sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Alimentos para ter uma pele radiante

Para ter uma pele bonita e radiante não adianta apenas lavar e hidratar com cremes especiais. O que você come influi e muito para ter uma pele bem cuidada e radiante. Por isso, além de ter cuidados com a pele é preciso também ter cuidado na alimentação.

Alguns alimentos contem propriedades de deixar a pele com um brilho natural:

Iogurte: é uma boa fonte de proteínas e contem vitamina A, que ajuda a manter a beleza da pele. Você pode optar pelos desnatados.

Batata-doce: ela é rica em betacaroteno, um pigmento que se transforma em vitamina A. Se não gostar de batata-doce, você pode optar por cenoura.

Chocolate escuro: o chocolate contem uma grande quantidade de flavonóides, que servem para deixar a pele mais macia e hidratada. A recomendação é não exagerar.

Kiwi: Tanto o kiwi como qualquer outra fruta cítrica é boa para a pele, pois a vitamina C tem uma ação antioxidante.

Nozes e sementes: Elas contem nutrientes que possuem ação anti inflamatória e reforçam a imunidade do organismo. Possuem também vitamina E, que evita a flacidez da pele.

Com informações do site Dicas de Mulher

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Respirar corretamente melhora o bem estar


Os exercícios respiratórios ajudam a relaxar o corpo e a mente, oferecendo benefícios tanto físicos como emocionais. Os exercícios controlados podem ajudar a acalmar em situações de tensão e stress.

Segundo estudos realizados nos Estados Unidos, os benefícios são muitos. Entre eles a redução da ansiedade e da dor, melhoria da qualidade do sono, menor risco de complicações pós-cirúrgicas, fortalecimento do sistema imunológico e aumento da sensação de bem estar e controle.

Com informações do IG

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Vinagrete de Morango

Hmmmm...que tal incrementar a ceia de ano novo com essa delícia?


Ingredientes


1 caixa de morango
1 cebola grande bem picada
2 colheres (sopa) de manjericão
2 colheres (sopa) de cebolinha
1/2 xícara (chá) de vinagre balsâmico
5 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 colher (sopa) de açúcar

Modo de preparo

1. Retire a folha dos morangos e lave-os bem.

2. Pique a fruta em pedaços pequenos.

3. Misture-os delicadamente com a cebola, o manjericão e a cebolinha bem picados. Reserve.

4. Numa tigela, misture os demais ingredientes.

5. Junte esse molho à mistura de morango, mexendo com delicadeza.

6. Leve à geladeira para tomar gosto por pelo menos uma hora.

7. Depois desse tempo, sirva como acompanhamento de saladas de folhas ou mesmo de aves e grelhados.

Rendimento: 6 porções

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Como economizar energia em casa

Economizar energia é sempre bom, tanto pela preocupação com os gastos como também com o meio ambiente. Quando economizados energia, estamos também economizando água, que é utilizada no processo para obtenção de energia elétrica. Pensando nisso, separamos então algumas dicas de como você pode diminuir o consumo de energia em casa, economizando e ao mesmo tempo cuidando do meio ambiente.

1. Encha uma garrafa térmica com água e gelo e você terá água gelada o dia inteiro sem precisar abrir e fechar a geladeira.
2. Antes de cozinhar retire todos os alimentos que irá precisar da geladeira.
3. Troque lâmpadas incandescentes (amarelas) pelas fluorescentes (brancas). As lâmpadas fluorescentes gastam 60% menos de energia do que as outras.
4. Não deixe seus aparelhos em stand-by, pois essa função utiliza de 15% a 40% da energia consumida quando o aparelho está ligado. Por isso, desligue os aparelhos sempre que eles não estiverem em uso.
5. Nunca deixe a sua geladeira próxima ao fogão ou qualquer outra fonte de calor, porque senão ela irá consumir mais energia para poder resfriar.
6. Desligue o computador sempre que for passar mais de 2h sem utilizá-lo.

Com informações do Portal da Sustentabilidade

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Como montar sua academia em casa

Que tal começar o ano se exercitando em uma academia sem gastar muito? Você pode montar um kit de ginástica e com ele você pode fazer vários tipos de exercícios. Os acessórios podem ser usados para pilates, alongamento, ginástica funcional e Ioga. Eles são os seguintes:

Bola de Ginástica

A bola de ginástica pode ser usada para exercícios que treinam força e equilíbrio. Além de ser usada para exercícios físicos, ela pode ser usada também para alongamento. Só é preciso ter cuidado ao escolher a bola, pois o tamanho dela deverá ser proporcional à sua altura.

