. Mas, nos dois casos, na esteira ou na rua, é fundamental buscar a orientação de um profissional de educação física. Ele vai planejar o treinamento e dosar o esforço sempre de acordo com as suas condições.

As vantagens de cada piso

Esteira
• Gera menos impacto nas articulações
• Menor risco de lesões
• Melhor controle do esforço e dos resultados
• Mais indicada para iniciantes e para quem está acima do peso
• Ideal para dias chuvosos, muito quentes ou frios demais

Rua
• Diferentes paisagens e contato com a natureza
• Maior socialização
• Maior gasto energético devido às irregularidades do terreno
• Envolve mais grupos musculares
• Desenvolve o sistema de equilíbrio --propriocepção

Fonte: Saúde Abril

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Escolha os alimentos pela cor



 Um prato com alimentos de cores variadas garante uma dieta equilibrada, afasta doenças e ainda emagrece. Descubra o significado das cores de cada alimento e aproveite melhor os nutrientes dessa aquarela gastronômica.

Branco
Alimentos: Arroz, leite, queijo, batata, banana, cogumelo e couve-flor.
Principais nutrientes: Cálcio e fósforo.
Benefícios à saúde: Fortalecem os ossos, prevenindo osteoporose, reforçam a saúde dentária e regulam os batimentos cardíacos.


Vermelho
Alimentos: Caqui, tomate, cereja, morango, melancia, framboesa e goiaba vermelha.
Principais nutrientes: Licopeno e antocianina.
Benefícios à saúde: Previnem o estresse, estimulam a circulação e protegem contra o câncer e o envelhecimento precoce.

Amarelo e laranja 
Alimentos: Mamão, cenoura, manga, laranja, abóbora, pêssego e damasco.
Principais nutrientes: Betacaroteno e vitamina B3.
Benefícios à saúde: Protegem o coração, fortalecem o cabelo, melhoram a visão e previnem o câncer de mama.

Roxo 
Alimentos: Uva, figo, ameixa, berinjela, beterraba e repolho roxo.
Principais nutrientes: Antocianina e ácido elágico.
Benefícios à saúde: Protegem o coração, aumentam a disposição, retardam o envelhecimento e combatem o câncer.

Verde 
Alimentos: Ervas, folhas e pimentão.
Principais nutrientes: Cálcio, ferro, potássio, luteína, betacaroteno e vitaminas.
Benefícios à saúde: Protegem o coração, desintoxicam as células, inibem os radicais livres e têm efeito anticancerígeno, além de hidratar o cabelo e a pele.

Marrom 
Alimentos: Cereais integrais e sementes oleaginosas, como nozes e castanhas.
Principais nutrientes: Fibras e vitaminas.
Benefícios à saúde: Controlam o colesterol e o diabetes, combatem a ansiedade e a depressão, regulam o intestino e previnem o câncer e doenças cardiovasculares.

Fonte: M de Mulher

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Creme gelado de abacaxi



 Ingredientes

01 abacaxi grande
01 copo de açúcar
03 claras
02 latas de creme de leite
02 caixas de flan sabor baunilha

Modo de Preparo

Corte o abacaxi em quadrados pequenos, coloque no fogo com açúcar por 10 minutos. Depois de cozido acrescente o pó do flan e deixe por mais dois minutos no fogo. Desligue o fogo e reserve.
Bata as claras até ficarem firmes, acrescente 9 colheres de sobremesa de açúcar e continue a bater até ficar ao ponto de suspiro. Com a batedeira desligada acrescente o creme de leite e mexa vagarosamente e reserve.Vire a outra lata de creme de leite na vasilha com o abacaxi e mexa bem.

Montagem

Coloque primeiro o creme com abacaxi no pirex e por cima o creme batido. Coloque na geladeira por 3 horas.
 Dica: Se o abacaxi não estiver doce coloque açúcar a gosto.

 Enfeite a sua maneira. Aproveite a casca do abacaxi, pedaços da fruta... Seja criativo!

Fonte: Receitas.com

terça-feira, 5 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente: como se tornar um consumidor consciente?



Nesta terça-feira, dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Embora alguns consumidores dizem praticar o consumo consciente, muitos não não têm a menor idéia do que fazer para se tornar um consumidor sustentável.

