quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Torta Alemã


Nem sempre é preciso viajar pra experimentar a culinária estrangeira, aproveite essa deliciosa receita vinda de terras alemãs.

Ingredientes:
250 gramas de manteiga
200 gramas de açúcar
3 gemas de ovo
2 latas de creme de leite geladas
1 colher (sopa) de leite
1 colher (sopa) de vinho branco
2 pacotes de biscoito maisena


Cobertura:
1 latas de leite condensado
1 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de achocolatado em pó
Chocolate granulado a gosto


Modo de preparo:
Separe as gemas das e reserve. Bata na batedeira a manteiga, as gemas e o açúcar até obter um creme quase branco. do creme de leite e reserve ambos, separadamente. Junte o creme de leite sem soro ao creme de manteiga e mexa bem. Misture o leite, o vinho e o soro reservado. Molhe os biscoitos nessa mistura e forre o fundo e laterais de um refratário forrado com papel alumínio. Espalhe metade do creme sobre os biscoitos, coloque mais uma camada de biscoitos, o creme e termine com biscoitos. Leve ao freezer de um dia para o outro. Desenforme e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos.


Cobertura
Faça um brigadeiro mole e despeje sobre a torta. Polvilhe chocolate granulado.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Festival Internacional de Dança chega em Guaramiranga


O V Festival de Dança Fendafor de Guaramiranga está com inscrições abertas até amanhã para grupos de dança locais e amadores que desejam participar do evento, que neste ano trás o tema "O Mundo sem Droga é muito melhor. Dançar faz bem, alivia a Alma e o espírito". O Festival será nos próximos dias 9 e 10 de dezembro.

Serão mais de 250 bailarinos que subirão a serra. O evento será aberto na Praça da Prefeitura com um cortejo de bailarinos que apresentarão 20 performances com participação do grupo Tambores de Guaramiranga e outros convidados da região.

Durante o evento, o Teatro Raquel de Queiroz será reinaugurado. Dentre os convidados: Raquel Rampazzo, Welton Nascimbene, da Cia. Brasileira de Danças Clássicas de São Paulo, Analay Saiz do Balet de Cuba, Grupo Trilhas de Fortaleza, Santiago Gil do Equador, Ballet Lucymeire Aires de Fortaleza entre outros.

Cérebro funciona melhor quando há contato com a natureza, segundo pesquisa


Uma pesquisa americana descobriu que o contato direto com a natureza aumenta nossa capacidade de concentração e memória. Segundo especialistas, uma hora caminhando seria o suficiente para aumentar a capacidade cerebral em 20%. Enquanto que caminhar pelos centros urbanos não contribui para o cérebro, devido ao barulho e estresse cotidiano.

A pesquisa feita pela Universidade de Michigan e publicada pela revista Psychological Science. A conclusão foi que o contato com a natureza traz esse efeito porque ele faz nosso cérebro desligar das preocupações e dos perigos, enquanto que na cidade tudo lembra o dia-a-dia, além da atenção constante que a rotina pede.

O cientista Marc Berman aconselha que todos devem passar alguns dias na campo ou mesmo fazer uma caminhada no parque, pois isso é fundamental para a cura da fadiga mental.

Ele afirma que os resultados da pesquisa não são subjetivos, e que os efeitos sobre a memória e a atenção são reais A pesquisa também mostra que essa melhoria cerebral também é possível apenas olhando fotografias ou vendo filmes sobre a natureza.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dormir bem ajuda a emagrecer


Dormir cerca de 7 a 8 horas por noite não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico, mas também metabólico. De acordo com o especialista em Metabologia, Nutrologia e Fisiologia do Envelhecimento, Mohamad Barakat, durante o sono, ocorrem processos no metabolismo que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo.

Segundo ele, a privação do sono pode comprometer a produção de hormônios que desempenham papéis vitais no funcionamento do nosso organismo, como o hormônio do crescimento (GH). “Esse hormônio é fundamental, pois tem como principais funções manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose”, alerta o especialista.

Outro hormônio, também liberado durante o sono, é a leptina, capaz de controlar a sensação de saciedade. “Pessoas que permanecem acordadas, por períodos superiores ao recomendado, produzem menor quantidade de leptina, resultando em maior necessidade de ingerir carboidratos — o que pode evoluir para a obesidade.”

Conheça 9 dicas para uma boa noite de sono

1- O quarto deve ter temperatura amena e estar ventilado. Deixe uma pequena fresta da janela aberta.

2- O ambiente onde dormimos deve estar escuro. Desligue os eletrônicos da tomada, inclusive aqueles com luz standby.

3- Procure dormir em ambiente silencioso. Evite rádio e televisão ligados.

