terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Deixe todos os cômodos da sua casa sustentáveis


Com apenas uma ação em cada cômodo, você pode deixar a sua casa mais sustentável.
Confira as dicas:

Banheiro: controle o tempo do banho e regule torneiras e chuveiros que estejam com vazamentos. Economizar a água é muito importante, já que é um recurso cada vez mais escasso. Tente diminuir seu tempo de banho aos poucos, até que fique em cinco minutos ou menos.

Cozinha: separe o lixo orgânico dos resíduos recicláveis. A ação encaminha cada produto para seu determinado fim, permitindo que plásticos, papéis e outras embalagens sejam reaproveitados e reciclados. Se a sua cidade não tem coleta seletiva, uma opção é separar os materiais em casa e encaminhar, você mesmo, a entidades e cooperativas de reciclagem. Uma dica é juntar vizinhos para fazer isso, fazendo um rodízio de quem vai entregar os materiais e levando mais itens de uma vez só.

Sala: desligue os aparelhos do modo stand-by. Deixar produtos ligados na tomada, mesmo que sem serem usados, também consome energia.

Quartos: opte por lâmpadas de LED, que consomem menos energia e duram mais tempo. Ainda assim, só deixe as luzes acesas quando necessário, e prefira usar a iluminação natural durante o dia.

Lavanderia: reutilize a água da lavagem das roupas para lavar calçadas e o carro.
Jardim: se tiver um jardim em casa, separe um pedacinho dele para montar uma horta. Comece com mudas simples, como ervas para tempero e chá (cebolinha, salsinha, manjericão, erva doce e camomila). Depois, você pode começar a plantar tomates e morangos. Se morar em um apartamento, tente separar um pequeno pedaço da casa que tenha sol (como um pedaço da varanda ou em uma bancada perto de uma janela), e plante as mudas em vasos.

Com informações do site Atitude Sustentável

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Massagem é melhor do que remédio para dor nas costas


Uma pesquisa realizada nos EUA com 400 pacientes que sofriam de dores crônicas na coluna revelou que os que receberam uma série de massagens relaxantes ou estruturais estavam mais dispostas a trabalhar e eram mais ativas do que aquelas que tomaram qualquer tipo de medicamento para dor.

O pesquisador que liderou o estudo, Daniel Cherki, disse que esperava que a massagem estrutural, que manipula especificamente os músculos das costas e os ligamentos, superaria o relaxamento, que promete um sentimento de bem-estar no corpo todo. “Eu achei que a massagem estrutural seria pelo menos um pouco melhor, e não é esse o caso”, disse. “Se você está tendo problemas nas costas de maneira continua mesmo tendo utilizado medicamentos, massagem pode ser uma boa indicação. Acho que os resultados são bem fortes”, afirma.

Durante a pesquisa os pacientes foram divididos em três grupos, os que receberam massagem estrutural, relaxante e os que usaram medicamentos. Depois das 10 semanas, 78 daqueles que receberam qualquer um dos tipos de massagem disseram que suas dores nas costas estavam muito melhor ou haviam sumido, contra apenas cinco pacientes que tomaram remédios.

Aqueles nos grupos de massagem estavam duas vezes menos propensos a ficar na cama, usaram menos anti-inflamatórios e se engajaram em mais atividades do que o outro grupo. Cherkin disse que outra vantagem é que a massagem é relativamente segura.

Com informações do IG

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Os benefícios do ovo para a saúde


Depois de anos, o ovo sai da lista negra da alimentação. Ele é rico em colesterol, mas consumido sozinho, ele não causa mal algum. O problema acontece quando ele consumido com a gordura saturada, no caso da manteiga e queijos amarelos.

Isso significa que o ovo não é inimigo do coração, já que esse mito tem sido revisto desde 1999, quando um estudo da Universidade de Harvard revelou que não havia nenhuma evidência de que o consumo do ovo provocasse algum tipo de risco ao coração ou derrames. Ficou comprovado ainda que a substância lecitina, presente no ovo, ajuda a reduzir a absorção intestinal do colesterol.

