sábado, 30 de abril de 2011

Veja as dicas de uma especialista aos pais de primeira viagem


Segundo a consultora, a habilidade irá surgir naturalmente.

A chegada do bebê é marcada por uma grande expectativa de toda a família. De acordo com Eneida Bittar, enfermeira-consultora em Aleitamento Materno pela University of California, é quando os pais chegam em casa com o bebê que começam a surgir as primeiras dúvidas.

— As mães, em especial, podem ficar mais inseguras, elas querem cuidar de seus bebês da melhor forma possível, compreender as necessidades deles e saber qual é o momento ideal para mamar, dormir, dar banho e trocar fraldas — afirma.

A boa notícia é que, não há parâmetros para julgar o que é certo ou errado.

— O que precisa ser criado é uma rotina em que a mãe possa se sentir confortável para fazer tudo da melhor forma possível. A habilidade irá surgir naturalmente — destaca Eneida.

Confira algumas dúvidas que podem surgir durante esse período e aproveite os primeiros dias para construir um vínculo vitalício com o seu bebê.

1) Como os pais podem se preparar para a chegada do bebê?

Eneida Bittar – O primeiro filho é um marco na vida do casal, por isso, é importante que ambos estejam preparados para receber as grandes mudanças que estão por vir. É comum que os pais se preocupem em preparar o quarto, o enxoval, decidam se terão ou não a ajuda de terceiros para os primeiros meses e, ainda, em qual maternidade o bebê irá nascer. Essas mudanças são importantes para garantir todo o conforto do bebê. No entanto, ainda durante a gravidez, os pais precisam se preparar emocionalmente para receber a nova família que está por vir. Ambos precisam saber que irão assumir novos papéis, o de pai e mãe, mas que não devem perder as suas identidades.

2) Como a mãe pode se preparar para amamentar o bebê?

Eneida Bittar – A amamentação é um processo de aprendizado entre mãe e bebê nos primeiros dias de vida. Existem diferentes orientações e condutas referentes à amamentação, e o mais importante é seguir a orientação do seu médico, pediatra ou profissional capacitado no atendimento à amamentação. É recomendada a amamentação exclusiva por seis meses e, após esse período, deve-se introduzir, paralelamente, novos alimentos. Se for necessário optar por outra forma de alimentar seu bebê, procure conhecer as vantagens e desvantagens de cada opção.

3) Como tornar o momento da troca de fraldas tranquilo para os pais e o bebê?

Eneida Bittar – A primeira questão é sempre trocar a fralda quando ela estiver molhada ou suja, para evitar o aparecimento de assaduras e garantir que o bebê fique confortável. Para que a troca de fraldas seja segura, é fundamental que o local esteja organizado com todos os materiais necessários, e se faltar algo, nunca deixar o bebê sozinho. Desde as primeiras trocas, crie o hábito de falar com o bebê sobre o que será feito com ele, passo a passo, isso o deixará mais tranquilo.

4) Como evitar as assaduras?

Eneida Bittar – A assadura é uma das dermatites mais comuns na infância, sendo mais frequente entre os sete e 12 meses de vida. Tem como causa uma combinação de fatores que incluem o ambiente úmido e abafado proporcionado pelo uso da fralda, o atrito com a pele e, principalmente, o contato prolongado com fezes e urina. Desta forma, para prevenir o seu aparecimento, troque a fralda com regularidade; remova os resíduos (fezes, urina e cremes) com água morna e algodão, e ao secar, utilize um pano macio, sem esfregar; sempre aplique um creme antiassaduras e não deixe a fralda exageradamente apertada ou folgada.

5) Como dar banho em um recém-nascido?

Eneida Bittar – Não existe uma técnica para a hora do banho, o importante é a segurança e o prazer da mãe e do bebê. Escolha um horário em que possa dedicar alguns minutos a esta tarefa, sem preocupações ou pressa. Antes de tirar a roupa do bebê, prepare e deixe à mão todos os materiais necessários (sabonete neutro, cotonetes, toalha, escova macia, creme antiassaduras, fralda e roupas limpas). Lembre-se ainda de prender os cabelos e retirar pulseiras, relógios e anéis para evitar machucar a pele do bebê, que é muito delicada. O local do banho deve ter a temperatura ambiente e sem correntes de ar. Comece o banho pelo rosto, lavando somente com água e, a seguir, a cabeça e o resto do corpo com sabonete neutro, incluindo o coto umbilical, que deve ser secado com cuidado e suavidade.

Com informações do Caderno Meu Filho ZH.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Óleo de coco: gordura que queima gordura


O coco é bem conhecido e abundante no Brasil, mas poucas pessoas sabem que o fruto apresenta outros benefícios. Além da água e da polpa, do coco também se extrai o óleo.

Segundo a coordenadora do departamento de Nutrição da rede Mundo Verde, Flávia Morais, o óleo de coco tem importante papel no combate aos radicais livres e, por isso, "retarda o envelhecimento, previne doenças como o câncer e reduz as taxas de colesterol sanguíneo".

Benefícios

:: Além de antioxidantes, o óleo de coco é fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM), um tipo de gordura que é rapidamente absorvida e transportada para o fígado, onde é transformada em energia, que aumenta a termogênese e o gasto energético do organismo.

:: O óleo de coco também causa saciedade. Por isso, é uma opção saudável para quem quer emagrecer.

:: Rico em ácido láurico, é um tipo de gordura de ação antibacteriana, antifúngica, antiviral e antiprotozoária, sendo suas ações demonstradas em diversos estudos em casos de candidíase e gastrite bacteriana.

:: Além de sua ingestão ser benéfica ao organismo, o óleo também pode ser utilizado com finalidades cosméticas. Como hidratante, melhora da elasticidade e confere uma aparência mais jovem e sadia à pele.

:: Seu uso também é sugerido para prevenção de estrias que pode ocorrer durante a gestação.

:: Apesar de estável quando submetido a altas temperaturas, recomenda-se que seja utilizado em preparações frias, como saladas, sucos, shakes, em torradas e tapiocas e na finalização de pratos quentes.

Com informações de Bem-Estar.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Conheça os cuidados para manter uma boa pressão


Doença cardiovascular que atinge cerca de 30% da população brasileira, ou 50% após os 60 anos de idade.

Hipertensão arterial é quando a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias para se movimentar é muito forte, ficando acima dos valores considerados normais. Ela pode ser encarada como uma doença ou como um fator de risco para o desenvolvimento de doenças do coração pois, muitas vezes, não provoca sintomas ou estes são gerais, como dores de cabeça, tonturas e mal-estar.

A pessoa é considerada hipertensa quando a sua pressão arterial estiver maior ou igual a 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Para essa consideração, os dados devem ser medidos várias vezes, de forma correta, com aparelhos calibrados e por profissional capacitado.

Segundo a nutricionista do Setor de Promoção à Saúde do HCor de São Paulo, Camila Gracia, as pessoas com maior risco de se tornarem hipertensas são aquelas com excesso de peso, que não têm uma alimentação saudável, ingerem muito sal, não praticam atividades físicas, consomem bebida alcoólica em excesso, são diabéticos ou têm familiares hipertensos.

— Com relação ao consumo de sal é importante reduzi-lo ao adicioná-lo às preparações no momento do cozimento e nos pratos já prontos, como, por exemplo, em saladas. Na maioria dos produtos industrializados o sódio é o nutriente que devemos nos preocupar e nos rótulos não há a informação da quantidade de sal e sim da quantidade de sódio.

A recomendação diária de sal é de 5g por dia, em média, e, para sabermos quanto de sódio podemos comer no dia temos que levar em consideração a conversão do sal para sódio e vice-versa — explica a nutricionista.

O número de óbitos no Brasil por doença arterial coronária aumenta a cada ano. No Brasil, são registrados aproximadamente 300 mil mortes por doenças do coração e cérebro anualmente, isto é, a cada dois minutos, ocorre um óbito em função destas doenças. Os estudos revelam, ainda, que esse número cresce anualmente devido ao inadequado controle dos principais fatores de riscos cardiovasculares como a hipertensão, diabetes e o aumento do colesterol.

— A moderação do consumo de sal é eficaz para todos os indivíduos, mesmo que existam pessoas mais e menos sensíveis ao consumo de sal na elevação dos níveis da pressão arterial. É importante considerar que o elemento nocivo é o sódio — que está presente no sal de cozinha. Muitos alimentos que não são adicionados de sal já possuem alto teor de sódio como é o caso dos embutidos, queijos, salgadinhos de pacote, conservas em salmoura e refeições prontas (sopas e congelados). Esses alimentos são considerados os maiores responsáveis pelos desequilíbrios pressóricos entre os portadores de hipertensão — explica Celso Amodeo, cardiologista do HCor.

Estudos mostram que entre as pessoas que consomem pouco sal, a pressão arterial não aumenta conforme a idade.

— Portanto fica evidente a necessidade de orientar a população, em especial as crianças, para tomarem muito cuidado no consumo de alimentos que contenham grande quantidade de sal. Atualmente, o sal é consumido numa quantidade duas vezes maior do que o recomendado pelos médicos (4 a 6g) distribuídos entre todas as refeições. Ao contrário disso consome-se em média cerca de 12 a 15 gramas por dia, e chega a uma quantidade superior em alguns estados nordestinos. Por isso, a pressão alta atinge em torno de 30 a 35% da população adulta, e pode chegar a mais de 50% na população mais idosa — esclarece o médico.

Cuidados para manter a pressão normal:

:: Controlar o estresse;

:: Reduzir o peso corporal;

:: Reduzir o consumo de álcool;

:: Reduzir o sal de cozinha, embutidos, enlatados, conservas, etc;

:: Abandonar o tabagismo;

:: Exercitar-se regularmente;

:: Evitar drogras que elevam a pressão arterial.

Com informações de Bem-Estar.
Foto: Hermes Bezerra.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Música para viver melhor

Estudar música pode trazer benefícios para o aprendizado e estimular relações sociais.

Estudos realizados por três educadores relacionados com o projeto "Futuro da Música" na Inglaterra, entre 1972 e 1992, revelaram que a educação musical melhora o aprendizado de leitura, de idiomas e o rendimento acadêmico em geral. Esses estudos concluíram também que ela aumenta a criatividade, desenvolve a capacidade motora e melhora a autoestima. Para Célio Ramos, diretor de Marketing da Escola de Música e Tecnologia, maior escola do segmento do país, a música faz muito mais do que isso.

— Além de tudo isso, a música ajuda as pessoas a se inserirem socialmente, fazer amigos e arrisco comentar que a vida pode ser dividida em duas etapas: antes e depois que a pessoa coloca música em sua vida — comenta.