4- Evite ver televisão ou ficar trabalhando no computador no quarto ou na cama. Essas atividades nos despertam e dificultam o sono.

5- Tome um banho morno, que melhora a circulação e ajuda a relaxar.

6- Pingue algumas gotas de óleo essencial de lavanda num algodão e o coloque dentro da fronha. Ele ajuda a relaxar e a dormir melhor.

7- Tome uma xícara de chá de camomila, que tem ação calmante sobre o sistema nervoso central e induz o sono.

8- Faça a sua última refeição pelo menos 1 hora antes de dormir. Opte por pratos leves e de fácil digestão.

9- Faça uma atividade física regular. O exercício melhora a produção de serotonina que ajuda a relaxar e a melhorar a qualidade do sono.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Temporada encantadora


A principal região serrana do Ceará se prepara para receber o Ano Novo e as férias em clima familiar, investindo em atividades artístico-culturais para os visitantes

O Ano Novo e a temporada de férias estão chegando. O frio se apresenta mais intenso e convida ao aconchego e ao convívio intenso a dois ou junto de familiares e amigos, mas não tão longe de casa assim. Eis que o clima não poderia ser mais propício para se fazer as malas e subir em direção à Serra de Guaramiranga.

Integrada ao Maciço de Baturité e a pouco mais de 100 quilômetros de Fortaleza, a tranquila região serrana cearense respira ares festivos e promete uma virada inesquecível, promovendo o Réveillon na Serra. A festa vai acontecer na noite do dia 31 de dezembro, na praça do Teatro Rachel de Queiroz, a principal de Guaramiranga.

A Suíça cearense outra vez se uniu à vizinha e acolhedora Pacoti para oferecer a melhor estrutura de receptivo e conclamar os turistas para explodir de alegria, festejando a chegada de 2012 no alto da serra. A natureza faz a sua parte para assegurar momentos de plena felicidade aos visitantes. O lugar está mais florido que nunca e salpicado de flores.

A ideia de movimentar a Serra de Guaramiranga no período do réveillon e nas férias partiu de empreendedores de Guaramiranga e Pacoti, que uniram forças e estão investindo em ações atrativas para os turistas. Hoteleiros e proprietários de restaurantes deram as mãos e convocaram a Banda Ritmu´s Nigth para comandar o Réveillon na Serra.

A festa começará com a participação de DJs. Por volta das 23 horas do dia 31 de dezembro, a Banda Ritmu`s subirá ao palco. A promessa é de agitar a multidão presente na Serra de Guaramiranga até às 3h30 da madrugada do primeiro dia do Ano Novo, numa explosão de ritmos para todas as idades, do pop rock nacional e internacional ao carnaval.

A hora da virada será marcada por uma intensa queima de fogos de artifício para iluminar os céus da Serra de Guaramiranga. A confraternização entre as famílias completará o ambiente de paz e fortalecerá o brinde da esperança num tempo permanente de plena prosperidade.

Os pacotes de hospedagem para o período festivo já estão à venda a preços atrativos. As opções de acomodação são de boa qualidade e convidativas ao aconchego. Cada empreendimento apresenta seu diferencial para atrair os visitantes e todos se unem na arte de bem receber.

O Hotel Chalé Nosso Sítio encabeça a lista de acomodações de qualidade na Serra de Guaramiranga que oferecerá aos hóspedes ceias especiais nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

Férias

A programação para o mês de férias no destino serrano ainda está sendo formatada. Contudo, a promessa do Chalé Nosso Sítio é de atraentes atividades artístico-culturais em Guaramiranga e Pacoti, aliadas à estrutura de lazer e entretenimento já existentes na região, que inclui parques ecológicos, museus e opções de ecoturismo e turismo de aventura no território verde.

Em Pacoti, todos os caminhos conduzem ao Complexo Turístico do Hotel Chalé Nosso Sítio, onde o visitante desfruta de variedade gastronômica em restaurantes às margens de lago artificial, adquire guloseimas na lojinha em forma de tonel e faz compras de obras de arte, vestuário e outros artigos inusitados na Galeria Cearália, além de curtir a uisqueria para drinques.

O lago artificial do complexo convoca para passeios em canoa canadense, caiaque e pedalinhos. Para quem preferir estão disponíveis passeios de quadriciclo, charrete e a cavalo, além de playground, trilhas ecológicas, cama elástica e parede de escalada.

Com informações do Diário do Nordeste

O Natal de Luz aqui em Pacoti vai ser mais que especial. E você é nosso convidado!!!

