segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Abertas inscrições para formação de alunos músicos durante Festival de Jazz e Blues

Alunos da rede estadual que tocam instrumentos musicais terão a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos a partir de uma parceria entre a Secretaria da Educação (Seduc) e o Festival Jazz e Blues que acontece anualmente, em Guaramiranga. A formação será possível por meio do projeto Residências Artísticas que está com inscrições abertas até o próximo dia 2 de fevereiro, através do site www.jazzeblues.com.br . Podem participar alunos de 16 a 24 anos.



Conforme o projeto, são 90 vagas destinadas aos alunos da rede estadual para o programa de formação e capacitação do Festival, composto por aulas de instrumentos (guitarra, baixo e violão, bateria e percussão, teclado e instrumentos de sopro), prática de conjunto, leitura musical, harmonia e improvisação, e história do Jazz. As aulas serão ministradas por grandes artistas e vão propiciar a integração e troca de experiências musicais. As Residências Artísticas terão início no dia 26 de fevereiro e prosseguem até o dia 4 de março próximo.



Após a formação, os alunos selecionados vão participar de um espaço destinado aos shows dos residentes durante a etapa do carnaval do Festival a Jazz e Blues.



CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:




O processo de seleção é constituído de duas fases: análise de conhecimentos musicais (classificatória) e entrevista (eliminatória). A seleção será feita por uma curadoria entre os dias 4 e 16 de fevereiro, com um atendimento específico para alunos das escolas integradas às 20 Coordenarias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). A divulgação do resultado sairá no dia 18 de fevereiro. Os selecionados terão direito à transporte para Guaramiranga, hospedagem e alimentação durante a realização do evento.



Confira o Cronograma de Atendimento (Seleção):


Dia 04/02/2011
LOCAL: 6ª Crede – Sobral
Horário: 10 às 17 horas
Público: Alunos das escolas ligadas às Credes 5 e 6.



Dia 05/02/2011
LOCAL: 2ª Crede – Itapipoca
Horário: 10 às 17 horas
Público: Alunos das escolas ligadas às Credes 2, 3 e 4.



Dia 07/02/2011
LOCAL: 11ª Crede – Jaguaribe
Horário: 10 às 17 horas
Público: Alunos das escolas ligadas às Credes 10 e 11.



Dia 10/02/2011
LOCAL: 12ª Crede – Quixadá
Horário: 10 às 17 horas
Público: Alunos das escolas ligadas às Credes 7, 12 e 14.

Dia 11/02/2011
LOCAL: 8ª Crede – Baturité
Horário: 10 às 17 horas
Público: Alunos das escolas ligadas à Crede 8.



Dia 12/02/2011
LOCAL: ESCOLA VIVA MÚSICA VIVA(av. Des. Moreira, 629, Meireles)
Horário: 10 às 17 horas
Público: Alunos das escolas ligadas à Credes 1, 9 e SEFOR.

Dia 14/02/2011
LOCAL: 19ª CREDE – Juazeiro do Norte
Horário: 10 às 17 horas
Público: Alunos das escolas ligadas à Credes 16, 17, 18, 19 e 20.



Dia 16/02/2011
LOCAL: 13ª CREDE - Crateús
Horário: 10 às 17 horas
Público: Alunos das escolas ligadas à Credes 13 e 15.



31.01.2011

Assessoria de Imprensa da Seduc

Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. / 85 3101.3972

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

7 DICAS PARA ESCOLHER BEM A ÁREA DE ACAMPAMENTO

1) Evite lugares com rochas, galhos, tocos, ou qualquer objeto pontiagudo que possa estragar a barraca, ou incomodá-lo na hora de dormir.

2) Prefira lugares planos e arejados. Quanto menos aclive, declive ou matagal, melhor.

3) Procure áreas protegidas do vento e do sol.

4) Não acampe embaixo de grandes árvores.

5) Acampe próximo de água potável ou pelo menos limpa. Entretanto, não arme barracas perto de rio e cachoeiras.