Hoje em dia, existem várias opções para quem procura estabelecer essa relação. O setor vive um grande momento impulsionado pelo aquecimento da economia e pela recente legislação que obriga escolas a disponibilizarem em seus currículos o ensino da música.

— Algumas pessoas demonstram ter percepção e sensibilidade acima das outras desde pequenas. Esses atributos encaminham essas pessoas às funções relacionadas com arte e uma delas é a música. Portanto, não há grandes desafios, é algo natural — diz Ramos.

A música não impõe obstáculos a quem quer aprender a cantar ou dominar um instrumento. Trata-se de uma atividade eclética, aberta a todos, com qualquer idade, nível cultural ou social. O único requisito indispensável é a dedicação: separar algum tempo disponível.

— Nosso tempo é administrável em função das prioridades que estabelecemos, assim, se a prioridade é aprender música, certamente o interessado irá transpor as dificuldades e obstáculos e encontrar tempo. É bom ressaltar que, como qualquer outra atividade, quanto mais tempo se dedicar a ela, mais terá domínio — conclui.

Com informações de Bem-Estar.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Alimentação adequada e algumas dicas simples podem evitar a flatulência


Problema pode acontecer com qualquer um independente da idade.

Alimentos como pão branco, feijão, batata, repolho, ovos, couve-flor, milho, cebola, brócolis e refrigerantes são prejudiciais por causar flatulências nos intestinos devido à fermentação dos alimentos. Independente do estilo de vida e também dos hábitos alimentares, esse problema pode acontecer com qualquer um e em qualquer idade.

O acúmulo de gases provoca distensão e dores abdominais, que pode levar o indivíduo a problemas de sociabilidade e desconforto. A prisão de ventre, colite e má digestão são algumas das doenças do trato gastrointestinal o que acaba por propiciar maior produção de gases. No entanto, vale ressaltar que o sedentarismo e a ansiedade chegam a agravar ainda mais o quadro.

Uma boa saída para a flatulência é tomar alguns cuidados, ingerindo alimentos ricos em fibras, como pão e torradas integrais, aveia, granola, linhaça e frutas e verduras; beber bastante água, além de fazer exercícios físicos, que estimula o funcionamento intestinal e reduz o estresse.

— Ao ingerir alimentos ricos em fibras é fundamental que a ingestão de água seja de pelo menos dois litros ao dia para evitar a prisão de ventre e formação de gases devido ao consumo das fibras. Esses cuidados são essenciais para evitar o desconforto intestinal — explica a nutricionista Ana Paula Leão Rossi.

É importante lembrar que o ser humano chega a eliminar aproximadamente 1,5 litros de gases diariamente e que o enxofre é o grande vilão da situação, mesmo ocupando apenas 1% da composição de gases, ele é o principal responsável pelo cheiro ruim dos flatos.

Com informações do Portal Educação.
Foto: Genaro Joner/Agência RBS.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sua genética o faz engordar? Descubra


Filhos de pais obesos tem 80% de chances de se tornarem gordos.

A predisposição genética para a obesidade é um fenômeno que envolve a interação de mais de 250 genes. Boa parte dos obesos têm uma alteração em determinado gene (FTO = fator determinante de obesidade), que leva à fome compulsiva e predileção por alimentos de elevado teor calórico.

O meio ambiente, claro, tem um papel muito importante para que o gene se manifeste. Filhos de pais obesos tem 80% de chances de se tornarem gordos, principalmente pelos maus hábitos alimentares e passados de uma geração para outra.

As chances de uma criança se tornar um adulto obeso aumentam quando:

1. As mães engordam demais durante a gravidez

2. Ao completar um ano, o bebê pesa mais do que o triplo do que tinha ao nascer

3. Bebês que dormem pouco ficam mais cansados e fazem menos atividades durante o dia, facilitando o acúmulo de gordura

4. Crianças com mais de três anos ficam mais de oito horas por semana na frente da TV

5. Aparecem gordurinhas localizadas antes dos quatro anos de idade

6. Se os pais são gordos, além da genética com propensão à obesidade, os filhos podem imitar seus maus hábitos.

7. O alto consumo de alimentos doces e gordurosos faz com que as células de gordura se desenvolvam antes. Hoje, crianças com quatro, cinco anos, produzem um tecido gorduroso que só deveria ser formado aos sete anos.

8. Essas células vão aumentando de tamanho até que estouram e se multiplicam, o que resulta em ganho de peso.

Uma pessoa nunca perde as células de gordura que ganhou ao engordar. Quando emagrece, essas células murcham, mas permanecem no organismo. Se, após conquistar o peso ideal, a pessoa não der continuidade a uma dieta saudável, essas células vão novamente inchar e se multiplicar. Por isso é que é difícil emagrecer e manter-se magro.

Crianças e adultos saudáveis aprendem que:

:: Para começar bem o dia deve-se tomar café-da-manhã e respeitar os horários das refeições seguintes, como almoço e jantar.

:: Não deve-se beliscar a toda hora nem ficar longos períodos em jejum.

:: Seguir uma dieta balanceada não é impossível porque nenhum alimento é proibido. O segredo é a moderação.

:: Enquanto frutas e verduras devem ser consumidas diariamente, alimentos mais pesados, como pizza, batata frita e bolo de chocolate devem aparecer no prato só de vez quando.

:: Por mais que jogos eletrônicos sejam divertidos, é importante reservar um tempo para a prática de atividades físicas, como andar de bicicleta, jogar bola, dançar, se divertir com os amigos.

Com informações do Blog Vida Saudável.

domingo, 24 de abril de 2011

Crianças terão que encontrar ovos de Páscoa escondidos em Guaramiranga

Termina hoje a primeira Feira de Páscoa de Guaramiranga. Completando a celebração, a alegria chega no dia Domingo de Páscoa, aonde os protagonistas serão as crianças que participarão da “Procura do Ovo da Páscoa”, uma iniciativa aonde as crianças procurarão descobrir na Praça do Teatro e na Central de Artesanato uma grande quantidade de ovos da Páscoa que foram escondidos.

sábado, 23 de abril de 2011

Hoje é o penúltimo dia da 1ª Feira de Páscoa de Guaramiranga

Exposição e vendas de tortas, bolos, chocolate, bombons, ovos e coelhos da Páscoa. Tudo artesanal.

O objetivo é bem simples: oferecer uma alternativa interessante e diferente para turistas, visitantes e o povo de Guaramiranga durante a celebração da Semana Santa. Quem está aqui na região pode conferir a 1ª FEIRA DE PÁSCOA DE GUARAMIRANGA, uma festividade aonde as doçuras do chocolate nos bolos, tortas, trufas, bombons, nos tradicionais ovos e coelhos da páscoa serão os verdadeiros protagonistas da festa.

A 1ª FEIRA DE PÁSCOA DE GUARAMIRANGA está sendo organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo de Guaramiranga e acontece até amanhã.

No evento os confeiteiros colocam a disposição do público, antigas e tradicionais receitas que ao hierarquizado a culinária reposteira durante muitos anos no Brasil.

Mantendo os símbolos como o coelho e os ovos de páscoa, respeitando a celebração da data religiosa por meio da liturgia, que nas distintas igrejas e cultos são realizados, oferecemos uma programação variada, onde também acontecerão atividades culturais adequada com a data cristã, como o Louvor a Cristo nas Montanhas, uma encenação teatral na rua da cidade, shows musicais no Teatrinho Rachel de Queiroz e na Praça do Teatro Municipal (Praça de Alimentação).

Conteúdo da Festa

Em concordância com o respeito às principais jornadas da Semana Santa, o conteúdo da 1ª FEIRA DE PÁSCOA DE GUARAMIRANGA é variado.

Com o marco da decoração da cidade, as barracas dos confeiteiros, que vão expor seus produtos artesanais a partir das 17 horas finalizando às 23 horas, na Rua Joaquim Alves Nogueira, frente ao Teatro Municipal até hoje.

O Coral da Catequese da Igreja Católica composto por crianças da cidade fazem uma interpretação de músicas vinculadas à celebração com canções populares, conforme a data.

O projeto Louvor a Cristo nas Montanhas, a programação do “Abril da Música” projeto da Secretaria de Cultura, apresenta hoje uma interpretação de ritmos tradicionais os Tambores de Guaramiranga, todos no Teatrinho da cidade. Tudo preparado para que os visitantes encontrem seu espaço de interesse.

Resumindo a 1ª FEIRA DE PÁSCOA DE GUARAMIRANGA está dirigida fundamentalmente para a família. Com diversas atividades culturais, onde acontecerá esta comemoração nos quatro dias da Semana Santa.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Conheça oito opções de peixes para comer na Páscoa


E aproveite para conhecer os benefícios deste alimento o ano inteiro.

Quem respeita as tradições da Páscoa também não deixa de incluir o peixe no cardápio da sexta-feira Santa, dia em que os cristãos evitam comer carne vermelha.

Mas as propriedades nutricionais que os peixes carregam e os benefícios que trazem ao nosso organismo fazem deste alimento uma ótima opção de proteína para fazer parte de uma alimentação equilibrada durante o ano inteiro.

Cada brasileiro consome, em média, menos de 7 quilos de peixe por ano. A quantidade mínima recomendado pela Organização Mundial de Saúde são 12 quilos. Mesmo assim, muita gente bate o pé e assume que não gosta desta carne branca de jeito nenhum.

Mas será que você não gosta de peixe mesmo? Ou provou uma espécie ou modo de preparo que não combinou com o seu paladar? Saiba agora quais os oito peixes mais consumidos do Brasil:

1. Salmão, versátil e amigo do coração

2. Atum, ideal para receitas elaboradas

3.Bacalhau, a versão desfiada faz o prato render

4.Sardinha: peixe barato que cai bem no patê, no forno e no molho

5. Linguado para o recheio de tortas e bolinhos

6. Cação incrementa ensopados

7.Truta: ela é perfeita para quem faz dieta

8.Cavalinha também é excelente fonte do ômega-3

Com informações de Minha Vida.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Novo espetáculo mostra fé e emoção em Pacatuba


Para a edição 2011 da Paixão de Cristo, a promessa é oferecer a melhor apresentação do espetáculo desde a sua criação, em 1974.

A cidade de Pacatuba, situada na Região Metropolitana de Fortaleza, é palco, há 37 anos, da maior encenação da Paixão de Cristo do Ceará. Realizado pela Fundação de Turismo e Cultura (Funtec), o espetáculo é um marco das encenações das últimas horas de Jesus Cristo.

Este ano, as apresentações ocorrerão hoje e amanhã às 19 horas, na Praça da Paixão, um espaço de 8 mil metros quadrados localizado sob o sopé da Serra da Aratanha.