O ovo ainda conta com selênio, o zinco e as vitaminas A e E, que são antioxidantes e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Ele ainda conta com nutrientes necessários para a época de gestação da mulher, como ferro e ácido fólico. O ovo só deve ser tirado da dieta em caso de alergia à albumina ou diabetes tipo 2.

Com informações do blog M de Mulher

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Alguns hábitos ajudam a dormir melhor



Segundo pesquisas, três em cada 10 pessoas têm problemas relacionados ao sono e as causas para isso acontecer podem ser inúmeras. Porém algumas pequenas mudanças no comportamento podem melhorar a sua noite de sono e lhe ajudar a ter momentos de descanso mais produtivos. Juntamos então algumas dicas que poderão lhe ajudar.

Off
Navegar na internet ou deixar a televisão ligada não é uma boa ajuda para dormir. Aparelhos eletrônicos estimulam o cérebro ao invés de relaxar a luz emitida pelas telas prejudicam a produção do hormônio do sono. A dica é desligar os aparelhos eletrônicos uma hora antes de dormir.

Diminua a cafeína
A cafeína permanece do organismo por mais de 12 horas, por isso não adianta maneirar no consumo de refrigerantes, cafés somente à noite. Se a vontade de tomar um cafezinho for grande, a recomendação é optar pelas versões descafeinadas. E se o objetivo for receber uma dose extra de energia, prefira sair para uma caminhada breve para 'acordar o corpo'.

Não beba muita água à noite
O organismo deve ser hidratado o dia todo, em pequenas doses. Evite o exagero à noite, pois é provável que a vontade e de ir ao banheiro atrapalhe seu sono. Evite tomar água pelo menos uma hora antes de dormir.

Fazer exercícios matinais
Pesquisas revelaram que pessoas que malham logo pela manhã melhoram a qualidade do sono. Já para quem se exercita à noite, a temperatura corporal demora a baixar depois dos esforços e pode atrapalhar o descanso.

Diminuir o álcool
A sensação de relaxamento proporcionada pelo consumo do álcool na verdade não ajuda a desfrutar de uma boa noite de sono. A substância interfere na qualidade e não deixa o corpo descansar.

Consultar um especialista
Se nenhuma das dicas surtirem efeito é bom consultar um especialista. Casos de insônia frequente ou mesmo cansaço persistente após noites dormidas são motivos para buscar tratamento, que pode variar desde remédios até terapias alternativas.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sopa de purê de mandioquinha com bacon


Ingredientes

300 g mandioquinha in natura
30 g cebola
15 g manteiga integral sem sal
700 ml de caldo de galinha
Sal refinado a gosto
Pimenta-do-reino branca moída a gosto
Cebolinha a gosto
30 g bacon

Modo de Preparo

Cortar a mandioquinha em cubos pequenos.
Fritar o bacon cortado em cubos pequenos e reservar.
Fritar a cebola na gordura do bacon, se necessário adicionar manteiga e depois fritar a mandioquinha.
Acrescentar o caldo de galinha.
Cozinhar até que os legumes estejam macios, escumando sempre.
Fazer um purê dos sólidos (na peneira), juntar com o líquido até obter a consistência desejada. Colocar os temperos com sal e pimenta.
Servir decorando com a cebolinha e o bacon.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dicas para ser uma mãe sustentável


A sustentabilidade é um conjunto de iniciativas que interferem nos conceitos sociais, culturais e ambientais para uma conciliação harmônica das atividades humanas, sem desprezar as necessidades das gerações futuras. E as mães também tem essa responsabilidade, já que estão formando futuros cidadãos. O conceito de sustentabilidade dever ser praticado e exemplificado diariamente para os pequeninos.

Então que tal incentivar a responsabilidade social nas crianças? Separamos algumas dicas para que todas as mães possam viver a sustentabilidade junto com seus filhos, incentivando responsabilidade ambiental e social desde cedo!

Alimentação – Nada como preparar comida do seu filhote em casa. Se possível, com eles! Assim o contato com alimentos naturais e saudáveis é estimulado e a questão do aproveitamento total é trabalhada, evitando desperdícios. A cozinha é um ótimo local para aprendizado, construção e momentos de troca.