Os 7 mitos do emagrecimento

O verão está chegando, e com ele a preocupação de ficar com um corpo bonito. Para conseguir isso muitas pessoas se submetem a dietas rigorosas, malhação e seguem alguns mitos. Comer depois das 18h engorda? Preciso cortar o carboidrato se quiser perder peso? Dieta é mesmo a melhor forma de entrar na calça jeans? A rede de TV Fox News fez uma publicação sobre 7 mito comuns sobre perder peso. Confira:

Mito nº 1- É proibido comer depois das 20h para não acumular gordura
Seu organismo não vai diferenciar o café da manhã do jantar, além disso, a refeição que você come a noite será utilizada pelo seu corpo como energia para a manhã seguinte. Mas cuidado, especialistas indicam apenas alimentos leves e menos calóricos como frutas e/ou legumes para a dieta não ir pro ralo.

Mito nº 2 - Comer pequenas porções de alimentos acelera o metabolismo
Determinados alimentos, podem fazer o corpo queimar mais calorias, como o café por exemplo. Mas esse efeito é muito curto e não tem tanta eficiência assim para quem quer perder peso. Isso vai depender da pessoa, quem tem mais massa magra no corpo consegue queimar mais calorias que outras. Faça exercícios como: musculação, pilates e ioga, que estimulam a musculatura do corpo.

Mito nº 3 - Massas fazem você engordar
O seu corpo precisa de carboidratos, eles são uma grande fonte de energia para o corpo. O problema reside no fato das pessoas comerem esses alimentos com outros que são muito calóricos. Prefira o macarrão (ou outra massa de sua preferência) temperado com vegetais e acompanhado de carne magra, procure também as opções integrais que vão lhe deixar sem fome por mais tempo.

Mito nº 4 - Café pode ajudar você a perder peso
O café tende a diminuir a fome em algumas pessoas, porém ele não ajuda a emagrecer. Muito pelo contrário, se você beber muito café pode acabar ficando com ansiedade e ter problemas de pressão arterial, fora o fator sono que pode ser alterado pela cafeína. E um sono saudável é fundamental para quem quer perder peso.

Mito nº 5 - Leite pode ajudar você a perder peso
O leite é muito importante para a alimentação diária, mas ele não influencia no emagrecimento. Alguns estudos mostram que o leite e uma maior ingestão de calorias possuem relação. Mas não deixe de consumir leite, ele é muito importante para a saúde, porém prefira as versões light ou desnatado.

Mito nº 6 - Fazer dieta é a melhor forma de emagrecer

A dieta pode até te fazer emagrecer, mas é fato que você ficará com pré-disposição para engordar de novo, fora que você pode adoecer dependendo do seu organismo. O ideal é reeducar a alimentação, dessa forma, você emagrecerá de forma saudável. Os resultados são melhores quando a alimentação é aliada a exercícios físicos.

Mito nº 7 - Comer proteínas e carboidratos separadamente ajuda a perder peso
Não existe nenhum estudo ou prova que comer determinados grupos de alimentos em cada refeição pode ajudar a emagrecer. Entretanto unir carboidratos e proteínas integrais (muita fibra) podem ajudá-lo a afastar a fome, além de ser nutritivo. Você precisa apenas fazer escolhas nutritivas e leves como frutas e verduras, evite proteínas acompanhadas de gordura saturada comocarne branca.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Estudo revela que felicidade contagia


Uma pesquisa recente mostrou que nosso estado emocional tem influência e pode contagiar as pessoas que estão próximas. Segundo o estudo, pessoas praticantes de atividades físicas que se aproximam de nós tendem a espantar o nosso sedentarismo, por exemplo.

Funciona como a “teoria dos seis graus de separação” onde nós estamos ligados ao resto do mundo por seis pessoas. Segundo essa tese, todos os seres humanos do planeta podem apertar as mãos. Na matemática essa teoria é chamada de “pequenos mundos”, já na saúde pesquisadores estão descobrindo que essa mesma rede de amizades funciona como um poderoso canal de contágio de bom humor, bem-estar e até felicidade.

A pesquisa conta que assim como vírus e bactérias, a saúde pode ser transmitida através dos nossos laços afetivos. Por exemplo, uma pessoa que deixa claro para todos que pretende deixar de fumar pode influenciar outros fumantes do grupo a fazer o mesmo.

O estudo publicado pela Harvard Medical School, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas com um círculo de amizade feliz tornam-se mais satisfeitas com a vida. Se um grande amigo seu ficar contente, a probabilidade de você começar a rir à toa só por conviver com ele é de 60%.

Por que esses hábitos se tornam contagiosos? “Os animais sociais, como é o caso do homem, nascem com a capacidade de imitar seus pares mesmo sem ter consciência disso. É o "efeito camaleão” explica em entrevista ao portal Saúde, da Editora Abril, a neurocientista Eliane Volchan, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Fazendo isso, o indivíduo consegue incluir-se no grupo e obter a necessária proteção para sua sobrevivência”. Seria uma imitação involuntária, o mesmo efeito que acontece quando bocejamos.