A expectativa é de um público de 15 mil pessoas. Na produção, são mais de 300 profissionais. Destes, cerca de 200 são atores e figurantes, todos selecionados na própria comunidade. Detalhe: em 2008, a encenação passou a ser Ponto de Cultura do Estado, ganhando o repasse de R$ 180 mil em até três anos para a capacitação dos alunos.

A 37ª apresentação da Paixão de Cristo de Pacatuba promete ser a melhor já realizada no município. Quem garante é a presidente da Funtec, Marluce Rodrigues. "Estamos programando novas cenas e caprichando nos efeitos especiais. Nesta edição, a gente estreia mais duas passagens bíblicas: a tentação de Cristo no deserto e a passagem de João Batista e Salomé na festa de Herodes", diz Marluce.

No espetáculo, serão gastos aproximadamente R$ 200 mil. O valor já está no orçamento anual da Prefeitura. O objetivo é garantir a realização de uma iniciativa que partiu da comunidade, pois trata-se de uma manifestação de caráter endógeno. Além disso, a Paixão de Cristo fortalece o turismo na região.

Empregos

Apesar de não haver uma mensuração em números totais, a avaliação procede. Segundo dados da Funtec, pelo menos 200 empregos informais são gerados durante o evento. Os reflexos são percebidos no artesanato, no comércio de ambulantes, na venda de materiais religiosos, entre outros. Quanto ao comércio formal, idem, como comprova a proprietária de uma pousada local, Maria do Socorro Mota da Ponte, 61 anos. "Toda Paixão de Cristo é a mesma coisa: pousada lotada. As pessoas conhecem a região e voltam outras vezes", comenta.

Estátua

Ao dar destaque ao município, a Paixão de Cristo abre caminho para outras ações. Uma novidade este ano é uma estátua de mais de 15 metros em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, fortalecendo o caráter de turismo religioso. Por se tratar também de uma localidade serrana próxima à capital, ter vertente cultural e ser palco de esportes radicais, o município criou uma programação anual que conta com festivais de literatura e gastronomia, hip hop, voo livre e uma série de outras atividades, sempre com a participação da comunidade. Em maio, haverá a III edição do Festival de Literatura e Gastronomia - Saberes e Sabores. A principal atração será o escritor Ariano Suassuna.

História

A Paixão de Cristo de Pacatuba teve origem em 1974, nas ruas da cidade, quando a população local acompanhava o pároco na celebração das Doze Estações, simbolizadas através de quadros colocados nas residências. De lá para cá, com o apoio da Funtec e a coordenação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Ossip) Serra da Paixão, a peça ganhou ares de superprodução. "Hoje, está tudo mais fácil. Mas, no início, há 37 anos, era complicado", diz o diretor da peça, Antony Fernandes, 74 anos.

Segundo Antony, as ideias para a montagem partiam da análise de fotografias e filmes. Para o capacete dos soldados romanos, por exemplo, eram utilizados, à época, baldes de lixo devidamente adaptados e cobertos com esponja. "Mas, tinha aquela pluma que ficava em cima. Para sustentar, eu comprava saltos de sapatos Luís XV", comenta o diretor.

A recompensa do esforço vem da receptividade do público. "A plateia grita, aplaude. A gente vai acompanhando e todos choram com as cenas. Até os soldados romanos, que não podem chorar, se seguram para não fazer feio", comenta Elizete Maria Maia de Freitas, 66 anos, esposa do diretor e há mais de 20 anos atuando como a personagem Marta.

Para a pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maryvone Moura, a representação simbólica da Paixão de Cristo remete a uma afirmação coletiva. "As imagens, os ritos, a teatralização de passagens bíblicas, as orações e a devoção são exemplos de elementos que compõem estratégias que se articulam com a noção de permanência dos envolvidos com os festejos", conclui Moura.

MAIS INFORMAÇÕES

Paixão de Cristo de Pacatuba
Dias: 21 e 22 deste mês, às 19 horas
Funtec: (85) 3345.2317
http://www.pacatuba.ce.gov.br

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Uso excessivo de anti-inflamatórios e sal pode levar à insuficiência renal


A evolução da doença renal pode levar à falência do órgão, tornando inevitável a necessidade de reposição renal, como hemodiálise, diálise peritoneal ou transplante renal.

Obesidade, consumo excessivo de sal, baixa ingestão de água e uso indiscriminado de anti-inflamatórios: estes hábitos inadequados, resultado do estilo de vida moderno, são fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença renal, lesão caracterizada pela perda progressiva e irreversível da função do rim. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia, a doença renal crônica atinge 11% da população, sendo que deste montante cerca de 90% não sabe que tem o problema, já que é uma doença silenciosa e sem sintomas aparentes nos primeiros estágios.

São cinco estágios que definem a capacidade de filtração dos rins. Pode-se dizer que caso o órgão perca até 50% da sua capacidade, não há danos representativos ao paciente. Com a perda de mais de 50%, começam a surgir sinais de que os rins não estão conseguindo filtrar suficientemente, provocando alterações nos exames de sangue (elevação da creatinina e ureia), com evolução crônica e lenta até necessitar de diálise ou transplante. Quando identificada precocemente, há como tornar mais lentas e até prevenir as complicações decorrentes desta doença, pois os rins interferem em vários sistemas do organismo.

Transplante

De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), de janeiro a dezembro de 2010, foram realizados 4.630 transplantes renais, representando um aumento de 8% em relação a 2009. O Estado campeão de transplantes foi São Paulo, totalizando mais de 2 mil órgãos transplantados.

O transplante renal pode ser realizado em todo indivíduo portador de doença renal crônica em estádio V, isto é, quando a filtração é menor que 10%. No caso de crianças com menos de dois anos, e adultos acima de 70 anos, as condições para o procedimento devem ser avaliadas em cada caso. Geralmente, o grupo de risco para a doença renal é formado por idosos, obesos, diabéticos, hipertensos ou pessoas com histórico familiar. É muito importante que o paciente realize exames de urina e dosagem de creatinina no sangue, anualmente. Uma vez necessário o procedimento, há um longo caminho de medicamentos para impedir a rejeição do órgão.

De acordo com a nefrologista Zita Maria Leme Brito, antes que um quadro de doença renal crônica evolua, é melhor prevenir e evitar a necessidade de terapia renal substitutiva (hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal).

— Hábitos alimentares saudáveis, com baixo teor de sódio, prática diária de exercícios físicos, além de controle da pressão arterial, glicemia, obesidade e acompanhamento de qualquer alteração da função ou morfologia renal, são maneiras de ter uma vida mais saudável e evitar este mal que atinge uma parcela significativa da população — explica.

Mudança de hábitos

Estudos apontam que a redução de 3 g no consumo diário de sal diminuiria em 13% os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e em 10% as doenças isquêmicas do coração. Por isso, a médica acrescenta que a necessidade de controle do consumo do sal na alimentação já virou questão de saúde pública, já que o uso abusivo pode causar hipertensão arterial e derrames cerebrais, além de ser um fator determinante para desencadear patologias renais, devido ao acúmulo de sódio e à facilidade de formação de cálculos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, o brasileiro consome cerca de 13 g de sal por dia. A expectativa é que, até 2020, o consumo de sal pela população brasileira seja reduzido em 50%, alcançando os 5 g (uma colher de chá) de sal por dia.

Os pacientes também devem ficar atentos ao uso indiscriminado de anti-inflamatórios, que pode agravar o quadro clínico. Como sua administração não é controlada, essas substâncias são vendidas livremente nas farmácias. Os anti-inflamatórios inibem a prostaglandina, enzima responsável pelas funções dos rins. Sendo assim, o uso destes medicamentos é contraindicado por pacientes que já possuem problemas renais. Caso não tomem este cuidado, o problema pode evoluir para um quadro de insuficiência renal aguda, devido à falta de proteção da enzima.

Com informações de Bem-Estar.
Foto: Fernando Gomes.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Gordura pode ter efeito benéfico em cirurgias plásticas


Antes vistas de forma negativa, as células de gordura oferecem novas possibilidades terapêuticas.

Atualmente, grandes centros de investigação científica ao redor do mundo estão estudando uma grande promessa na medicina: o uso dos enxertos de gordura a partir das células gordurosas, que podem ser encontradas no tecido gorduroso, e das células mesenquimais, que também encontradas no tecido gorduroso e importantes na formação de novos fibroblastos, responsáveis pela regeneração de tecidos.

Os estudos ocorrem em diversas frentes visando a correções de anomalias e doenças nas mais variadas especialidades da Medicina. Podemos dizer que, guardadas as proporções, esses avanços em várias áreas médicas são tão importantes como a pesquisa das células-tronco.

Com relação à cirurgia plástica, o uso dos enxertos de gordura tem apresentado grandes avanços. Dessa forma, temos correções que, anteriormente, eram impossíveis de serem obtidas e, paralelamente, novas possibilidades de tratamentos, com resultados fantásticos.

Tradicionalmente, a gordura sempre foi associada à deselegância e, sob a ótica da saúde e do bem-estar, maléficas para o ser humano. Elas estão, historicamente, ligadas a problemas como obesidade — e todos os seus riscos — e a outros males, como o diabetes, doenças cardiovasculares e a arteriosclerose, entre outras complicações.

Hoje, no entanto, podemos associar a retirada de gordura à reaplicação no paciente e, consequentemente, obter correções de diversas enfermidades — com a vantagem de gerar elegância, do ponto de vista estético.

Conjuntamente com as células adiposas temos as células mesenquimais, que acompanham o ser humano desde o nascimento e apresentam capacidade multipotente. Isso significa que elas podem adquirir várias funções, sendo transformadas, por exemplo, em células gordurosas, musculares, do tecido conjuntivo - células denominadas de fibroblastos e que produzem colágeno.

Acredita-se que, ao transferirmos células de gordura conjuntamente com as mesenquimais, ocorra a produção dos fatores de crescimento — os mediadores bioquímicos —, ocasionando um efeito benéfico na regeneração dos tecidos na região enxertada.

Com o conhecimento fisiológico das células adiposas, sua fragilidade e os mecanismos de nutrição celular, novas técnicas de manuseio das células adiposas foram desenvolvidas, com materiais específicos, como cânulas mais finas, retirada das células gordurosas sob baixa pressão, centrífugas e microcânulas para a injeção das células a serem enxertadas. Assim, houve maiores possibilidades de as células se manterem vivas na área enxertada.

Restauração do volume mamário

Por isso, na cirurgia plástica atual, um dos grandes avanços é o uso das células de gordura na condição de enxertos, tanto na cirurgia reparadora quanto na estética. É o que acontece nas reconstruções de mamas submetidas à mastectomia (retirada total ou parcial delas). Após a realização de algumas séries de lipoaspiração, a gordura removida é preparada por meio de centrifugação, resultando em um composto de células gordurosas e mesenquimais.