Faixas elásticas

Elas são utilizadas para alongamento e condicionamento físico. São compactas, o que as torna bastante práticas e úteis.

Corda de pular

A corda é um acessório bastante prático, mas você deve sempre estar atento à qualidade da corda para que ela nãos e quebre durante o exercício.

Tapete texturizado

O tapete serve como uma superfície antiderrapante amortece os possíveis impactos durante a prática do exercício físico. Ele é fácil de limpar e ocupa pouco espaço.

Luvas de academia

As luvas são ótimas para proteger as mãos durante o exercício. Elas evitam que você suje as mãos ou desenvolva calos.

Com informações do site Dicas de Mulher

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Como higienizar os alimentos corretamente


Para fugir das infecções e contaminações com alimentos, é preciso além de escolhê-los bem também é preciso aprender a higienizá-los corretamente. De acordo com o microbiológo, os vegetais podem ter contaminação química por agrotóxico, biológica e outras sujeiras causadas por poeira. Essa contaminação pode ocorrer em todas as fases do ciclo do plantio, desde a colheita até a estocagem nos locais de venda.

As consequências de alimentos não higienizados. A sujeira pode causar desde desconfortos intestinais, vômitos e até obstruções. A contaminação química pode ocasionar alergias, intoxicação, doenças hepáticas e até alteração de feto durante a gravidez. A contaminação biológica pode causar infecções intestinais causadas por bactérias, vírus e vermes.

Você deve lavar antes do consumo todos os alimentos que são consumidos crus, como frutas, legumes e verduras. Não lave nenhum tipo de carne, pois além de não eliminar nenhum microrganismo, torna a carne um ambiente propício à proliferação de bactérias.

A higienização correta dos vegetais deve ser feita da seguinte forma: lave folha por folha e fruta por fruta, sempre em água corrente. Depois os coloque em uma solução de um 1L de água com uma colher se sopa de hipoclorito de sódio e deixe de 5 a 20 minutos. Enxague e eles estão prontos para consumo.

Com informações do blog M de Mulher

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ter animais em casa melhora o bem estar


Eles são ótimos companheiros e ouvintes e tem uma sensibilidade muito apurada, por isso convivência com animais de estimação traz muitos benefícios ao bem estar. Ter um animal em casa ameniza a solidão e a troca de carinho com ele pode tornar sua vida melhor.

Ter animais em casa pode estimular nas crianças um melhor desenvolvimento da responsabilidade, disciplina e de fidelidade. “Um animal doméstico estimula as crianças a desenvolver responsabilidade porque ele precisa de cuidados", diz o veterinário Célio H. Morooka.

Além de estimular o desenvolvimento das crianças, ter um animal em casa ajuda para que elas compreendam o ciclo da vida, pois eles vivem menos do que os humanos. Para o veterinário Marcos Migliano a criança acompanha o processo de crescimento do animal, sofre quando ele adoece e aprende a lidar com a morte.

Os animais, por serem diferentes do ser humano não dissimulam sentimentos nem fazem distinção alguma e isso estimula e faz com que a comunicação entre homem e animal seja tão sincera. Para pessoas tímidas ou com alguma tendência ao isolamento o convívio com um animal em casa é um meio de melhorar as relações sociais, pois para cuidar deles as pessoas tem que ir ao veterinário e encontrar com outras pessoas e trocar informações a respeito do assunto.

O importante é que trocar afeto com um animal torna a vida mais leve, já que essa relação torna as pessoas menos agressivas e egoístas. O tempo que a pessoa gasta com um animal, brincando ou cuidando, descarrega as preocupações e ajuda a aliviar o stress. Segundo Célio essa relação leva a pessoa a um equilíbrio mental e sentimental, livrando as pessoas de doenças.

Com informações do Blog M de mulher

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Bolo de natal com frutas secas



Uma receita para deixar o seu natal mais gostoso!

Recheio
50 ml de brandy ou vinho
100 ml de água
400 g de frutas secas cristalizadas picadas
100 g de ameixas pretas, sem caroço, picadas
50 g de cereja cristalizada cortada em pedaços
175 g de abacaxi ou outra fruta desidratada, picada
50 g de casca de laranja ou de limão cristalizadas, picadas

Bolo
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada (240 g)
3 colheres (chá) de fermento em pó
150 g de manteiga em temperatura ambiente
¾ de xícara (chá) de açúcar demerara escuro (135 g)
Casca ralada de 1 laranja pequena
Casca ralada de1 limão pequeno
50 g de castanhas picadas
50 g de avelãs e nozes picadas
3 ovos
1 ½ colher (chá) de especiarias moídas (canela, cravo e pimenta-da-jamaica)

Para decorar
metades de nozes, nozes pecãs e castanhas

Modo de Preparo
Na noite anterior ou algumas horas antes de começar a fazer o bolo, misture o brandy ou vinho com a água, as frutas secas e a ameixa, cubra com um pano e deixe repousar em temperatura ambiente.