Ainda segundo os pesquisadores, existem 3 graus de contágio social. O amigo do vizinho de porta do seu melhor amigo tem influência sobre sua felicidade. A neurocientista Eliane Volchan complementa: “Temos evidências de que a amizade acelera o tempo de cicatrização de uma lesão e também ajuda a reduzir o estresse”.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mil folhas de chocolate e chantilly


Dê uma olhada na delícia de hoje. Está de dar água na boca.


Ingredientes

·400 g de chocolate meio amargo
·1 xícara de folhas de hortelã frescas
·350 ml de creme de leite fresco
·4 colheres de sopa de açúcar
·50 g de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:

1 - Derreta o chocolate em banho-maria

2 - Espalhe sobre uma folha de papel manteiga deixando uma espessura de aproximadamente 3mm

3 - Espere endurecer e reserve

4 -Bata o creme de leite com o açucar até formar um creme chantilly espesso

5 -Reserve 6 folhas de hortelã frescas e pique as restantes

6 -Misture o hortelã picado com o creme chantilly

7 -Corte o chocolate já endurecido em 18 quadrados aproximadamente iguais

8 -Reserve tres morangos, corte-os ao meio de cima para baixo

9 -Pique os demais morangos em pedaçõs não muito pequenos

10 -Em um prato coloque uma placa de chocolate, uma colherada de creme chantilly, e alguns pedaços de morango picado

11 - Sobre esta camada coloque outra placa de chocolate, uma colherada de creme chantilly, e alguns pedaços de morango picado

12 -Sobre esta camada coloque outra placa de chocolate, uma metade de morango com uma folha de horteã e espalhe um pouco de açucar confeiteiro com uma peneirinha

13 -Repita o procedimento para os outros pratos, se desejar substitua o morango por framboesas

Rende 6 porções

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Contato com a natureza causa bem estar, segundo pesquisa americana


O contato com a natureza é mais importante do que se pensava. De acordo com uma pesquisa norte-americana a aproximação com a natureza faz com que as pessoas se sintam mais vivas, além de ser energizante.

O professor de psicologia da Universidade de Rochester nos Estados Unidos afirma que “A natureza é combustível para a alma”, e que esse contato é importante tanto pra saúde física quanto mental.

Bem-estar causado pela natureza

Esse estudo mostra ainda que os participantes sempre se sentiram mais energizados quando ficaram em ambientes naturais ou imaginaram-se nessa situação.
Os resultados foram particularmente robustos, observa Ryan - estar em contato com a natureza por apenas 20 minutos em um dia foi suficiente para elevar significativamente os níveis de vitalidade.

A presença da natureza teve um efeito de energização acima de simplesmente estar fora de um prédio ou de uma casa. Em outras palavras, concluem os autores, estar ao ar livre é vitalizante, sobretudo por causa da presença da natureza. E no Chalé Nosso Sítio, natureza não falta para que você possa recuperar suas energias e o bom humor.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Exercício físico pode ajudar na recuperação de doenças do coração


Quando se fala em doença o que vem à cabeça é ficar descansando na cama, mas existem casos onde se deve fazer exatamente o oposto. A ciência mostra cada vez mais que fazer exercícios físicos durante a recuperação de alguma doença pode ajudar no processo de cura do corpo.


Quando se fala em doença o que vem à cabeça é ficar descansando na cama, mas existem casos onde se deve fazer exatamente o oposto. A ciência mostra cada vez mais que fazer exercícios físicos durante a recuperação de alguma doença pode ajudar no processo de cura do corpo. Quem sofreu um infarto, por exemplo, podem ser aconselhadas a praticar algum tipo de atividade física.

Há alguns anos pessoas que enfartavam eram obrigadas a descansar por longos períodos de tempo, porém uma pesquisa realizada pela Universidade de Alberta, no Canadá, diz que pacientes em recuperação que fizeram exercícios físicos uma semana após a parada cardíaca tiveram uma melhor recuperação do que as pessoas que esperavam deitadas até o inicio do tratamento.

"Diferentemente do que se imaginava, várias pesquisas mostram que repousar durante esse intervalo deixa o organismo mais fraco, e não mais forte", afirma o professor Alex Clark, um dos pesquisadores canadenses. O exercício previne a remodelação do coração, fenômeno em que as células que ficam próximas ao local do infarto se readaptam e o órgão tem o seu formato alterado o que pode gerar complicações futuras.

Pesquisadores americanos da Universidade de Emory dão mais um motivo para a prática de exercícios depois de um infarto: Durante o treino, nosso organismo produz óxido nítrico, que é encarregado de dilatar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação. "Ao aumentar a produção dessa substância, mais sangue passa pelas coronárias", explica a cardiologista Patrícia Oliveira, do Instituto do Coração de São Paulo.