A partir disso, pode-se restaurar o volume mamário removido e, dessa forma, não é necessário o uso de implantes ou até mesmo da transposição de tecidos de outras partes do corpo para restaurar a mama removida. A mesma técnica pode ser utilizada como complementação de outras técnicas para reconstrução mamária, resultando em mamas com consistência mais natural e com maior mobilidade.

A utilização de enxertos de gordura pode ser indicada também para o aumento mamário. Essa técnica, porém, deve ser vista com mais cuidado, pelos riscos de alterar a estrutura do tecido e, consequentemente, as imagens no ultrassom de mama, na mamografia e na ressonância nuclear magnética da região.

O uso dos enxertos de gordura no tecido mamário normal ainda não é totalmente aceito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e pela Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), sendo liberado apenas nas cirurgias de reconstrução mamária.

Correções de deformidades nas nádegas

Outro uso dos enxertos de gordura ocorre nas deformidades de volume corporais, primárias ou secundárias. Os enxertos podem corrigir as deficiências teciduais ocasionadas pela remoção exagerada de gordura — o que levou a uma depressão local, ou deformidades corporais congênitas com assimetrias corporais.

Uma das principais indicações no uso dos enxertos de gordura é no aumento do bumbum. Trata-se da primeira escolha para aumentar os glúteos, desde que existam áreas de lipodistrofias (concentrações de gordura) para serem utilizadas como doadoras.

Os enxertos são colocados no meio do tecido muscular. Com isso, o resultado fica muito natural, sem risco de surgimento de áreas de celulite, e o aspecto final é um aumento semelhante ao de um aumento muscular. Isso acontece porque as células gordurosas, após a integração, não são mais absorvidas.

Com informações de Bem-Estar.
Foto: Susi Padilha/Agência RBS.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ar-condicionado: herói ou inimigo?


Médico afirma que aparelho pode causar complicações, caso certas precauções para o seu uso adequado não sejam tomadas.

No dia a dia, muitos recorrem aos sistemas condicionadores de ar, seja no trabalho, no carro ou até mesmo em casa. O ambiente fica fresco e agradável, porém, diversas complicações podem surgir, caso certas precauções para o uso adequado não sejam devidamente tomadas.

Um alerta relevante do médico Ricardo Milinavicius, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) explica que o ar-condicionado faz com que importantes regiões do pulmão fiquem ressecadas:

— A mucosa nasal é revestida por cílios vibrantes, responsáveis por expulsar bactérias, fungos e vírus que adentram em nosso organismo pelo ar que respiramos. Como há o ressecamento da região, a chance de se contrair infecções aumenta.

O filtro dos ares-condicionados não consegue reter todas as impurezas existentes, que se acumulam nos ductos e fazem com que a circulação de ar prejudique a saúde de quem está exposto ao aparelho. Assim, é extremamente necessário que o ar-condicionado seja higienizado e seu filtro trocado periodicamente.

— Este é o principal desencadeador de doenças respiratórias: a falta de limpeza. Para pessoas que já apresentam quadros de bronquite, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), os riscos são ainda maiores, podendo levar a casos de sinusite, amidalite e até mesmo pneumonia — previne o médico.

Segundo ele, o ideal é evitar ao máximo a longa permanência em locais com grandes conglomerados de pessoas, onde existe uma enorme troca de infecções virais. Quando não há jeito, a melhor forma de se prevenir é através de hidratação. É essencial beber muita água e umidificar bem as vias aéreas nasais com soro fisiológico, que lava e higieniza completamente.

A depender do caso, uma medida mais extrema ainda pode ser tomada.

— Para alguns pacientes, como portadores de asma ou DPOC que estão sujeitos a passar por uma crise a qualquer momento, é indicada a aplicação de vacina contra pneumonia para aumentar a imunidade, principalmente em pessoas com mais de 50 anos — comenta Ricardo.

Limpeza é fundamental

Conforme o especialista, não só o filtro do ar-condicionado deve ser higienizado, mas também os ductos internos, pois é lá que bactérias e os resquícios de água ficam alojados.

A limpeza deve ser realizada a cada três meses e, a cada seis, deve-se trocá-lo. O mesmo serve para o ar-condicionado de carros, porém, o parâmetro para troca é de 5 mil a 10 mil quilômetros rodados, o que dá em média, aproximadamente, um ano.

— É preciso ressaltar a real necessidade de uma manutenção frequente desses aparelhos, pois normalmente as pessoas se esquecem de fazê-lo ou deixam para depois, o que resulta em um desconforto geral e constante — finaliza.

Com informações da Maxpress.
Foto: Adriana Franciosi/Agência RBS.

domingo, 17 de abril de 2011

Empresas vão reduzir teor de sódio nos alimentos industrializados


Dados mais recentes mostram que o brasileiro consome, em média, 9,6 gramas de sal por dia, quase duas vezes mais que o recomendado pela OMS.

O Ministério da Saúde e a indústria de alimentos fecharam acordo para reduzir o teor de sódio em 16 categorias de alimentos processados, como massas instantâneas, pães e bisnagas, nos próximos quatro anos.

Ao diminuir a quantidade de sódio nos produtos alimentícios industrializados, a ideia é estimular o brasileiro a ingerir menos sal. O consumo excessivo está ligado ao aumento da incidência de doenças crônicas, como a hipertensão e problemas cardíacos. Os dados mais recentes mostram que o brasileiro consome, em média, 9,6 gramas de sal por dia, quase duas vezes mais que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O compromisso prevê uma redução gradual da taxa de sódio para ser cumprida até 2012 e, depois, intensificada nos dois anos seguintes. No caso das massas instantâneas, a meta é uma queda de 30% na quantidade de sódio em um ano, ou seja, limitada a 1,9 grama até 2012.

Nas bisnaguinhas, a meta é reduzir 10% do total de sódio: o limite será 531 miligramas, em 2012, e 430 miligramas, em 2014.

Em julho, o governo e as empresas voltam a se encontrar para definir o percentual de redução de sódio para o pão francês, bolos prontos, mistura para bolo, salgadinhos de milho e batatas fritas. Até o final do ano, será definido o teor máximo para biscoitos, embutidos, caldos, temperos, margarinas, maioneses, laticínios e refeições prontas.

— A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai acompanhar a execução desse acordo — informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), Edmundo Klotz, as empresas ainda estudam as alternativas que serão usadas para tirar o sódio dos produtos, mantendo o sabor e a cor.

— Devem ter alterações [gosto], mas poderão ser imperceptíveis — explica.

Em novembro de 2010, a Anvisa constatou teores elevados de sódio em vários alimentos industrializados. O macarrão instantâneo apresentou a maior quantidade de sódio. Também aparecem na lista a batata palha e os refrigerantes light e diet à base de cola e guaraná.

Com informações da Agência Brasil.

sábado, 16 de abril de 2011

Odontopediatras investem em recursos para motivar as crianças a cuidarem da boca e dos dentes


Profissionais que atuam em odontopediatria se aperfeiçoam e equipam os consultórios para ganhar a confiança dos pequenos.

Nem sempre, as primeiras consultas de uma criança ao dentista são tranquilas ou amistosas. Meninos e meninas resistem e, às vezes, choram assustados. É natural que não se sintam à vontade em um ambiente estranho e com pessoas que jamais viram. Mas a relação do dentista com os novos pacientes pode ser bem diferente.

Campanhas educativas e propagandas na mídia reforçam a importância do cuidado com a boca e com os dentes. A prevenção é fundamental, por meio de uma escovação eficiente, de consultas regulares ao dentista e da utilização de produtos que higienizam a boca.

Odontólogos que optaram por atender apenas crianças, investem em recursos para atraí-las, desmistificando a figura do dentista e afastando o medo ainda presente em algumas. Os consultórios são cada vez mais modernos, coloridos, com brinquedos e recursos de áudio e vídeo, que possibilitam maior interação entre o profissional e o paciente. A descrição didática do dentista à criança sobre os procedimentos que estão sendo feitos acaba fazendo com que elas não achem as explicações cansativas e aprendam melhor sobre a importância e os cuidados que devem ter com os dentes.

A odontopediatra Betinne Erdmann Severo conta que motivar a criança a cuidar da boca e dos dentes é um processo multiplicador, pois ela leva os ensinamentos para o resto da vida e os dissemina entre os familiares.

Entre os avanços da odontologia e da odontopediatria em especial, pode ser destacada a educação do paciente como princípio da prevenção. No entanto ações já foram tomadas em larga escala — e ainda são aproveitadas —, como a adição de flúor na água de abastecimento. A cárie, uma doença infectocontagiosa, necessita para se desenvolver da bactéria, de uma dieta rica em sacarose e do dente. Boa higienização bucal após as refeições, alimentação regrada e utilização de flúor são três medidas simples que afastam a cárie e garantem uma boca saudável e o sorriso perfeito que os pais sonham para seus filhos.

— O controle alimentar e a rotina nos horários de alimentação, com posterior escovação, garantem saúde bucal para o resto da vida — enfatiza Betinne.

Dicas simples para uma boca mais saudável

Problema muito comum em crianças, a cárie é uma doença infecciosa, transmissível e multifatorial. A Streptococcus mutans, bactéria causadora do mal, pode ser transmitida da mãe para o filho pelo contato direto. Por isso, não se deve soprar a comida do bebê nem experimentá-la com o talher que ele vai comer.

Com o nascimento dos primeiros dentinhos, é hora de retirar gradativamente a mamadeira e introduzir alimentos sólidos na dieta. Nessa fase, evite bater os alimentos no liquidificador para incentivar os movimentos mastigatórios. Água, sucos e outros líquidos devem ser tomados no copo para estimular o movimento de sorver. Alterne colher, canudo e caneca para exercitar vários músculos da face. A cárie de mamadeira acomete os dentes de leite. Elas provocam dor e dificuldade de alimentação, comprometendo o peso e a estatura dos pequenos. As mamadeiras adoçadas demais e oferecidas durante a noite são as grandes vilãs do mal nas crianças.

Escovação bem feita

:: Mesmo antes dos primeiros dentinhos começarem a aparecer, a higiene bucal na criança já deve ser feita. Deslize o dedo indicador, enrolado em uma gaze umedecida com água filtrada ou fervida, pela gengiva do bebê, para retirar resíduos de leite e de outros alimentos. Quando a criança apresenta um ou mais dentes, escovas especiais podem ser utilizadas, apenas com água. Escolha as extra macias e com a cabeça pequena, que alcance até os dentes que ficam mais ao fundo. Todas as superfícies aparentes dos dentes devem ser limpas, com suavidade. A língua também.