Quando for começar a fazer o bolo, pré-aqueça o forno a 170°C (moderado). Em uma tigela grande, acrescente os ingredientes que ficaram de molho na bebida e junte os demais ingredientes do bolo. Misture com uma colher ou uma batedeira até que forme uma massa homogênea.

Forre as laterais e o fundo de uma fôrma de fundo removível de 20 cm de diâmetro com papel-manteiga, levemente untada com óleo. Despeje a mistura de massa na fôrma e nivele a superfície. Decore com as metades de nozes, pecãs, as castanha e cubra o bolo com uma folha de papel-manteiga dupla, com um furo de 2 cm de diâmetro no centro. Leve para assar na grade do meio, por 1 hora ou até ele estar quase firme.
Retire do forno e deixe esfriar por 30 minutos antes de desenformar.

Tire da fôrma, retire os papéis e deixe esfriar completamente.
Guarde em uma vasilha ou embrulhe em uma folha dupla de papel-manteiga.
Dura por até 3 dias em temperatura ambiente.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Porque deixar de usar sacolas plásticas


As sacolas plásticas são prejudiciais ao meio ambiente, porque demoram mais de 200 anos para se decompor quando enterradas junto com o lixo, mas seu maior problema diz respeito à sua produção. Elas são feitas de polietileno, ou seja, são produzidas a partir do petróleo e esse processo é altamente poluente ao meio ambiente.

Outro grande problema é a poluição dos mares com esse tipo de lixo, pois as sacolas no mar são confundidas com águas marinhas, por peixes e também por tartarugas marinhas em busca de alimento. Ao engolir essas sacolas, as tartarugas morrem por obstrução do aparelho digestivo. As sacolas também causam entupimento de bueiros e córregos, contribuindo assim com inundações e a retenção de mais lixo.

Países como a Alemanha e a Irlanda já acabaram com o uso de sacolas plásticas. Quem não leva sua sacola reutilizável, tem que pagar um preço salgado por cada sacola. No Brasil somente oRio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte adotaram essa atitude e não distribuem sacolas plásticas em seus estabelecimentos.

A melhor opção para diminuir o uso das sacolas plásticas é passar a usar sacolas biodegradáveis, que tem uma vida útil bem menor ou por sacolas reutilizáveis.
Algumas dicas para quem quer diminuir o uso das sacolas são:

Comece a usar sacolas reutilizáveis para fazer suas compras, que podem ser de pano ou de um plástico mais resistente.

Se a quantidade de compras é grande, use caixas de papelão para transportá-las.

Dê preferência aos sacos de papel.

Com informações do IG

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Correr faz bem à saúde da mulher


A corrida é um esporte que tem benefícios que vão além de apenas perder peso. Correr estimula o bem estar, eleva a autoestima e a superação em todas as fases femininas. Por esses motivos o movimento de mulheres em parques e ruas praticando a corrida está aumentando. Uma mostra disso é o aumento no número de eventos destinado a esse público.

Muitas pessoas procuram a corrida com o objetivo de perder peso, já que essa atividade proporciona grande perca calórica. As mulheres ainda contam com uma característica que faz com que ela se destaque: a determinação. Elas estão sempre alcançando maiores distâncias e melhorando seus tempos.

Segundo a treinadora Eliana Reinert o grande desafio das mulheres é conciliar filhos, obrigações domésticas e trabalho. “Elas têm solicitações, expectativas e objetivos diferentes dos homens. Precisam de um olhar e um treinamento diferenciado”. A corrida é uma atividade fácil de praticar, mas é bom ter alguns cuidados, pois as mulheres são mais propensão a desenvolver osteoporose. Por isso o tempo de adaptação da mulher ao esporte deve ser maior do que o do homem.

A corrida é um bom esporte para as mulheres, mas alguns mitos podem deixá-las inseguras na hora de praticar a atividade, mas quando realizada de forma correta e quando aliada a uma boa alimentação só traz benefícios à saúde.

Correr não acelera o envelhecimento, pelo contrário, o exercício aeróbico irriga a pele e aumenta o tônus muscular, melhorando o aspecto da pele. O que pode deixar a pele envelhecida é o sedentarismo. Outro benefício da corrida á saúde da mulher é com relação ao período pré-menstrual, pois o exercício físico libera endorfina, substância que ajuda a melhorar o bem estar e pode também melhorar inchaços e cólicas.