Roupas – Usar roupas leves, confortáveis, sempre que for possível, orgânicas. O vestir é uma boa oportunidade de compartilhar com seus filhos a criatividade e o consumo consciente.

Brinquedos – Valorizar brincadeiras que estimulem a interação com o próximo e com a natureza usando folhas, pedrinhas, conchas, gravetos, algodão, madeira (elementos da natureza) para criar brinquedos e brincadeiras. A reciclagem é uma ótima atividade para desenvolver com os filhos e seus amiguinhos. Criar uma relação saudável de consumo em relação aos brinquedos é muito importante! Quem tem tudo pode não conseguir valorizar tudo o que tem. Estimular a doação de brinquedos pouco usados para creches e orfanatos. Se possível visitar esses locais estimulando assim a inclusão e o compartilhar.

Ensinar aos pequenos a cuidar do seu espaço, usar e guardar. Ensine-o desde cedo o lugar correto para colocar o lixo também.

Cremes, loções e shampoos: Se não for possível usar produtos orgânicos nos pequeninos, procurar linhas infantis menos agressivas, delicadas. Muitas marcas aqui no Brasil já produzem produtos infantis com ingredientes da natureza – mel, calêndula, camomila.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Qual a hora ideal para se exercitar?


Você sabia que correr para a academia a qualquer hora do dia não é a solução ideal para se manter em forma? Segundo uma pesquisa realizada por norte-americanos, cada horário é indicado para a prática de um exercício físico específico, por mais incrível que possa parecer.
Vejas abaixo quai eles e programe-se melhor para conquistar melhores resultados:

Meio do dia

Essa é a hora ideal para trabalhar a flexibilidade! A elasticidade nesse período é 20% melhor do que algumas horas mais cedo. Por isso, ioga, pilates e alongamento são indicadíssimos.

Final da tarde

Hora do fortalecimento muscular! Nesse momento, coração e pulmão trabalham mais do que no resto do dia e a força muscular aumenta até 6%. Então aproveite para fortalecer os músculos.

Noite

Aeróbicos liberados! Nesse período, a coluna está mais estável e, por isso, impulsiona a velocidade e potência do corpo em até 20%. Faça caminhada, bicicleta, natação e pule corda.

Com informações do blog M de Mulher

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Peixes e frutas para controlar a asma



A prevenção da asma, doença que interna 21 pessoas por hora no Brasil, pode estar no prato e nas escolhas feitas no supermercado. As últimas pesquisas nacionais e internacionais comprovam que uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode ser a chave para controlar e prevenir asma.

“Os peixes, as frutas, as castanhas e os outros alimentos típicos da dieta mediterrânea já aparecem em vários estudos científicos como inibidores do risco da asma”, elenca o médico da Universidade Federal da Bahia e diretor do GINA Brasil (Grupo Internacional de Controle da Asma), Álvaro Cruz.

“Temos uma pesquisa feita com meninos e meninas de Salvador, ainda não publicada, que mostrou índices muito menores da doença respiratória naqueles que consumiam mais hortifrutis.” A explicação para o efeito protetor da dieta mediterrânea é que ela é uma das mais ricas em propriedades antiinflamatórias, que fortalecem o organismo e preparam os pulmões para os eventos respiratórios. Além disso, ela também é fonte de elementos antioxidantes, os mais necessários na proteção da asma.

“As pessoas também precisam se conscientizar de que a asma não é corriqueira, pode provocar crises muito sérias e também matar. O que é um absurdo, já que com tratamento especializado ninguém morreria de asma”, diz Cruz.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Como a musicoterapia equilibra o organismo

Alguns sons são capazes de ajudar a mente e o corpo a se recuperar em meio a uma doença. Uma pesquisa realizada pela Universidade Drexel, nos Estados Unidos, atesta que sessões de musicoterapia melhoram o humor, a ansiedade e o controle sobre a dor em pessoas com câncer. Especialistas da Universidade da Dakota do Norte, notaram seu potencial na reabilitação de pacientes com derrame. E em Taiwan se observou que a técnica eleva a qualidade de vida de quem passa por tratamento contra a insuficiência renal. "Ela interfere em áreas do cérebro ligadas à depressão, ao prazer e à resposta à dor", justifica Maristela Smith, coordenadora dos cursos de musicoterapia das Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo.