Comer e escovar os dentes

:: A escovação após a ingestão de alimentos é fundamental para a saúde bucal. Não é necessário proibir alguns tipos de comida, mas sim organizar as refeições em horários apropriados. Crianças que ainda mamam mas já têm dentes, o que começa a ocorrer por volta dos seis meses, também precisam fazer a higiene após se alimentarem. A recomendação também vale para quem toma remédios açucarados. No entanto, a prática deve ser feita por um adulto e, ao passo que a criança for aprendendo, pode assumir a tarefa de escovar os próprios dentes, sob a supervisão de um responsável.

Escolha do creme dental

:: O creme dental pode começar a ser introduzido quando a criança já tiver quatro dentes na boca. Contudo, é importante ficar alerta ao tipo de produto utilizado. Quando seu filho tiver de um a três anos, recomenda-se a adoção de cremes sem flúor. Com mais de três anos, se a criança souber cuspir, pode ser usada a pasta de dente com flúor. Isso porque, quando os dentes permanentes estiverem em formação dentro do osso, a ingestão de flúor pode causar manchas esbranquiçadas. A quantidade de creme dental para uma escovação é semelhante ao volume de um grão de ervilha.

Visita ao dentista

:: Ao nascerem os primeiros dentes, as crianças já podem ser levadas a um dentista. O objetivo desse primeiro contato é que os pais sejam orientados quanto à higiene e, se necessário, a fazer mudanças na dieta dos filhos. As revisões devem ser realizadas a cada seis meses. A procura por um ortodontista, muitas vezes, é indicada pelo profissional que acompanha a criança. Às vezes, é necessário iniciar um tratamento na dentição decídua (dentes de leite) para corrigir problemas que possam se tornar mais complexos na dentição permanente.

Utilização do fio dental

:: Uma higiene bucal completa não é feita apenas com escova e creme dental. Há outros componentes que ajudam na limpeza da boca. Um exemplo é o fio dental, que deve ser utilizado, pelo menos, duas vezes ao dia. Mas é importante o acompanhamento do processo, pois o uso incorreto pode cortar a gengiva. Um pedaço do fio, enrolado nos dedos, deve ser passado ao redor da base de cada dente e chegar à gengiva, removendo os resíduos de alimentos e a placa bacteriana, e não empurrando o alimento para dentro da gengiva.

Uso do antisséptico bucal

:: O antisséptico bucal pode ser usado por crianças a partir de seis anos, que sabem cuspir e têm noção de quantidade. Ele tem como objetivo matar os germes que causam a gengivite, a placa bacteriana e o mau hálito. Reduz a placa onde a escova de dente não alcança. Os produtos voltados ao público infantil apresentam em sua embalagem marcas dosadoras, indicando a quantidade a ser utilizada, de acordo com a faixa etária. A utilização é diária, principalmente à noite, com supervisão dos pais ou responsáveis para que não haja ingestão.

Com informações do Caderno Meu Filho ZH.
Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pilates, RPG ou RCV: qual é o melhor tratamento para problemas na coluna?


Fisioterapeuta explica do que se trata cada exercício e qual é indicado para cada tipo de dor.

Dores na coluna, má postura, sedentarismo, você sabe qual é o melhor tratamento para o seu tipo de problema? Hoje existem alguns tratamentos que podem auxiliar na melhora do seu diagnóstico e muito se tem falado do Pilates, RPG e RCV, mas você sabe o que são esses tratamentos e para que eles servem?

Para o fisioterapeuta Vinícius Paciulo do Instituto RV, especializado em fisioterapia ortopédica com foco no tratamento de coluna, a diferença entre os tratamentos está na avaliação por meio do diagnóstico cinesiofuncional, assim, especificando o verdadeiro motivo da dor, seja ela muscular, neural ou articular.

— Além disso, utilizamos o conceito de estabilização segmentar vertebral onde treinamos e geramos "endurance" (aumento da resistência muscular) para musculatura profunda da coluna, essa é a principal diferença nas fases de tratamento do RCV em relação ao Pilates e RPG — esclarece Paciulo.

Pilates

De acordo com o fisioterapeuta, o pilates é uma técnica que consiste em tratamento fitness, que estimula o fortalecimento e alongamento do corpo, assim como proporciona uma postura adequada e alinhamento articular através do fortalecimento da musculatura estabilizadora.

As atividades realizadas pelo pilates são indicadas como extensão do tratamento de coluna, nas quais o fisioterapeuta utiliza aparelhos para promover ganho de força muscular, alongamento e resistência da musculatura global da coluna, que tem a função de promover a estabilização e boa postura, também aumenta o condicionamento físico e força sem gerar lesão por posturas inadequadas.

Reeducação Postural Global (RPG)

Já a Reeducação Postural Global (RPG) é um tratamento individual no qual o fisioterapeuta utiliza os conceitos de cadeia muscular e aplica técnicas e exercícios com o objetivo de melhorar a postura e dor do paciente. Trabalha a globalidade do corpo e, portanto, trata as dores e a má postura através de sessões que englobam todas as articulações e a maioria da musculatura, ou seja, reeducação postural. É recomendada para pessoas com uma curvatura muito grande na coluna (hipercifose e hiperlordose), escoliose, pé chato (pronado), entre outras.

Reequilíbrio da Coluna Vertebral (RCV)

O Reequilíbrio da Coluna Vertebral (RCV) é indicado para pacientes que sofrem com dores agudas e crônicas. O tratamento mescla o regaste das terapias manuais, reconhecidas internacionalmente, com novas tecnologias; é composto por quatro fases: avaliação personalizada, terapia manual, descompressão e exercícios de estabilização segmentar, os quais melhoram a dinâmica da articulação, diminuem a atividade anormal do sistema neural envolvido e reestruturam a musculatura afetada pela dor e pela fraqueza muscular reequilibrando-a novamente.

O RCV é recomendado para hérnia de disco, dores cervicogenicas — dor de cabeça originada na cervical —, alterações articulares e musculares, protrusão discal, lombalgia, dor ciática, lordose, escoliose, espondilolistese, cifose, instabilidade vertebral, whiplash — lesões de chicote no pescoço —, e para pacientes que já fizeram muitas sessões de fisioterapia convencional sem sucesso.

Com informações de Bem-Estar.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Siga as dicas para evitar problemas nos pés, como joanetes, metatarsalgia e fascite plantar


Eles servem de base para a locomoção do ser humano e devem ficar longe da dor.

— Usar sapatos apertados, chegar em casa no final do dia e arrancá-los dos pés: essa é a verdadeira felicidade — diz Nelson Astur Filho, ex-presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé).

Mas nem só de sapato apertado sofrem os pés. Pesquisas apontam que 70% da população mundial tem algum problema nessas extremidades em algum momento da vida. Diferentemente de outros tipos de dor, como as nas costas e na coluna, em que 69% dos brasileiros se deixam acometer por mais de um ano antes de buscar ajuda.

— No caso dos pés, as pessoas procuram ajuda médica cedo, já que eles são imprescindíveis para a locomoção — explica Nelson.

Entre os problemas mais comuns apresentados por adultos, está o popular joanete. Na medicina, ele é consequência de uma deformidade no dedão, chamado de hálux valgo e trata-se de um desvio lateral da articulação, que fica entre esse dedo e o pé. Além da hereditariedade, é causado pelo uso de calçados apertados, com salto alto e bico fino. As consequências? Saliência do osso do dedão — que aponta cada vez mais para os outros dedos —, dor e edema na articulação e aparecimento de calos.

Há também a metatarsalgia, uma dor na parte de baixo na região bem próxima aos dedos, a "almofadinha" da sola anterior do pé, conforme simplifica Nelson. Ela é uma consequência da sobrecarga nos ossos chamados metatarsos — aqueles compridos, que ficam entre o calcanhar e os dedos —, causada por atividades como corrida ou caminhada.

Outro problema comum é a fascite plantar, uma inflamação em um tecido bastante resistente que fica na planta dos pés, funcionando como se fosse uma corda quando mexemos os pés. Ela causa bastante dor no calcanhar e geralmente se manifesta quando a pessoa acorda e caminha descalça ao levantar da cama. Excesso de peso e pés planos ou cavados contribuem para o seu aparecimento, assim como ficar longos períodos em pé.

Independente do problema, desconforto, dor ou anormalidade, a orientação de um ortopedista é essencial. O tratamento prescrito pode incluir um simples repouso, uso de palmilhas, de anti-inflamatórios ou mesmo cirurgia.

Siga as dicas

:: Calçado amigo do pé é aquele folgado, confortável — que não aperta os dedos nem o calcanhar —, com saltos baixos, feitos com materiais que permitam a transpiração, como o couro. E lembre-se: o sapato tem que adaptar-se ao pé e não o contrário.

:: Manter o pé ativo: atividades físicas e alongamentos são indicados, sem exageros.

:: Não descuidar do peso, ficando de olho na balança e na dieta. Quanto maior o peso, maior o risco de sofrer com dores e problemas nos pés.

:: Procurar sempre um especialista quando sentir dores ou desconforto.

Com informações de Bem-Estar.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mulheres devem ficar atentas à importância do exame das mamas

Esse tipo de câncer é o que mais mata pessoas do sexo feminino no país.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2010, foram diagnosticados mais de 49 mil casos da doença no Brasil. Além disso, esse tipo de câncer é o que mais mata mulheres no país.

Todas as mulheres a partir dos 40 anos devem procurar, anualmente, um profissional para realizar o exame clínico das mamas. O autoexame realizado pela própria mulher também é importante, porém, isolado, não é eficiente para uma detecção precoce do tumor e não substitui o exame feito por um profissional.

Fatores de risco

:: Hereditariedade: mulheres com histórico da doença na família têm mais chance de desenvolver câncer de mama antes dos 50 anos;

:: Primeira menstruação precoce;

:: Menopausa tardia (após os 50 anos);

:: Primeira gravidez após os 35 anos;

:: Não ter tido filhos;

:: Ingestão de álcool, mesmo em quantidades pequenas;

:: Exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35.

Com informações do caderno Vida ZH.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Pesquisa revela que prática de ioga reduz ansiedade e ritmo cardíaco


Praticantes também melhoram a vitalidade e a saúde mental.

A notícia é boa para quem gosta de ioga: além de concentrar a mente e o corpo, especialista garante que a prática promove a diminuição da ansiedade e do ritmo cardíaco.

O estudo foi publicado nos Estados Unidos em conferência de cardiologia e sugere que aqueles que praticam ioga três vezes por semana reduzem a depressão e a ansiedade, ao mesmo tempo em que aumentam o bem-estar social e mental.

Cerca de 49 pacientes foram analisados pela equipe de Dhanunjaya Lakkireddy, professor associado de Medicina da Universidade de Kansas. Os entrevistados sofriam de fibrilação atrial, uma afecção de ritmo cardíaco irregular que acontece quando os sinais elétricos naturais do coração disparam de maneira desorganizada, provocando agitação dos batimentos cardíacos.