Os exercícios mais recomendados são: caminhar, correr ou andar de bicicleta. Exercícios aeróbicos que possuem a vantagem de aumentar nossa capacidade respiratória. O segundo passo é passar para a musculação e atividades de flexibilidade, pois são atividades que trabalham a musculatura, equilíbrio, coordenação e desempenho das ações.

Lembrando que esses exercícios devem ser feitos com acompanhamento médico e profissional. Converse com seu médico, ele irá orientá-lo sobre quais exercícios e com que intensidade praticar. "A prescrição do exercício deve ser individualizada e, nos primeiros dias após o infarto, ser feita com supervisão médica e dentro de um hospital", adverte Patrícia Oliveira.

"A pessoa que está estável já pode se exercitar e ter os benefícios a curto ou médio prazo", diz o cardiologista Daniel Kopiler, chefe do Serviço de Reabilitação Cardíaca do Instituto Nacional de Cardiologia.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Segundo pesquisa, ovo ajuda a ficar acordado


Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge, a clara do ovo contém proteínas que ajudam a ficar acordado e mais alerta. Essa proteína é mais eficaz do que os hidratos de carbono encontrados nos chocolates, biscoitos e doces.

Os pesquisadores avaliaram como os nutrientes afetam as células do cérebro que nos mantém acordados e queimam calorias. Uma mistura semelhante ao teor da proteína existente na clara do ovo ativa essas células, desencadeando a liberação do estimulante orexina.

Em compensação o açúcar bloqueou a liberação de orexina. “O que é excitante é ter uma forma para 'sintonizar', selecionar as células do cérebro a ser mais ou menos ativas ao comer certos alimentos", afirmou o especialista Denis Burdakov, em entrevista ao Daily Mail.

Os pesquisadores da Fundação Britânica de Nutrição descobriram que o tipo de colesterol dos ovos não está tão associado às doenças cardíacas.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Técnica terapêutica ameniza dor nas costas

A acupuntura (do latim acus - agulha e punctura - colocação) é de origem chinesa e foi reconhecida no Brasil em 1995 como especialidade médica.

Essa técnica milenar consiste em introduzir agulhas em pontos específicos do corpo para o alivio de dores e tensões, como nas costas, conforme explicou o ortopedista Ivan Rocha no programa Bem Estar, exibido pela Rede Globo de Televisão. Ainda segundo o médico, a acupuntura pode atingir até 300 terminações nervosas.

Especialistas afirmam que a degeneração da coluna ocorre a partir dos 25 anos de idade. O tratamento é ideal para pacientes com dor na coluna lombar (lombalgia), e também pode ser usada contra ansiedade e outras doenças.

Quem pode fazer

Para começar é necessário indicação médica após exames clínicos. Pesquisas apontam a eficácia contra dores provocadas por hérnias, estresse, excesso de carga ou problemas musculares.

Dentre as finalidades principais estão o combate à dor e relaxamento. Somente 3% dos casos de dor nas costas exigem cirurgia. Em 97% são resolvidos com terapias, como a acupuntura. O número aproximado de pessoas que não respondem ao tratamento é de 10%.

Quem não pode fazer

Grávidas não podem receber as agulhas em alguns pontos. Pessoas com distúrbios graves de coagulação não devem aderir à terapia.

Evite dor nas costas

-Evite ficar muito tempo na mesma posição;
-Não se estresse e não fume;
-Evite cargas com peso 10% superior ao seu;
-Flexione os joelhos quando erguer algo;
- Os exercícios de musculação vão fortalecer os músculos da coluna. RPG ou pilates, sob orientação de um educador físico ou fisioterapeuta, são ótimas escolhas.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Torta de chocolate com Nozes


Infelizmente o feriado acabou, mas você pode melhorar esta quarta com cara de segunda-feira. Prepare esta saborosa torta de chocolate. Sua família vai adorar.

Ingredientes:

Creme:
1 lata(s) de leite condensado
1 1/2 lata(s) de leite
4 unidades de gema de ovo
1 colher (sobremesa) de amido de milho 150 gramas de nozes moída(s)
5 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de açúcar
1 1/2 xícara(s) (chá) de água
200 gramas de biscoito maisena

Cobertura:
1 lata de creme de leite sem soro
4 colheres (sopa) de açúcar
4 unidades de clara de ovo em neve
quanto baste de limão

Modo de preparo:

Creme
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar e desprender do fundo. Coloque em um refratário fundo, onde será servida a torta. Reserve.

Leve a água, o chocolate em pó e o açúcar ao fogo até ferver. Coloque num prato fundo e passe, nessa calda, os biscoitos para umedecê-los.