Por melhorar o bem estar, a corrida também diminui os riscos de depressão, pois além de estar ligada à liberação de hormônios também melhora a relação social. Para uma boa prática dessa atividade não se esqueça de sempre procurar orientação de um profissional da área, consultar seu médico e sempre estabeleça objetivos.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Descubra quais alimentos ajudam a evitar a insônia


Pelo menos 20 milhões de pessoas no Brasil não tem uma noite de sono perfeita devido à insônia. Ela pode ter causas orgânicas e psíquicas, afetando o humor e prejudicando a coordenação motora. Algumas atitudes como mudança nos hábitos alimentares podem ajudar a combater esse mal.

Para ajudar a vencer a insônia é bom apostar em alimentos ricos em triptofano, um aminoácido que ajuda o organismo a produzir serotonina, um neurotransmissor que ajuda a reduzir o ritmo cerebral. Essas substâncias quando acrescidas ao carboidrato ficam ainda mais potente, pois ele auxilia a liberação de serotonina, que ajuda o triptofano a agir mais rápido.

Alimentos que você pode incluir no seu cardápio:

Alface: Ele contem lactuário, uma substância que tem efeito sedativo.
Batata: Ela é rica em carboidratos e também em triptofano e pode uma aliada nos dias mais agitados. Só é preciso cuidado na hora do preparo para não ficar muito calórica.
Banana: ela contem triptofano, melatonina, serotonina, substâncias que ajudam o corpo a relaxar.
Iogurte: ele contem cálcio e é um ótimo ingrediente para dormir bem.
Maracujá: ele contem a substância passiflorine, substância que possui um efeito relaxante.

Com informações do Portal IG

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Saiba como valorizar os momentos de silêncio


No nosso dia a dia estamos cercados de barulhos e eles estão tão incorporados à nossa vida que, quando o silêncio surge é como se fosse algo extremamente incomodo e em algumas situações até constrangedor. De acordo com a fonoaudióloga Andréa Bonfim Perdigão, isso acontece porque o barulho está ligado à ideia de produtividade, alegria e até de vida. Por isso é tão difícil ficarmos em silêncio, já que sempre o associamos a momentos ruins.

Mas, quem consegue distanciar o silêncio da sua imagem ruim pode alcançar momentos únicos, experimentando estar consigo por inteiro. O silêncio pode nos abrir para momentos de autoconhecimento.

Um bom passo para começar a praticar o silêncio é aprender a meditar, pois quando alcançamos um estado de tranquilidade, os barulhos não incomodarão mais, o que requer concentração e muita força de vontade.

Para quem não gosta muito de meditar, uma boa opção é tentar encaixar alguns momentos de silêncio durante o dia. Antes de dormir ou ao acordar, experimente ficar alguns minutos deitado apenas sentindo a respiração. No trânsito quando o tráfego está parado também é um momento propício para direcionar as atenções para si. Essas pequenas doses de silêncio ajudam a desacelerar e com o tempo é só alongar os momentos.

“Nos primeiros momentos, pode ser difícil. Depois, torna-se algo belo e gratificante. Descobrimos que podemos nos relacionar em perfeita harmonia quando não tentamos mentir a nós mesmos e aos outros por meio de palavras. Retiros de silêncio são um portal para um encontro com você. Afinal, é preciso conhecer sua própria essência”, ensina a monja Coen.

Veja algumas atividades que ajudam a exercitar o silêncio:

Pratique Ioga. As aulas são dadas com os praticantes em silêncio, o que estimula o autoconhecimento.

Faça natação. É uma aula que descansa a mente.

Pratique corrida. Primeiro, surgem os pensamentos. Depois, que eles se aquietam, temos apenas os passos e a respiração

Escute música. Pode ser clássica, popular, etc. Ela ajuda a penetrar no silêncio da mente.

Com informações do Portal IG Saúde

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Flan de Morango

Uma receita rápida de sobremesa

Ingredientes

2 caixinhas de gelatina sabor morango

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite sem soro

1 caixinha de morangos

Como Preparar

Ferver 500 ml de água e dissover a gelatina muito bem deixe esfriar

Corte os morangos em pedacinhos e leve ao fogo em um recepiente com 1 xícara de açúcar

Deixe no fogo até forma uma calda não muito grosa deixe esfriar

No liquidificador bata a gelatina, leite condensado e o creme de leite, bata tudo muito bem, até formar uma leve espuminha

Coloque em uma forma levemente untada com óleo e água só para que fique fácil de desenformá-lo

Coloque os morangos em calda por cima do flan e leve à geladeira de um dia para outro, depois desenforme como se fosse um pudim e é só servir!