 O consumo consciente pode ser praticado com pequenas ações no seu dia a dia, como apagar as luzes dos cômodos que não estão sendo utilizados na sua casa, ou até mesmo economizar a água ao escovar os dentes ou lavar o carro.

 A responsabilidade por padrões sustentáveis de produção e consumo deve ser compartilhada e o consumidor é parte dessa solução.

 Aconselhamos que o consumidor pratique os sete “Rs” do consumo consciente: repense, respeite, responsabilize-se, recuse, reduza, reaproveite e recicle.

Veja algumas atitudes para se tornar um consumidor consciente:

 ·Pressione as empresas a diminuir ou eliminar suas embalagens, que muitas vezes são desnecessárias;

·Evite o desperdício de alimentos. Para isso, planeje bem as compras no supermercado e na feira;

·Faça as contas: ir a pé, de bicicleta, usar transporte coletivo ou táxi é mais barato e polui menos do que ter um automóvel;

 ·Pratique e incentive a carona solidária. Organize-se com sua família, amigos e colegas de trabalho;

 ·Se a compra de um carro for inevitável, cobre a etiqueta nacional de conservação de energia para comparar o nível de economia no uso de combustível - nos moldes do selo Procel. O selo existe, mas você nunca vê. As montadoras aderem voluntariamente. Cobre por essa informação. É um direito;

·Substitua lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas econômicas: elas geram a mesma luminosidade, duram mais e você ainda pode poupar até 80% de energia

 ·Ao comprar carne, informe-se sobre sua origem e cobre a carne legal. Se não souberem te informar, pergunte quando saberão. É uma forma de pressioná-los a garantir produtos que não tenham sido produzidos em áreas de desmatamento e com uso de trabalho escravo.

Fonte: Bol

segunda-feira, 4 de junho de 2012

8 técnicas de massagem para relaxar


Os brasileiros aderem à massagem para diminuir o estresse, acalmar o espírito, afastar dores ou simplesmente para viver melhor. Conheça mais sobre as técnicas de massagem e escolha a que combina com o seu estilo de vida.



Ayurvédica
Criada na Índia há quase 5 mil anos, baseia-se no conceito dos pontos energéticos do corpo, os chacras, que são ativados pelo terapeuta por meio de toques com as mãos e os pés.


Anma
Essa técnica chinesa emprega pressões com os dedos, alongamentos e deslizamentos; os músculos são trabalhados seguindo os meridianos de energia da medicina chinesa



Pedras quentes
Veio dos Estados Unidos. O terapeuta desliza a mão por pontos estratégicos do corpo e depois espalha sobre eles pedras aquecidas.

Reflexologia
Mais uma modalidade que segue os princípios da medicina chinesa. A diferença é que trabalha apenas o pé do paciente, com movimentos suaves sobre as articulações, os tornozelos, o dorso e a planta do pé



Shiatsu
Desenvolvida no Japão, baseia-se na acupuntura e também é milenar. O terapeuta pressiona com as mãos e os dedos mais de 60 pontos do corpo, fazendo também alongamento. 


Sueca ou ocidental
Derivada da ginástica sueca, baseada em flexões de corpo, consiste em amassamentos, puxões e deslizamentos. O objetivo é estimular a musculatura ou, quando realizada mais lentamente, relaxar. 


Tui-ná
Os toques são mais fortes e, embora se distribuam por todo o corpo, os pés ganham atenção especial - segundo os chineses, eles estão ligados diretamente aos órgãos.

Watsu
Shiatsu na água (water mais shiatsu). Foi criada na Califórnia. Os movimentos são feitos em uma piscina aquecida. O terapeuta massageia os pontos de tensão e alonga os músculos 


Fonte: M de Mulher













sexta-feira, 1 de junho de 2012

10 maneiras seguras para perder medidas

Confira 10 informações baseadas em pesquisas.

Não faça dieta restritiva demais
Fazer dieta não é apenas comer menos, mas ingerir alimentos ricos nutricionalmente e com poucas calorias, fazendo com que você se sinta cheio durante todo o dia. Isso é importante, porque a restrição de alimentos geralmente faz com que seu organismo pense que está morrendo de fome. E o seu corpo responde diminuindo a queima metabólica, a fim de reter a energia já existente. O que é pior, se a escassez de alimentos continua, você começa a queimar músculo, que só da seu inimigo, que é a gordura visceral, uma vantagem maior. O seu metabolismo fica mais lento e a gordura passa a reivindicar território ainda maior dentro do seu corpo.