Faça camadas de biscoito e nozes sobre o primeiro creme, no refratário. Com restante da calda que sobrar, rege os biscoitos.

Cobertura:
Bata as claras em neve firme, adicione o açúcar sem parar de bater. Misture o creme de leite e o limão.

Espalhe sobre os biscoitos e leve à geladeira por pelo menos 24 horas. Decore com raspas de chocolate.

Rende 12 porções.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Como aumentar a energia diária

O calor é sempre desejado devido às praias do Ceará, mas quando ele finalmente vem, é comum ouvir reclamações sobre as altas temperaturas e a sensação de falta de energia que ele traz. Dar conta de todos os compromissos da agenda pode ficar ainda mais difícil nessa época. Porém pequenas atitudes podem ajudar a ganhar mais disposição.

Beba muito líquido
Muitas pessoas esquecem de beber líquido o suficiente para equilibrar a perda de suor na atividade física. O corpo precisa de água! É necessário que a pessoa se hidrate o dia inteiro.

Faça pilates
Especialistas afirmam que o pilates é capaz de aperfeiçoar a respiração e potencializar a capacidade respiratória. A execução de todos os exercícios são sincronizados com a respiração, dando qualidade ao movimento e acalmando o aluno.

O pilates pode ser praticado por todas as idades, inclusive grávidas. Além do controle da ansiedade, o exercício também ajuda a melhorar a qualidade de vida.

O trabalho do pilates age com melhorias no sono, além de criar força, aumentar a flexibilidade, melhorar a postura e aumentar a energia.

Pense positivo
Esse é o primeiro passo para abrir a mente e possibilitá-la que se encha de pensamentos bons, o que dá disposição imediata para começar a ter mais ânimo e dar mais energia ao corpo. Pensar em lugares bons e que tragam ótimas lembranças, como o Chalé Nosso Sítio.

Alterne banhos frios e quentes
É uma técnica conhecida para despertar o corpo rapidamente. Dá um chacoalhão no metabolismo e na circulação sanguínea, aumentando a sensação de energia.

Beba chá verde
Na década passada, muitas pesquisas exploraram os benefícios do chá-verde. Estudos provaram que a bebida tem baixas concentrações de cafeína, apenas um quarto da encontrada no café, e que garante mais disposição física ao corpo. A responsável pela dose extra é a catequina, que estimula os processos químicos no cérebro.


Masque chiclete
Colocar a mandíbula para se movimentar pode ajudar a aumentar a energia. E escolha de preferência as gomas de menta. Estudos apontam que isso estimula a mesma parte do cérebro responsável por fazer uma pessoa despertar pela manhã.

Dê uma boa esfregada no corpo
Isso ajuda a aumentar a circulação e estimula o fluxo em direção ao cérebro. A dica é fazer isso na região entre a nuca e o pescoço, massageando os músculos longos de atrás. Faça movimentos para cima e para baixo e depois siga o contorno do crânio até a região das orelhas.

Coma banana
Faça da banana sua companheira. Sempre presentes no café da manhã do Chalé, ricas em potássio, também são excelentes fontes de açúcar, ajudando a melhorar a performance por cerca de duas horas. E ainda são fáceis de carregar para qualquer lugar.

Durma bem
O cansaço e desânimo é sinal de que é preciso recarregar as baterias. Durma bem, mesmo que seja apenas no seu dia de folga. Durante o sono produzimos o hormônio do crescimento (GH), cuja carência facilita o acúmulo de gordura, deixam os músculos flácidos, os ossos fracos e o corpo sem ânimo.

Não durma demais
É importante descansar, mas isso não significa que vale passar um fim de semana inteiro na cama, a fim de compensar noites mal dormidas. Isso só irá resultar em mais cansaço. Quando o ciclo de sono é alterado em mais de duas horas, os mecanismos de acordar e dormir ficam bagunçados. Mantenha os mesmos horários para ir para a cama e também para sair dela.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dicas infalíveis para enxugar a silhueta


Nesta época do ano, a procura pela silhueta perfeita aumenta e as academias começam a ficar lotadas. Vamos compartilhar hoje em nosso blog uma lista de dicas simples e eficientes publicadas no site Our Vanity, que vão te ajudar a encarar a balança.

Apele para lanchinhos saudáveis: há uma grande variedade de petiscos que ajudam a saciar a fome e perder peso de maneira saudável. Troque os biscoitos recheados e bolinhos por frutas e castanhas. Congele uvas e use para substituir o sorvete.

Beber água antes das refeições: é uma ótima maneira de suprimir o apetite. A água pode ser substituída por alguma bebida vegana de baixa caloria, mas fique longe de refrigerantes e café.

Curta a refeição: estudos recentes mostraram que as pessoas que comem enquanto fazem outra coisa tendem a ganhar peso. Relaxar enquanto come é uma maneira de evitar engordar.