Nos três primeiros meses do estudo, os pacientes seguiram suas rotinas de exercícios habituais. Após esse prazo foram submetidos a três sessões de ioga por semana com um instrutor. De acordo com as análises, houve redução dos episódios de ritmo cardíaco irregular em quase metade dos pacientes. Além da melhora na função física, vitalidade, funcionamento social e saúde mental.

— As doenças cardíacas afetam grande parte da população mundial, portanto atividades que previnem estas doenças devem ser estimuladas — destaca o enfermeiro Alisson Daniel.

Segundo a psicóloga Denise Marcon, é sempre recomendada a pacientes depressivos e ansiosos que fazem algum tipo de prática que ajude a reduzir o impacto dos sintomas em sua vida diária.

— O estudo mostra que a ioga pode ser uma prática que agrega novos resultados ao prognóstico destes pacientes — diz ela.

Com informações do Portal Educação.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Shakes, sopas e barras são aliados do emagrecimento saudável


Substitutos de refeições devem ter registro na Anvisa, explica médico nutrólogo.

Alimentos substitutos parciais de refeições são grandes aliados do emagrecimento saudável. De acordo com o médico nutrólogo da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) Nataniel Viuniski, eles podem ser encontrados na forma de shakes, sopas e barras e são produtos nutricionalmente seguros, com calorias controladas e com conteúdo adequado de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas e minerais.

— Eles podem ser utilizados para substituir de uma a duas das três principais refeições do dia, sendo que essa terceira deve ser composta por alimentos tradicionais, coloridos e balanceados — explica o médico.

Segundo ele, para obter registro na Anvisa como substitutos parciais de refeição, esses produtos devem ter não menos que 200 e não mais que 400 kcal - no mínimo 25% e no máximo 50% do valor energético deve ser composto por proteínas e, no máximo, 30% de gordura. A quantidade de vitaminas e minerais deve representar um terço da recomendação do Codex Alimentarius, o código alimentar da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

— O registro na Anvisa oferece a segurança de que o produto está de acordo com as normas — alerta.

O controle de peso ocorre quando a pessoa deixa de ingerir uma refeição com calorias em excesso e passa a utilizar esses produtos com calorias reduzidas e desenhados por especialistas para oferecer uma boa nutrição e promover saciedade. Na abordagem de controle de peso com substitutos de refeição, o médico nutrólogo destaca a importância do indivíduo realizar lanches saudáveis nos intervalos das refeições.

— Esses lanches podem ser compostos por frutas, legumes, iogurtes, barras de proteína, de cereais ou até mesmo sopas — diz.

Segundo o especialista, o uso dos substitutos de refeição pode ser feito por adultos clinicamente saudáveis.

— Idosos, crianças, gestantes ou pessoas com complicações de saúde, como diabetes, câncer ou hipertensão, somente podem fazer uso com acompanhamento de médico — completa.

Dieta com substitutos pode ser mais eficaz que dieta tradicional

Para Viuniski, esse tipo de abordagem é bastante eficaz e deve ser mais uma das possibilidades que os profissionais da saúde possuem para tratamento de pessoas com excesso de peso.

— Existem estudos clínicos que demonstram que, quando comparados a um tratamento com dieta tradicional, os planos com substitutos apresentam melhores resultados e menor desistência ao longo de um ano de acompanhamento.

Ele ressalta que, assim como reeducação alimentar, uso de medicamentos, atividade física regular e boa qualidade de vida, o uso desses shakes é mais uma das ferramentas científicas para auxiliar a combater a epidemia de obesidade.

— O médico nutrólogo, dentro das possibilidades, deve recomendar a melhor maneira para tratar cada paciente — observa.

Com informações de Bem-Estar.

domingo, 10 de abril de 2011

Confira 10 dicas para lidar melhor com o estresse do dia a dia


Especialista em desenvolvimento humano dá dicas e induz reflexões sobre comportamento na rotina.

O stress no trabalho, na faculdade ou nos relacionamentos influencia no comportamento diante das dificuldades, ou seja, na personalidade da pessoa. Segundo o médico espanhol Jorge Carvajal, pioneiro na pesquisa em Medicina Bioenergética na Universidade de Andaluzia, o ser humano adoece quando a personalidade resiste aos desígnios da alma.

A especialista em desenvolvimento humano Flávia Lippi estudado em técnicas ligadas ao autoconhecimento e qualidade de vida. Ela é autora do livro "Spiritual Coaching", que traz 100 perguntas de reflexão sobre o ser. Por isso, criou 10 dicas de como controlar o stress no dia a dia em meio ao trabalho e estudo, incluindo algumas das perguntas contidas no livro.

Confira e saiba lidar melhor com a pressão da rotina:

1. Se a realidade ainda não é como você sonha, se mantenha motivado em direção aos seus sonhos, todos os dias. Pergunte-se: O que está mantendo sua vida em direção ao seu maior sonho?

:: A resposta para essa pergunta é muito importante para que você encare a realidade e entenda o que está faltando para alcançar os seus sonhos, já que realizá-los fará bem à sua alma. Por isso, todos os dias, quando surgir uma dificuldade, esteja motivado a superá-la e foque os seus objetivos em algo maior: o seu sonho.

2. Evite se cobrar em excesso, já que as cobranças já são parte do seu cotidiano no trabalho e estudo. Pergunte-se: O sofrimento leva à renúncia?

:: Em diversos tipos de situações, seja no trabalho ou em qualquer atividade que exija o seu comprometimento, as cobranças vindas de terceiros serão constantes. Por isso, ainda que você tenha suas metas, evite ser mais uma pessoa a cobrar mais de você. Reflita sobre o que o faz sofrer e tenha em mente não desistir do que você acredita em função de pessoas que o pressionam todos os dias. Você é o seu melhor amigo e não mais um cobrador. Não renuncie suas metas em meio ao sofrimento. Supere-se.

3. Em seu dia a dia, procure agregar detalhes que o fazem feliz. Pergunte-se: O que lhe traz paz verdadeira? Qual é a sua fonte de alegria ilimitada?

:: Os detalhes fazem parte do todo. Por isso, ao longo do seu dia, procure agregar coisas que despertem felicidade. No trabalho, durante a pausa para o almoço, pense em momentos felizes, se entregue ao prazer de apreciar uma sobremesa, converse com os seus colegas de trabalho sobre assuntos rotineiros - televisão, música, cinema. Você pode tornar o seu dia mais agradável.

4. Valorize o seu trabalho e acredite em você. Demonstre o seu amor em suas atividades e com as pessoas ao redor. Pergunte-se: O que é amar de verdade?

:: Muitas pessoas se sentem insatisfeitas com o trabalho que exercem, seja em função da rotina exaustiva de ter que acordar cedo, passar horas no trânsito ou apresentar bons resultados. Já que existem muitas influências para isso e que muitas não podem ser evitadas, procure entender o que é o amor para você. Se você escolheu a sua profissão, se você trabalha pelos seus filhos, se você almeja novas metas, busque o aprendizado todos os dias e faço tudo com amor.

5. Faça o bem. Pergunte-se: Você pratica o bem pelo outro ou pelo seu próprio bem?

:: Fazer o bem aos outros é uma atividade que faz bem a você. O bem estar de alguém, quando proporcionado por você, o faz sentir muito mais valorizado, é como entender o valor da existência. Se não existir um bem maior, não há motivos para ser feliz. E se apenas você estiver bem, ao contrário dos outros ao seu redor, a felicidade não será completa, pois o meio pode influenciar o ser.

6. Tente não invejar o outro. Pergunte-se: Luxúria, inveja, ira e ilusão, neste momento, fazem parte da sua vida? Para que eles servem?

:: Se você sente inveja dos seus amigos e se sente inferior por não ser igual a eles, procure entender o que esse sentimento renderá de positivo a você. A resposta para essa pergunta o fará muito mais compreensivo em relação ao que realmente importa: seus sonhos, suas metas, seus objetivos, suas obrigações. Pense na sua vida e nos seus ideais, almeje o sucesso de todos ao redor. Cresça junto às pessoas, contribua para o crescimento de outras, absorva o que lhe faz crescer, abstraia tudo que não irá contribuir com o seu amadurecimento.

7. Resolva as suas pendências com tranquilidade e agilidade. Pergunte-se: Você se preocupa em solucionar seus problemas ou se ocupa em buscar boas soluções?

:: Se você acredita estar em um momento difícil, quando tudo parece problema, acalme-se. Pense no que realmente é um problema, procure alternativas para solucioná-los, escolha uma delas e busque o seu objetivo. Não acredite em milagres, não espere que a solução venha por meio de favores ou pedidos de socorro. Encare a realidade e busque uma vida mais feliz. Tenha domínio sobre os seus problemas.

8. Pense antes de agir. Reflita: Quando você usou sua intuição para tomar uma decisão? O que é ser sábio?

:: Não tenha reações por impulso, pois muitas vezes eles são negativos. Pense, reflita, entenda os fatos. Uma pausa de minutos, horas ou dias, pode ser essencial para ajudar a tomar a melhor decisão. Saber avaliar as situações lhe fará enxergar a realidade com mais clareza. Evite questionar sem entender o contexto das coisas, não brigue pelo que você não acredita.

9. Valorize as suas amizades. Não adie os compromissos com os seus amigos. Pergunte-se: O que é amizade?

:: Quando um amigo ligar e chamá-lo para sair e se divertir, o que o faria não aceitar? Tudo que parece comprometer as suas relações de amizade não faz bem a sua alma. Ainda que seja o tempo gasto com trabalho ou estudo, é importante dividir as tarefas e prestar mais atenção no seu eu. Cuide-se mais! Aproveite o carinho dos seus amigos e seja carinhoso também. Não ache que há coisas mais importantes do que isso, encare suas amizades como parte essencial para a sua vida.

10. Viva a vida. Pergunte-se: Você é um sobrevivente ou um ser vivo?

:: Motive-se! Pense nos seus ideais, valorize o trabalho, valoriza a família, se dedique ao seu relacionamento amoroso. Sorria mais, experimente novos alimentos, misture novos temperos, mude os móveis de lugar, mude a cor das paredes, conheça a sua cidade, leia sobre diversos assuntos, converse mais com as pessoas ao seu redor, faça novas amizades. Essas dicas lhe ajudarão a entender que a vida é mais do que a casa, o trabalho e a faculdade. A rotina penumbra a importância das coisas. Não deixe que isso aconteça.

Com informações de Bem-Estar.
Foto: Koldeway A. C.

sábado, 9 de abril de 2011

Terapia capilar é solução para problemas nos cabelos e dispensa apliques e transplantes


Causas emocionais e comportamentais são causadores de problemas capilares mais comuns, segundo especialista.