Vá para cama mais cedo
Um estudo realizado na Finlândia pesquisou gêmeos e descobriu que o irmão que dormiu menos e estava sob mais efeito do estresse tinha mais gordura visceral.

Coma mais proteína
Seu corpo precisa de proteínas para manter a massa muscular magra. Um estudo realizado em 2006 no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores recomendavam no passado que a quantidade de proteína diária fosse de 0,36 g por quilo de peso corporal. Atualmente, os estudiosos indicam cerca de 0,8 g e 1 g por quilo de peso corporal.

Adicione uma pequena porção de carne magra, duas colheres de sopa de nozes, um pouco de iogurte a cada refeição ou lanche. Além disso, a pesquisa mostrou que a proteína ingerida após a refeição pode queimar até 35% mais calorias.

Prefira alimentos orgânicos
Pesquisadores canadenses afirmaram que a maioria dos pesticidas e poluentes encontrados em verduras e legumes ficam acumulados em células de gordura, apresentando uma queda no metabolismo. A explicação para isso é que os agrotóxicos dificultam o emagrecimento ou ainda podem provocar ganho de peso. Claro que nem sempre é fácil comer produtos orgânicos ou pagar por eles.

Cebola, abacate ou grapefruit não precisam ser orgânicos. Mas opte pelos orgânicos caso esteja comprando aipo, pêssegos, morangos, maçãs, nectarina, pimentão, couve, espinafre ou couve, cerejas, batatas ou uvas, pois esses alimentos tendem a ter mais agrotóxicos. Uma dica: se você pode comer a pele, prefira os orgânicos.

Levante-se
Ficar muito tempo sentado prejudica o processo de emagrecimento. Pesquisadores descobriram em um estudo que a inatividade (por quatro horas ou mais) faz com que uma enzima que controla a gordura e colesterol deixe de funcionar. Para mantê-la ativada e ajudar na queima de gordura, acabe com longos períodos de inatividade. Fique em pé enquanto fala ao telefone, por exemplo.

Beba água gelada
Pesquisadores alemães descobriram que beber seis copos de água gelada por dia pode aumentar o gasto de 50 calorias no período, mesmo quando o organismo está em repouso, o que seria suficiente para perder 5 kg em um ano. Isso pode acontecer pelo fato de o organismo ter de se aquecer mais para manter a temperatura do corpo. Embora as calorias extras que você perde ao ingerir alguns copos de água não tenham muito significado, ao tornar-se um hábito pode ajudá-lo a perder uns quilinhos sem muito esforço.

"Esquente" a alimentação
Coma mais pimenta. De acordo com um estudo publicado no Jornal de Ciência, Nutrição e Vitaminas, a capsaicina, presente nas pimentas, pode ajudar seu metabolismo a trabalhar mais. Coma cerca de 1 colher de sopa de pimenta-vermelha ou verde picada. Isso aumentará a produção de calor do seu corpo e da atividade do sistema nervoso. O resultado é um aumento temporário do metabolismo em aproximadamente 23%. Faça um estoque de pimentas e adicione-as às refeições, principalmente quando for ingerir pizzas, massas e frituras.

Tome café da manhã
Tomar café da manhã faz com que seu organismo mantenha sua energia em alta. Não é por acaso que aqueles que pulam esta refeição têm mais chances de serem obesos. E quanto mais saudável for refeição for, melhor. Um estudo publicado pelo American Journal of Epidemiology, os voluntários que ingeriram de 22% a 55% das calorias totais no café da manhã ganhou apenas 1,7 kg em média em quatro anos. Aqueles que comeram de 0% a 11% calorias na manhã ganharam quase 3 kg no mesmo período.

Beba café ou chá
A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central, assim ela aumenta o trabalho do metabolismo entre 5% a 8%, o que dá uma média de 98 a 174 calorias a menos por dia. Uma xícara de chá pode aumentar seu metabolismo em até 12%, de acordo com um estudo japonês. Os pesquisadores acreditam que a catequina presente no chá forneça esse impulso.

Lute contra a gordura com as fibras
A ingestão de fibras pode acelerar a queima de gordura em até 30%. Estudos mostram que aqueles que comem mais fibras engordam menos ao longo do tempo. Coloque cerca de 25 g de fibras diariamente dividindo em três porções, misture-as com frutas ou verduras.