Abra mão do café: embora tenha ótimas propriedades para a saúde, desista do café se quer emagrecer. Pela manhã, substitua o café por chá de ervas ou chá verde e enxugue as gordurinhas.

Durma bem: o sono exerce função importante no humor e na aparência e estudos já comprovaram que quem dorme pouco apresenta problemas metabólicos e têm dificuldade para controlar a fome.

Com informações do Terra e site Our Vanity.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Protetor solar pode bloquear defesa natural da pele


Um estudo recente descobriu que os protetores solares podem bloquear a defesa natural do corpo contra os prejudiciais raios UV. Cientistas da Universidade de Brown descobriram que a pele humana contém sensores que detectam a radiação solar.
Esses receptores de luz - que também são encontrados na retina do olho - estimulam a liberação de melanina. A informação foi publicada no site Daily Mail.

Os pesquisadores acreditam que o bloqueio solar total de alguns produtos pode não ser bom porque eles inibem a absorção de certos comprimentos de onda de luz necessários para acionar as defesas naturais do corpo.

Espera-se que os resultados, publicados na revista Current Biology, ajudem as empresas farmacêuticas a desenvolverem produtos mais eficazes.

Elena Oancea, chefe de pesquisas da universidade em Providence, RhodeIsland, disse: "não havia nenhuma evidência prévia de que esses receptores podiam funcionar na pele. Nosso trabalho mostra que um receptor dedicado ao raio UV permite que as células da pele o detectem e respondam imediatamente à radiação".

Com informações do Terra.

Foto: Getty Images

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Torta de Sorvete



Sua família vai adorar esta sobremesa.

Ingredientes:
1 lata(s) de leite condensado
1 lata(s) de leite
1 lata(s) de creme de leite
3 unidade(s) de gema de ovo
18 colheres (sopa) de água
8 colheres (sopa) de achocolatado em pó
2 colheres (sopa) de açúcar
3 unidade(s) de clara de ovo

Modo de Preparo:
Balançar bem o creme de leite e deixá-lo na geladeira por mais ou menos 2 horas. Caramelizar com açúcar uma forma de buraco central (como se fosse para pudim). Levar ao fogo a água, o açúcar, o achocolatado e deixar ferver.

Colocar no fundo da forma já caramelizada e levar ao congelador por 1 h. Creme: Levar ao fogo o leite condensado, o leite de vaca e as 3 gemas. Assim que ferver retirar do fogo e deixar esfriar (ficará mole mesmo).

Bater as claras em neve e colocar 4 colheres de açúcar, uma a uma e bater mais um pouco. Misturar este suspiro ao creme já frio e colocar o creme de leite com soro.
Misturar levemente e despejar na forma caramelizada e levar ao congelador. Na hora de servir passar uma faca em volta e virar no prato.

Rende 8 Porções

Com informações do Terra.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ficar em contato com a natureza faz com que as pessoas se sintam mais vivas


E essa sensação de aumento da vitalidade está além dos efeitos energizantes da atividade física e de interação social, que são frequentemente associados com os passeios ao ar livre.

Combustível para a alma

"A natureza é combustível para a alma," afirma Richard Ryan, professor de psicologia da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. "Na maioria das vezes, quando nos sentimos esgotados procuramos por uma xícara de café, mas as pesquisas sugerem que uma forma melhor de se manter energizado é conectar-se com a natureza." Os resultados, acrescenta Ryan, são importantes tanto para a saúde física quanto para a saúde mental.

"As pesquisas mostram que pessoas com um maior senso de vitalidade não apenas têm mais energia para as coisas que querem fazer, como também são mais resistentes a doenças físicas. Um dos caminhos para uma saúde melhor pode ser para passar mais tempo em ambientes naturais," diz ele.

Com informações do site Diário da Saúde.

Foto: : University of Rochester

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Hoje é dia de banir o sedentarismo

Passar horas seguidas sentado em frente a um computador não é saudável, principalmente se o estilo de vida for combinado a hábitos sedentários. É importante aproveitar cada momento do dia para colocar o corpo em movimento. O site Health fez uma lista de atividades que podem ser conciliadas à rotina, confira.

Movimente-se ao telefone - prefira falar ao celular ou aparelhos sem fio para que, enquanto mantém a conversa, possa ficar em pé ou caminhar.

Ocupe-se após as refeições - depois de almoçar, arrume algo para fazer que te obrigue a caminhar um pouco. Os níveis de gordura na corrente sanguínea são mais altos depois das refeições e fazer exercícios leves neste período estimula o metabolismo.