6) Presta atenção ao seu redor, fique atento se não existem animais selvagens ao redor, tais como: cobra, urso, onça e etc...

7) Certifique-se que o local não é caminho dágua (lugares onde corre a água quando chove). Você pode observar se isso acontece quando houver erosão nos morros do lado, ou pela marca no chão.

Fonte: www.guiadecachoeiras.com.br

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

DICAS PARA CUIDAR DO MEIO AMBIENTE

Pequenas atitudes diárias e mudanças de hábito podem contribuir com a proteção do meio ambiente. Todos podemos fazer nossa parte. Veja como:


1) Todos sabemos (mas às vezes esquecemos) que podemos economizar água de maneiras simples, como não deixando a torneira ligada ao fazer a barba, lavar o rosto ou escovar os dentes.



2) Reutilize a água usada na lavagem de roupas para a limpeza de calçadas, de quintais ou mesmo para lavar seu carro.


3) Usar um barbeador elétrico ou lâmina de barbear com lâminas substituíveis, em vez de descartáveis, ajuda muito na redução de resíduos.



4) Use toalhas para secar o seu rosto e mãos ao invés de lenços de papel descartáveis. Além disso, pendure suas toalhas para secar, para que possam ser reutilizadas várias vezes.



5) Prefira fraldas de pano em lugar das descartáveis, que ficam anos acumuladas em lixões.


6) Compre bebidas em garrafas reutilizáveis (de vidro ou alumínio), ao invés de porções únicas em embalagens descartáveis.


7) Ao embrulhar o seu lanche, opte por embalagens reutilizáveis para armazenamento dos alimentos, em lugar de folhas de alumínio ou saquinhos de plástico.


8) Ao sair de casa, não se esqueça de desligar todas as luzes e aparelhos eletrônicos; desligue também carregadores, pois estes continuam a consumir mesmo se não estiverem mais carregando. Poupar energia ajuda a reduzir a poluição do ar.


9) Ao comprar aparelhos eletrodomésticos, verifique nas especificações técnicas se são eficientes no consumo de energia.


10) Não vá a lugar nenhum sem a sua sacola de pano, de modo que você possa simplesmente dizer "não" ao plástico sempre que for fazer compras.


11) Por mais radical que pareça, a forma mais fácil de reduzir suas emissões de carbono é minimizar o uso de automóveis. Ao invés de dirigir, tente andar de bicicleta, caminhar, pegar carona, usar transportes públicos etc.

Se você não tem outra opção senão dirigir para o trabalho, procure por carros de maior eficiência de combustível e mantenha os pneus regulados na pressão correta para reduzir o consumo do seu carro.

Agora, se você está entre a maioria dos motoristas que passam horas presos no trânsito, considere desligar o motor se for ficar parado por um período longo.

Para os apressadinhos, lembre-se que dirigir agressivamente aumenta o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa. Por isso, se você quiser contribuir com o meio ambiente, acelere gradualmente e tente manter uma velocidade constante.

12) Você tem o hábito de beber café? Usar uma caneca lavável é uma alternativa ecológica aos copos plásticos ou de isopor não-biodegradáveis.
Deixe um copo de vidro e uma garrafa reutilizável no local de trabalho para diminuir a quantidade de copos plásticos ou de garrafinhas de água. 80% de garrafas de plástico são recicláveis, mas apenas 20% são efetivamente recicladas.

13) Quando precisar de folhas para rascunho, use o verso daqueles documentos antigos que você não precisará mais.

14) Se não existir um sistema de reciclagem no escritório, inicie um! Reciclagem de lixo contribui efetivamente para a redução de emissões de carbono. E estima-se que 75% do que é jogado no lixo pode ser reciclado, embora atualmente a reciclagem seja de apenas 25%.

15) Quando for imprimir, imprima frente e verso.