Efeito sobre o cérebro
A música ativa diversas regiões da massa cinzenta, como o hipotálamo, que regula a temperatura, o apetite e o estado de ânimo, bem como o tálamo, que interpreta os sentidos, e o hipocampo, que guarda a memória. Ainda atua nos lóbulos parietal, temporal e frontal, estimulando funções cognitivas.

A sensação de bem-estar
As melodias, quando bem selecionadas pelo terapeuta, tiram o foco do problema, acionam neurotransmissores relacionados ao prazer e ainda promovem a liberação de endorfina, nosso analgésico natural.

Relaxamento total
A musicoterapia propicia uma quebra na tensão muscular que domina o corpo de quem vive ansioso ou deprimido com alguma situação ou doença. Assim, o indivíduo se sente mais disposto a seguir em frente e aceitar todo o tratamento.

Coração mais calmo
O método trabalha o ritmo da respiração, tornando-o mais cadenciado, e equilibra os batimentos cardíacos. Tudo isso auxilia a controlar o estresse que se abate sobre o organismo e incentiva a recuperação.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Milkshake de Ovomaltine



Que tal se refrescar desse calor com um milkshake geladinho??

Ingredientes

100 ml de leite
03 bolas de sorvete
de creme
03 colheres (sopa)
de ovomaltine

Modo de Preparo

Misture o sorvete de creme com o leite e bata bem,
até que fique pastoso. Misture o ovomaltine com o milk-shake batido, com ajuda
de uma colher, até que a mistura fique uniforme. Finalize decorando o copo com
calda de chocolate e Ovomaltine e sirva imediatamente.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Economize água e ajude o planeta


A oferta de água doce no mundo é pequena e todos nós sabemos que economizá-la é importante. No Brasil, 13 milhões de pessoas não têm banheiro e menos de 44% da população têm coleta de esgoto. Do que é recolhido, menos de um terço é tratado. Essa água que não é tratada polui rios, lagos e mares.

Veja o que você pode fazer para ajudar:

Não despeje inseticidas, óleo de cozinha, pesticidas, tintas à base de óleo, solventes e fluidos de automóveis no esgoto doméstico. Eles devem ser adequadamente eliminados.

Use quantidades menores dos produtos de limpeza e higiene, preferindo sempre os biodegradáveis, como os orgânicos, feitos a partir de substâncias naturais.

Ao lavar a louça, retire os restos de comida de pratos e panelas e deixe-os de molho previamente na pia ou numa bacia. Só abra a torneira para enxaguar depois de ensaboar tudo. Isso ajuda a usar menos detergente.

Prefira detergentes e sabões em pó com pouco ou nenhum fosfato na fórmula. Essa substância, responsável pela espuma, favorece a proliferação de plantas e algas nos rios, reduzindo a oferta de oxigênio para os peixes.

Não jogue remédios ou cosméticos na pia ou no ralo. As substâncias ativas contaminam água e peixes (que serão consumidos por nós). Entregue em postos de coleta que os aceitam para serem incinerados. Quando não for possível, é melhor jogá-los no lixo do que no esgoto.

Ao limpar o quintal, a garagem ou a calçada, evite usar a mangueira como uma "vassoura hidráulica". Além de aumentar a conta no fim do mês, é mais água tratada sendo desperdiçada. Se precisar lavar a área, varra e recolha o lixo antes. Em casa, você pode usar a água da chuva para lavar o quintal, o carro e a garagem, além de regar as plantas.

Com informações do site Planeta Sustentável

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Correr ou caminhar?



Muitas pessoas que não tem o hábito de se exercitar começam a prática com uma caminhada leve e aos poucos vão aumentando o ritmo, mas pesquisas mostram que uma corrida leve é menos cansativa e mais benéfica aos músculos.

O principal motivo é que existe um músculo na panturrilha que funciona melhor quando se corre do que quando se caminha. Esse movimento ajuda o músculo a produzir mais energia, o que ajuda na produção de uma substância chamada estamina.