Opte pelos assentos próximos ao balcão - em vez de escolher cadeiras e mesas, prefira se acomodar no banco em frente ao bar. Desta forma, as pernas ainda farão algum esforço para sustentar parte do peso do corpo.

Deixe o assento em casa - se você vai passear em um parque, não leve cadeiras. Sem ter lugar para sentar, vai acabar ficando mais tempo em pé e caminhar mais.

Faça coisas pessoalmente - em vez de usar telefone e e-mail para se comunicar com colegas de trabalho, vá até a mesa da pessoa e converse pessoalmente.

Crie múltiplas estações de trabalho - mesmo que seja em uma mesma mesa, dividir os assuntos de trabalho obrigará você a se esticar e se mover para alcançar cada item. Se conseguir distribuir os objetos ao redor da mesa, conseguirá ainda mais movimento.

Com informações do Terra.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Conheça os alimentos que ajudam a aumentar a concentração


Sente dificuldade de se concentrar? Se você quer melhorar sua capacidade concentração acompanhe a seguir 7 dicas ideais.

1 - Carboidratos são importantes, pois são transformados em açúcar que dão energia ao corpo. Assim, o corpo ganha disposição e o cérebro, concentração. Tais carboidratos são ricos em fibras, que se transformam em glicose lentamente, em vez dos refinados que lançam uma verdadeira bomba de energia no corpo de uma só vez e depois normalmente dão a sensação de falta de forçar. Invista em pães integrais, assim como bolachas e massas, arroz integral, quinoa e aveia.

2 - Evite lanches cheios de açúcar e prefira os que irão manter os níveis de açúcar estáveis. O desejo por doces normalmente acontece quando esses níveis caem muito no sangue e o corpo pede uma solução rápida, que também pode ser compensada com alimentos com altas doses de cafeína. Não caia nessa armadilha.

3 - Todas as refeições, incluindo ao lanchinhos, devem conter alguma fonte de proteína, cuja digestão é mais lenta e mantém a sensação de satisfação por mais tempo. As principais fontes são legumes, nozes, sementes, ovos, iogurte, carnes (peixe, aves e bovina) e tofu.

4 - Se a rotina já pede que a atenção seja mantida durante longas horas diárias, o fim do ano pode trazer pressões extras. Pois a alimentação pode ser aliada nesse processo. Segundo o site australiano Body and Soul, é importante consumir alimentos que contenham carboidratos complexos e proteínas

5 - Sob orientação médica, também é possível tomar suplementos de vitaminas B e de magnésio que ajudam o sistema nervoso em momentos de estresse. Legumes, nozes, sementes e grãos integrais também são boas fontes de vitamina B.

6 - Suplementos de ômega-3 também podem ser recomendados pelo médico, pois ajudam a manter a concentração. Entre os alimentos, as boas fontes são salmão e outros peixes, chia e óleos

7 -
Apesar de ser conhecido como poderoso estimulante, não faça do café sua bebida companheira do dia. Opte por chás, de preferência os de ervas sem a substância, ou procure opções de café sem cafeína

Com informações do Terra.


Foto: Getty Images

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Corrida de Guaramiranga



Venha mostrar seu lado saudável e participe da corrida mais charmosa do Nordeste.

Bolinho de carne moída com hortelã


Ingredientes

1/2 kg de carne moída
1 pacote de sopa de cebola
1 ovo
1 punhado de hortelã
Óleo para fritar

Preparo

1 - Misturar muito bem com as mãos os 4 primeiros ingredientes
2 - Enrolar em bolinhas
3 - Fritar em óleo quente
4 - Escorrer em papel absorvente e servir

Rende 6 porções.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Guaramiranga em Grande Show do Quinteto


Venha você também e junte-se ao Chalé Nosso Sítio para assistir a esse grande espetáculo musical

Glauciano é o dono da festa na Elite do ciclismo

O atleta cearense Glauciano da Silva fez a festa na 10ª Taça Guaramiranga de Ciclismo. Ele pedalou mais forte e garantiu o lugar mais alto do pódio da categoria Elite/Master A, a principal dessa prova realizada, no último domingo, na cidade de Guaramiranga.

Completaram esse pódio da Elite os também cearenses Jardel Silva, que terminou na segunda posição, e Leorne Rego (CE), o terceiro colocado.

A organização da competição distribuiu mais de R$ 5.000,00 em premiação, que foi dividida para os mais bem posicionados das cinco categorias: Elite/Master A, Feminino, Master B/C, Mountain Bike e Balão.

Participação

Cerca de 300 atletas participaram da edição 2011 da Taça Guaramiranga. A largada aconteceu no posto da Polícia Rodoviária Estadual na CE-060, no município de Maracanaú, perto da Ceasa. E a chegada foi em Guaramiranga, distante cerca de 100km do local da saída.

Com informações do Diário do Nordeste.