Oleosidade excessiva, caspa, calvície, perda de cabelo e até a mania de arrancar os cabelos são alguns dos problemas capilares mais comuns. Segundo a terapeuta capilar Patricia Maciel, que estudou seis anos de estudos na Takara Belmont, em Nagoya (Japão), a terapia capilar é um método inédito e não invasivo para a recuperação capilar e pode ajudar a solucionar estas complicações.

— O Japão é o país mais avançado em técnicas para recuperação capilar, além de possuir a patente da maioria das fórmulas para o cabelo. O transplante foi descoberto lá — explica.

Patricia afirma que o mais importante é cuidar da célula viva do cabelo: a raiz.

— Cuido do cabelo com produtos naturais, como se fosse uma planta. Costumo dizer que eles falam a mesma linguagem. As aplicações naturais não invasivas são recursos que podem eliminar a eventual necessidade de um transplante — observa.

Calvície, alopecia (perda de cabelo), oleosidade excessiva por desequilíbrio de glândulas sebáceas, caspa, cabelos desidratados, crescimento lento dos cabelos, tricoptilose (pontas duplas) e tricoptilomania (ato de arrancar os cabelos) são alguns dos problemas mais comuns que Patricia atende.

Em mais de dez anos de clínica, ela observou a mudança de seu público:

— Antes meus clientes eram principalmente homens a partir dos 50 anos. Hoje, a faixa etária caiu para apenas 14 a 40 anos e a clientela está bem dividida entre homens e mulheres.

Segundo a terapeuta, a ampliação da faixa etária e a maior presença de mulheres entre seus clientes devem-se, principalmente, a causas emocionais e comportamentais para essas ocorrências.

— O stress ocasiona desequilíbrio no organismo, interferindo diretamente nos problemas capilares. O objetivo das sessões é conscientizar o paciente a manter seu ritmo de trabalho, porém priorizando a qualidade de vida. A ideia é ensiná-lo a atuar de maneira correta em seu ambiente — explica.

Tratamento personalizado

O tratamento capilar deve ser personalizado porque as necessidades variam de acordo com o paciente. Inicialmente, deve-se fazer uma avaliação de cada caso, quando se analisam as condições gerais do cabelo, do couro cabeludo e da raiz. Também é importante considerar o estilo de vida do paciente.

— Identifico os hábitos alimentares, o meio em que vive, os cosméticos que usa, o estado físico e até o humor. Com base nesses dados, obtenho indico o tratamento adequado, que abrangerá aplicações terapêuticas no consultório e manutenção em casa — relata a terapeuta.

Atualmente já existem equipamentos de última geração para tratamentos capilares. O tratamento deve iniciar na raiz e em três camadas de fios do cabelo: cutícula, córtex e medula. Cada aplicação dura em média duas horas e a frequência é estabelecida de acordo com o diagnóstico.

A terceira etapa do tratamento é a descristalização do óstio — poro onde se insere o fio do cabelo. O procedimento — que utiliza ducha de ácido ascórbico (sua ação antirradicais livres elimina o cloro da água) — é necessário para retirar os fragmentos que se depositam no local e impedem o nascimento de fios e a penetração de princípios ativos na raiz, entre outros procedimentos.

Por último, realiza-se a aplicação tópica de fitoterápicos para fortalecer a raiz e estimular o crescimento de novos fios com eletrotricogenese.

— Esta fase é gradativa e os resultados são extremamente satisfatórios na maioria dos casos — explica Patrícia.

A terapeuta capilar salienta que, na primeira ou, no máximo, na segunda aplicação, o tratamento já consegue interromper a queda de cabelo, seja qual for a causa.

— Para que a terapia apresente resultados eficazes, é necessário acompanhar a sequência estabelecida após o diagnóstico, tanto em consultório como em casa — reforça.

Com informações da MaxPress.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pilates atrai cada vez mais o público masculino


Homens procuram a técnica e acabam com estigma de que atividade é direcionada a mulheres e idosos.

O pilates, desenvolvido por Joseh Pilates há 90 anos, chegou ao Brasil cativando um extenso público, principalmente o feminino. Contudo, atualmente, os homens já representam a metade do público interessado na técnica e estão cada vez mais presentes nas aulas com o objetivo de fortalecer a musculatura, prevenir lesões e ajudar na prática de outros esportes.

Para o coordenador técnico e fisioterapeuta da Metacorpus Studio Pilates, Rodrigo Nascimento, o tabu inicial de exercício para mulheres está mudando.

— Com certeza houve um aumento da procura do Pilates, principalmente pelos homens na faixa dos 30 anos em diante — revela.

Para ele, é preciso acabar com este estigma de que a atividade seria voltada para mulheres e idosos. Curiosamente, logo que foi criado, o pilates era praticado apenas por homens, por isso, Rodrigo afirma que o pilates pode ser utilizado para exercícios tipicamente masculinos e ajuda a enrijecer músculos, objetivo maior deste público.

— Ficou um conceito de que Pilates não gera hipertrofia e que a musculação traria muito mais músculos, mas na verdade isto não depende da mola ou dos aparelhos e, sim, da forma certa de trabalhar para alcançar esse objetivo com o método. Na musculação o indivíduo pode comparecer até sete vezes na semana e alternar os segmentos do corpo, já o pilates geralmente as pessoas só fazem duas vezes por semana. Se houver adequação, os resultados podem ser otimizados — enfatiza.

Para otimizar as aulas masculinas, os exercícios devem visar mais o quadrante superior e atividades que desafiam a força e a resistência muscular. E os exercícios realizados não diferem do repertório já existente, mas contam com mudanças de alavancas e de amplitude que intensificam bastante o trabalho.

Aos praticantes de esportes, os benefícios do pilates são trabalhos para gerar o chamado "equilíbrio muscular".

— Os trabalhos específicos podem acabar gerando lesões por esforço repetitivo e as famosas tendinites, logo é necessário um complemento — argumenta o fisioterapeuta.

Rodrigo afirma que o pilates é positivo para todos os esportes, como natação, vôlei, futebol, pois estas atividades necessitam de alongamento, mobilização e força abdominal, pois melhora o que ele e outros especialistas da área chamam de "consciência corporal".

Com informações de Bem-Estar.
Foto: Hermes Bezerra.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dieta ortomolecular: conheça a dieta preferida das famosas


A dieta prioriza a correção das carências nutricionais de cada indivíduo.

Emagrecer sem passar fome e com saúde é a proposta da dieta ortomolecular, que já tem adeptas como Giovanna Antonelli, Samara Fellipo, Juliana Knust e Priscila Fantin. As famosas atrizes aderiram à alimentação baseada na medicina ortomolecular e tiveram ótimos resultados: Priscila Fantin chegou a perder 8 kg em dois meses.

— Essa dieta prioriza a correção das carências nutricionais (como vitaminas, minerais e aminoácidos) encontradas em cada indivíduo. O objetivo é equilibrar o organismo, além de promover o emagrecimento e a saúde física — explica a nutricionista Gisele Silveira do Centro de Tratamento Ortomolecular Vita Naturalis.

Portanto, além de emagrecer, a dieta pode trazer também benefícios para a saúde de forma geral.

— Muitos problemas de saúde surgem por simples carências que se adquire com a monotonia alimentar. Além de trabalhar com o melhor aproveitamento dos alimentos para cada paciente, o uso de suplementos nutricionais também ocorre de forma individualizada, uma vez que cada paciente é diferente nas suas necessidades de micronutrientes. A pele, o cabelo e o intestino são reflexos de como esta nossa nutrição e tendem a melhorar também — esclarece Gisele.

— O passar fome não é de forma alguma nosso objetivo. O que diferencia a dieta ortomolecular é promover o melhor aproveitamento dos alimentos no trato digestivo, reduzindo a compulsão alimentar - complementa.

Segundo a nutricionista, para suprir as necessidades do organismo, não basta somente mudar a alimentação. Isso ocorre pela dificuldade de alguns pacientes em ingerir alimentos diferentes ou pela baixa qualidade nutricional destes e, por isso, muitas vezes são utilizados também suplementos nutricionais.

Porém, você pode também acrescentar hábitos baseados na medicina ortomolecular no seu dia a dia.

Confira as dicas da nutricionista:

:: Mantenha sempre uma boa hidratação e saiba que nenhum líquido substitui a água;

:: Procure variar a sua alimentação: não compre sempre as mesmas frutas e verduras, prove novos sabores;

:: Não faça dietas radicais, elas geram mais carências e dificilmente se consegue manter o peso após parar a dieta;

:: Evite usar suplementos sem orientação. Você pode estar ingerindo mais do precisa ou até desiquilibrando o que estava correto.

Com informações de Bem-Estar.
Montagem sobre fotos Fernando Torquatto, Ricardo Gomes e Mari Quiroz.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Intolerância ao glúten pode ser mais comum do que se imagina, dizem especialistas


A intolerância ao glúten presente em pães, massas e biscoitos pode provocar sintomas como anemia, rinite, sinusite, alterações na pele, transtornos gastrointestinais, doenças autoimunes, enxaqueca, aumento da gordura abdominal ou emagrecimento.

Na próxima vez em que sentir preguiça de preparar uma refeição com ingredientes frescos e variados, pense duas vezes. O consumo exagerado de pães, massas, lanches e comidas prontas tem sido considerado o gatilho de uma reação orgânica classificada como "alergia alimentar tardia", também conhecida como intolerância, sensibilidade ou alergia escondida. O principal vilão, nesse caso, seria o glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. A intolerância ao componente pode afetar a saúde e, segundo especialistas, o problema é mais comum do que se imagina.

Os sintomas da sensibilidade ao glúten incluem diarreia ou prisão de ventre, anemia, osteopenia, rinite, sinusite, alterações na pele, doenças autoimunes, enxaqueca, depressão, sensação de inchaço, aumento da gordura abdominal ou emagrecimento, entre outros.

Segundo os nutricionistas, a retirada dessa proteína da dieta geralmente leva à melhora ou ao desaparecimento dos sinais. “No âmbito da nutrição, já existem vários estudos que comprovam que o abuso do glúten pode prejudicar a saúde como um todo”, explica a nutricionista clínica funcional Denise Madi Carreiro.

Já entre os médicos, a questão é polêmica: evitar o consumo do glúten só se justifica no caso específico da doença celíaca, uma intolerância permanente à proteína que afeta o intestino delgado. “Para diagnosticá-la, é necessário submeter-se a exames específicos”, adverte a médica Vera Lúcia Sdepanian, chefe da disciplina de gastroenterologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para quem sofre de doença celíaca, o consumo do glúten provoca um ataque do sistema imunológico, que danifica a estrutura da mucosa do intestino delgado, impossibilitando a absorção de nutrientes vitais.