Os pesquisadores que estudaram pessoas que caminhavam ou corriam em esteiras. A conlusão foi de que esse músculo trabalha ‘segurando’ o tendão de Aquiles, fazendo com o que o corpo gaste mais energia para esticá-lo. O tendão então libera mais energia para ajudar no movimento do pé.

A conclusão foi de que andar faz o tendão trabalhar mais, mas libera menos energia. A corrida leve alivia o trabalho do tendão, mas libera mais energia.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Alimentos que ajudam a combater o mau humor


Hábitos saudáveis como ter uma boa noite de sono e praticar esportes são conhecidos por combater o stress. O que poucas pessoas sabem é que também é possível usar a alimentação como aliada para diminuir o cansaço e a ansiedade e melhoram o mau humor. De acordo com a nutricionista Fabiana Borrego, alguns alimentos ajudam a estimular o funcionamento do sistema nervoso e para diminuir a irritação. Aqui vão alguns deles:

A alface, por exemplo, é ótima para amenizar a irritação. O talo da alface possui uma substância chamada lactucina e funciona como calmante.

A banana diminui a ansiedade e ajuda a garantir uma boa noite de sono. Ela também possui vitamina B6, que é uma das responsáveis por produzir energia.

Os frutos do mar são ricos em zinco e selênio que ajudam a diminuir a ansiedade e o stress. Além de conter ômega 3 e proteínas que ajudam no funcionamento do coração.

O mel ajuda na produção de serotonina, um neurotransmissor responsável por nos dar uma sensação de bem-estar e prazer.

Espinafre contem potássio e ácido fólico, que ajudam na prevenção da depressão.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Otimismo diminui o risco de AVC



Estudo indica que quanto maisotimista você for, menor é o risco de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). De acordo com o pesquisador Eric Kim, que estuda sobre o tema na Universidade de Michigan (EUA) a causa e o efeito ainda não foram totalmente descobertos, mas ele encontrou a associação dessa relação.

De acordo com Kim, os estudos encontraram evidência de que quanto mais otimista a pessoa é, melhor funciona o seu sistema imunológico, mais rápida é a cicatrização do se organismo e menor é o risco de doenças cardiovasculares.

Uma das explicações é que as pessoas que esperam as melhores coisas da vida cuidam melhor da sua saúde e do seu corpo. Outra hipótese que aponta kim são os efeitos do pensamento positivo “Eles são parecidos com os impactos no corpo provocados pela depressão só que de
maneira inversa”, diz.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Beijinho de colher

Que tal essa receita fácil e gostosa para adoçar seu dia?


Ingredientes

1 xícara (chá) de coco fresco ralado

½ (chá) xícara de leite

1 lata de leite condensado

2 gemas

2 colheres (sopa) de manteiga

2 cravos-da-índia

Lascas de coco para decorar

Modo de Preparo

Em uma tigela, misture o coco com o leite e deixe repousar. Em uma panela, coloque o leite condensado com as gemas e a manteiga. Junte os cravos, o coco com o leite e leve ao fogo fraco, mexendo sempre até a massa se desprender do fundo da panela. Deixe esfriar, retire os cravos e distribua a massa em copinhos. Decore com lascas de coco.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Como ser um motorista consciente


Sabe-se que o consumo de combustível está diretamente ligado à poluição, mas você pode reduzir o impacto do uso do automóvel no meio ambiente com algumas dicas para seguir no seu dia a dia:

Quando for ligar o carro não acelere, pois isso desperdiça combustível.

Não dirija em alta velocidade, pois o consumo a 100 km/h pode ser até 20% maior do que a 80km/h.

Se for parar por mais de 2 minutos, desligue o motor.

O ar-condicionado pode aumentar o consumo de gasolina em 20%, o melhor é alternar o seu funcionamento com a ventilação do carro.

Não deixe de calibrar os pneus. Se eles estiverem com a pressão abaixo da ideal haverá aumento no consumo de combustível.

Faça todas as revisões previstas, assim seu carro estará sempre com o consumo de óleo, combustível e de gases sempre regulados e emitidos dentro do padrão.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Pense na saúde antes de viajar


Nos meses de janeiro a fevereiro aumenta muito o fluxo de viajantes no Brasil para o exterior por conta das férias, mas é bom lembrar que antes de viajar é preciso adotar alguns cuidados com relação à saúde. Um desses cuidados é manter as vacinas atualizadas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é responsável pela proteção da saúde do viajante disponibiliza cartilhas para orientar os viajantes. Nos Centros de Orientação ao Viajante é possível saber quais as vacinas devem ser tomadas de acordo com o local pra onde se pretende viajar.

Quem pretende viajar precisa procurar as vacinas com pelo menos 10 dias de antecedência, que é o período necessário para atingir a proteção. Alguns países exigem Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia dos turistas. Para a emissão desse certificado o viajante precisa ir à um Centro de Orientação munido do cartão de vacinação atualizado e um documento de identificação.

É sempre aconselhável procurar um médico antes de viajar, no caso de doenças pré-existentes e se precisar de medicamentos sob prescrição médica, procure obter a medicação que será necessária para o uso no tempo da viagem. Procure também fazer um seguro saúde.

Com informações do DnOnline

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dicas para melhorar a sua alimentação




Algumas atitudes não devem ser deixadas de lado quando falamos do hábito alimentar. Muito pelo contrário, devemos deixar que esses detalhes sejam introduzidos no nosso dia a dia com muita naturalidade. Confira algumas dicas que podem ajudar a ter uma alimentação e uma vida mais saudável em 2012.

1. Sempre comer com prazer, sem culpa e sem contagem de calorias.

2. Sempre fique atento à qualidade dos alimentos, dando prioridade aos que são integrais e que tem seu preparo feito de modo simples.

3. Não deixe de fazer as 5 refeições diárias, ela são extremamente importantes para o bom funcionamento do organismo.

4. Coma pelo menos 5 vegetais por dia.

5. Experimente cozinhar com pouco sal, em uma semana seu paladar já estará adaptado ao baixo consumo de sódio.

6 – Esteja atento às porções dos alimentos que você coloca no seu prato. Evite colocar grandes quantidades de alimentos.

6. Beba no mínimo 6 copos de água durante o dia. Se você não tem esse hábito, procure beber mais sucos e chás.

7. Monte o seu prato bem variado e bem colorido, contendo todos os nutrientes necessários para uma refeição completa e uma alimentação balanceada.

8. Procure uma atividade física que lhe proporcione prazer e alegria, pode ser qualquer uma.

9. Corte os refrigerantes da sua alimentação ou beba somente uma vez ao dia.

10. A sua saúde é reflexo do que você come. Portanto, escolha melhor os alimentos que vai consumir, para que possa melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Com informações do M de Mulher

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Atitudes que trazem energias positivas


Quando o ano novo chega é sempre hora de buscar novos objetivos. O mais importante é trazer energia positiva para a sua vida, para que haja harmonia. Veja algumas dicas que podem ajudar a conquistar esse equilíbrio necessário.

Respire bem: a respiração é a melhor forma que temos de entrar em contato com o ambiente e a vida. Ela é dividida em três partes: inspiração, expiração e pausa. A primeira estimula o organismo, a segunda expulsa as toxinas e a terceira que quase não é percebida e essencial para o ser humano, pois segundo Sandra Bosco “É o que nos mantem vivos”.

Movimente-se: quando você fica com o condicionamento físico em baixa, o seu nível energético também. A saída é sempre praticar exercícios, pois além de fazer bem ao seu corpo lhe traz disposição e melhora o bem estar. Para que essa atividade não se torne uma ‘obrigação’ o ideal é que você procure se exercitar fazendo algo que realmente goste.

Ative o cérebro: Está comprovado que o cérebro emana energia positiva ao cérebro quando paramos para ler um livro, ir ao cinema ou à praia. O melhor a fazer é sempre mandar mensagens positivas ao seu cérebro. Uma dica é anotar em um papel três coisas boas que aconteceram no seu dia, com o passar das semanas ficará divertido lê-las.

Faça uma massagem: Massagear o corpo ajuda a energia a circular e expulsam a tensão do seu corpo.