Em 2007, o European Journal of Gastroenterology & Hepatology publicou uma pesquisa dirigida pela médica, onde se observou um grupo de 3.000 doadores de sangue. O resultado mostrou que, em cada 214 pessoas, ao menos uma era portadora da doença celíaca. “Usamos o termo 'ao menos', porque alguns desses doadores não aceitaram fazer a biópsia necessária", conta a médica.

Os dados mostram que a prevalência da patologia é alta na população brasileira. "Partindo dessa premissa, é possível que deixar de consumir glúten possa mesmo trazer benefícios para um grande número de pessoas; mas é preciso ser criterioso e submeter-se a um diagnóstico preciso”, defende.

Com informações da UOL.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Projeto inglês ensina futuras mães a cantar para os bebês


Música aproxima a mãe do filho e melhora relação de comunicação e afeto.

O jornal britânico The Telegraph publicou recentemente um projeto pioneiro em que as mulheres grávidas estão aprendendo a cantar para seus bebês. A ação é do hospital do Serviço Nacional de Saúde e acontece com o objetivo de incentivar habilidades de linguagem nas crianças e também ajuda as mães a desenvolverem uma ligação mais próxima com seus filhos.

As futuras mamães aprendem a cantar uma série de músicas, desde cantigas de roda a canções de ninar. Os especialistas acreditam que os fetos respondem às músicas e às vozes de seus pais.

— Diante deste projeto, é importante destacar que o vínculo mãe-bebê começa a se desenvolver durante a gestação. Desse modo, ensinar as mães a cantarem para seus filhos ainda no ventre contribui muito para o desenvolvimento deste vínculo, reforçando ainda mais seus laços afetivos — explica a psicóloga Denise Marcon.

Assim, a comunicação será mais efetiva, ajudando a preparar para o parto por meio de exercícios vocais e de respiração. As aulas têm duração de 90 minutos e são gratuitas pelo serviço de saúde inglês.

Com informações do Portal Educação.
Foto: Mauro Vieira.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Conheça os benefícios, cuidados e riscos da massagem em bebês


Para dar as boas vindas a um bebê, nada melhor do que acariciá-lo delicadamente.

A maioria das mamães de primeira viagem tem muitas dúvidas sobre quais cuidados devem ter com seus bebês logo nos primeiros dias de vida. É comum ter dúvidas sobre algo que nunca viveram antes. Para dar as boas vindas a um bebê, não há nada melhor do que acariciá-lo delicadamente. O oriente descobriu há milênios que o toque é essencial para o desenvolvimento integral do ser humano.

No Brasil, a mais conhecida massagem para bebês é a denominada Shantala, descoberta pelo médico obstetra francês Frederick Leboyer, que, na década de 60, ao visitar a Índia, observou uma moça (cujo nome era Shantala), que sentada ao solo, com o filho sobre as pernas, muito concentrada e serena, massageava delicadamente todo o corpo de seu bebê. A partir deste fato, Leboyer passou a estudar os efeitos da massagem no bebê e escreveu o livro intitulado Shantala, em homenagem a essa mãe.

Após o nascimento, a massagem em bebês pode proporcionar a continuidade da relação e do contato íntimo que existia entre a mãe e o bebê no útero, podendo ser considerada um fator de integração fisiológica natural e consciente, que permite ao bebê suportar o trauma do parto, no qual ele passa de um ambiente de proteção total para outro completamente diverso, desconhecido e repleto de estímulos. Sendo assim, o contato amoroso e carinhoso que pode existir através do toque facilita o processo de integração das novas experiências.

Para a mãe, o ato de tocar o seu bebê com qualidade pode lhe trazer benefícios como melhora da qualidade do vínculo e percepção das necessidades do bebê; maior confiança quanto à sua capacitação como mãe; prazer, interação e apego emocional com o bebê. Já para bebê, os benefícios adquiridos através da massagem são inúmeros, destacando-se o fortalecimento do vínculo com a mãe; o aumento da circulação; um bem-vindo ganho de peso; redução do nível de estresse e aumento da imunidade; melhoria na qualidade do sono; alívio de cólicas; melhor desenvolvimento psicomotor, dentre outros.

Segundo a psicóloga Cynthia Boscovich, especialista no atendimento de grávidas, mães e bebês, a massagem de bebês pode ser incorporada ao rol de cuidados que a mãe ou quem a substitua proporciona ao pequeno, como dar banho, amamentar, embalar, etc. Ela aponta que hoje temos acesso a inúmeras técnicas de massagem de bebês,

entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para tal, pois o seu uso indiscriminado pode torná-la invasiva ao invés de boa para o bebê.

“É importante considerarmos os princípios da massagem que será realizada, o desenvolvimento psíquico e da coordenação motora do bebê, além das características e preferências individuais dele. Dependendo da idade do bebê, ele pode suportar ou não alguns movimentos”, alerta a psicóloga.

Ela explica ainda que, apesar de várias técnicas de massagem para bebês semre facilmente encontradas em livros, internet, sites, o que as mães devem saber é que a idade, o ritmo e as características individuais de seus bebês, precisam (e devem) ser considerados para que eles possam desfrutar de todos os benefícios proporcionados pela prática. Para Cynthia, a massagem em bebês é mais do que uma técnica: É uma mensagem de amor que os pais podem passar aos seus filhos através do toque. Informe-se e xperimente!

Com informações da Donna ZH Online.
Foto: Miro de Souza.

domingo, 3 de abril de 2011

Além de dor nas costas, má postura também causa celulite

Má postura gera retenção de líquido e acúmulo de gordura na barriga.

O que as pessoas sabem sobre a má postura é que ela faz mal para a coluna. Contudo, especialistas dizem que os malefícios de seu desalinhamento vai muito além do que as tradicionais dores nas costas. Quando a posição das vértebras estão comprometidas, todo o resto se compromete. Com o desvio na coluna, a circulação do sangue diminui. Isso acaba provocando uma maior retenção de líquidos e, consequentemente, o aumento de gordura e o aparecimento da celulite na região. Além disso, é natural que haja um enfraquecimento da musculatura abdominal, projetando a barriga para frente. A projeção de gordura não acontece só na barriga. Nas costas, ela pode se depositar também na parte superior, abaixo da nuca, em forma de corcunda.

Esses problemas posturais podem vir de alterações predispostas ainda na infância, como o transporte de carga excessiva de material escolar em mochilas. Também podem estar relacionados a quedas, acidentes, obesidade e problemas congênitos, como escolioses, ou a atividades de vida diárias como a maneira de sentar, de deitar, dormir, carregar peso, dirigir, praticar atividade física, entre outros. Nas mulheres, os desconfortos na coluna são mais acentuados no período da gestação e menopausa. Na velhice, as quedas, a artrose e a osteoporose são as principais causas.

O fisioterapeuta Vidigal Afonso Gasparini, alerta que é necessário é fazer uma mudança corporal a partir de alterações nas atividades do dia a dia. Segundo ele, sem uma mudança, a saúde pode ser seriamente comprometida. — Após a reorganização postural, o paciente deve estabelecer uma rotina no seu dia-a-dia, percebendo e reeducando seus hábitos posturais nas atividades diárias — complementa.

Vidigal atenta que cada um deve realizar sua avaliação personalizada e criteriosa com um fisioterapeuta, que poderá propor um tratamento individual e específico, com o objetivo de acabar com a dor, mas também proporcionar um melhor equilíbrio e harmonia corporal como forma de prevenção. Quanto mais cedo forem corrigidas as posturas inadequadas, melhores serão os resultados obtidos.

Com informações da Maxpress.

sábado, 2 de abril de 2011

Fique atento às orientações do Guia Alimentar do Ministério da Saúde

Nesta semana foi comemorado o Dia Nacional da Saúde e Nutrição e, por isso, vale lembrar que as práticas de alimentação saudável são muito importantes para a saúde. Uma pesquisa do Ministério da Saúde revelou que a cada ano, cresce em 1,5% o número de pessoas acima do peso no país e que 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média. Ou seja, praticamente metade da população está acima do peso ideal.

Segundo a nutricionista Ellen Yonobi, o ideal é que a preocupação com a saúde seja incorporada à rotina alimentar. — Os hábitos saudáveis devem ser adquiridos de forma gradativa, para que possam ser realmente praticados. Podemos, por exemplo, seguir as orientações do Guia Alimentar desenvolvido pelo Ministério da Saúde — diz. Para que você possa segui-lo corretamente, listamos os dez passos do guia do Ministério da Saúde comentados pela nutricionista.

Confira:

1) Faça pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia
:: Não pule as refeições, assim não terá a sensação de fome e evitará exageros

2) Inclua diariamente seis porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos, como as batatas, e raízes, como a mandioca, nas refeições
:: Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural
:: Os cereais são grande fonte de energia. Os grãos integrais contêm quantidade significativa de fibras, causando maior saciedade

3) Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches
:: Esses alimentos possuem grande quantidade de fibras, vitaminas e minerais e, portanto, auxiliam no funcionamento do intestino, fortalecimento das células de defesa, mantendo a saúde

4) Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana
:: Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde;
:: O arroz branco é muito popular na mesa do brasileiro, porém não contém as mesmas propriedades que o integral, pois tem a casca retirada e é altamente polido. Já o integral preserva suas camadas externas, onde se encontra maiores concentrações de proteínas, lipídios, fibra, minerais e vitaminas, principalmente do complexo B.

5) Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos
:: Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis
:: São fontes de proteína, mantém nossa estrutura, além de formarem anticorpos

6) Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina
:: Devemos limitar a porção, pois são alimentos ricos em calorias, com grande quantidade de gordura saturada
:: É importante fazer uma escolha adequada de óleo para cada tipo de preparação: o azeite deve ser utilizado somente para preparações frias (como saladas) e os óleos vegetais devem ser utilizados para refogar, evitando assim as preparações fritas (isso para não ultrapassar a recomendação diária)

7) Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação
:: Esses produtos possuem alta quantidade de sódio, corantes, gorduras saturadas e açúcares, e pouca quantidade de fibras. O consumo excessivo pode acarretar em obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras patologias

8) Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa
:: A alta quantidade de sal dará um melhor sabor, porém, poderá causar hipertensão, por isso devemos utilizar temperos naturais, como salsinha, coentro, salsa, tomilho

9) Beba pelo menos dois litros de água por dia
:: Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;
:: Nosso corpo é constituído de aproximadamente 70 % de água, devemos nos hidratar (mesmo sem a sensação de sede) para que não ocorra a desidratação. Essa quantidade de água ainda auxiliará no melhor funcionamento do trato intestinal

10) Torne sua vida mais saudável
:: Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Com informações de Bem-Estar.