Com informações do m de Mulher

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pizza de mussarela com tomate

Que tal fazer uma pizza deliciosa em casa?


Ingredientes


Para a massa

4 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 envelope de fermento biológico instantâneo

1 colher (sopa) de açúcar

½ colher (sopa) de sal

350 ml de água morna

1 colher (sopa) de azeite


Para o recheio


6 bolas médias de mussarela de búfala cortadas em rodelas ou mussarela fatiada

6 tomates cortados em fatias finas

1 ½ xícara de mussarela ralada

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Folhas de manjericão fresco

Modo de Preparo

Em uma tigela grande peneire a farinha, o fermento, o açúcar e o sal. Abra um buraco no centro e junto a água e o azeite. Misture com um garfo, deixando cair a farinha no centro, até formar uma massa mole.

Transfira a massa para uma superfície polvilhada com farinha e amasse até obter uma massa lisa e elástica. Coloque a massa em uma tigela untada com azeite, cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.


Pré-aqueça o forno a 220°C (quente). Coloque a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e corte ao meio. Forme duas bolas de massa. Abra cada uma em um disco de aproximadamente 30 cm de diâmetro. Coloque a massa sobre duas assadeiras baixas, próprias para pizzas. Espalhe a mussarela ralada sobre cada disco e distribua as fatias de mussarela de búfala sobre ela. Por último, acrescente as rodelas de tomate.

Leve ao forno pré-aquecido, por 10 a 20 minutos, ou até a massa dourar nas bordas e a mussarela derreter. Retire do forno, salpique o manjericão e sirva quente.

Rende 6 fatias por pizza.


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Seu filho pode aprender com a natureza

Integrar seus filhos ao meio ambiente traz benefícios e pode ajudar na formação deles. Incentivá-los a manter contanto com a natureza pode ajudar para que eles tenham uma compreensão maior da vida e a desenvolver a habilidade de cuidar e respeitar a natureza e esse conhecimento pode ser repassado a outras crianças.

O período de férias é o ideal para apresentar seu filho à natureza. Esse contato deve começar dentro de casa, com cultivo de plantas ou até de uma pequena horta. Incentivar o seu filho a mexer na terra também é importante, que irá deixar a brincadeira mais agradável e o deixará mais próximo do propósito.

De acordo com a pediatra Maria Cristina Duarte, quando a criança entra em contato com a natureza a sua percepção do mundo é ampliada em três aspectos importantes: espacial, pois o universo da natureza é bem maior que o de dentro de casa; sensorial, pois há uma maior diversidade de ruídos, cheiros, cores e formatos e por último o físico, pois esse contato aumenta a possibilidade de desenvolvimento de movimento das crianças.

O apoio dos pais também é um detalhe importante, pois aumenta os vínculos familiares e ao mesmo tempo a criança sente que seus pais também estão tendo esse contato com a natureza.

Com informações do IG

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Praticar esportes faz bem ao cérebro



A prática de esportes faz muito bem para o corpo. Quando se pratica um exercício físico você adquire músculos tonificados e melhora a sua capacidade respiratória. Além disso, cientistas descobriram que a prática de esportes também é muito benéfica para o cérebro. Fazer qualquer tipo de esporte facilita o bombeamento de sangue que leva mais oxigênio para o corpo, principalmente para o cérebro.

Os exercícios aeróbicos ajudam a estimular a criação de novos neurônios. Segudo o professor Li Li Min, do Departamento de Neurologia da Unicamp "Além de possibilitar o ganho de novos neurônios, o exercício aumenta a capacidade de interação e comunicação entre eles, que é o que chamamos de sinapse”.

Min e outros pesquisadores analisaram imagens cerebrais de pessoas que praticavam esportes e das que são sedentárias. O que eles observaram foi que nas pessoas que praticavam esportes houve um aumento da massa cerebral. A pesquisa mostra que o cérebro consegue se adaptar aos exercícios e que a prática deles traz benefícios inegáveis à nossa mente. O estudo mostra que qualquer músculo do corpo, inclusive o cérebro, consegue ganhar massa.

Com informações do site M de Mulher