A maioria dos acessórios de computadores como cartuchos de tinta, CDs e DVDs são feitos de materiais que poderiam ser reutilizados. Os cabos e alto-falantes são bastante padronizados, o que significa que eles podem ser reutilizados em vários modelos de computadores.


16) Reduza as emissões de carbono do seu escritório, configurando computadores, monitores, impressoras, copiadoras, alto-falantes e outros equipamentos no seu modo econômico e desligando-os ao final do dia.

17) Desligue todas as luzes desnecessárias, especialmente nos escritórios e salas de conferência, banheiros e áreas que não estão sendo utilizadas.

18) Se você está em busca de algo para personalizar o seu escritório, escolha plantas de interior. Essas plantas são boas para o ambiente, pois removem poluentes presentes no ar.


19) Nos dias de calor, experimente abrir as janelas e usar roupas leves ao invés de ligar o ar-condicionado.

20) Não coloque lâmpadas ou televisores perto do seu ar-condicionado, uma vez que este irá identificar o calor proveniente desses aparelhos e, por isso, trabalhará mais tempo que necessário.

21) Quando cozinhar, faça com que o tamanho da panela corresponda ao tamanho da boca do fogão, assim reduzirá o gasto energético.

22) Doe o que não quiser ou não precisar mais, ao invés de jogar fora.

23) Recicle, Reduza e Reutilize.

24) E plante uma árvore!


Fonte: www.onuverde.org.br

Referência: www.sustentabilidade.blog.br

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

VEJA DICAS PARA UM TURISMO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE

Bom viajante deve saber como reduzir os impactos ambientais que seu passeio traz.





Nestes tempos de degradação do meio ambiente, alguns conselhos nunca são exagerados. No caso, sobre como ser um bom turista, ou um turista responsável que se esforça ao máximo para reduzir as repercussões negativas de sua viagem.



Respeitoso dos costumes locais, atento para economizar água e para não deixar lixo pelo caminho, ser um ecoturista modelo não é coisa fácil, a começar pela escolha de seu destino: conhecer terras distantes é tentador, mas em geral isso implica ir de avião e, numa mesma distância, um avião emite 300 vezes mais CO2 que o trem.



Por isso, mais vale evitar os longos trajetos e optar por partir com menos freqüência, porém por mais tempo.



Para pegar um vôo com consciência tranqüila, o turista responsável pode hoje pensar em compensar as emissões de gases poluentes decorrentes de sua viagem mediante a entrega de uma pequena soma em dinheiro a associações que desenvolvem projetos de reflorestamento ou de energias renováveis.



Antes de partir, o ecoturista deve se informar sobre a cultura e as tradições do país visitado.

A preparação da bagagem é uma etapa importante: reduzir o máximo possível as embalagens, levar creme solar que não dissolve em água para não prejudicar a fauna e flora marinhas, assim como sabão biodegradável para não contaminar as águas do país anfitrião.



Entre os bons investimentos que o bom turista pode fazer estão comprar um carregador de energia solar, levar pilhas recarregáveis para a câmera fotográfica e levar um cantil para evitar o uso de garrafas plásticas.



No país visitado, o turista responsável respeita a natureza, principalmente as reservas florestais e áreas preservadas, e evita assustar ou alimentar os animais selvagens.

Além disso, deve resistir ainda à tentação de cortar flores nas regiões protegidas e se esforçar para não pisar em jardins. O bom turista deve evitar também acampar em áreas que não forem reservadas para camping.



O ecoturista modelo evita o consumo excessivo de água, recurso vital que está se tornando escasso em muitos países, tomando banhos rápidos por exemplo.



Pode evitar também o uso do ar-condicionado, que consome muita eletricidade e participa do aquecimento climático.



A questão do lixo é essencial em alguns países pouco equipados para eliminá-los. Uma boa medida é carregar sacolas e jogar no lixo somente quando chegar em sua cidade de origem.

Finalmente, o respeito da população local é vital para o turista responsável, que se esforça por adquirir noções do idioma do país visitado.



A compra de lembranças também deve ser feita de modo inteligente. O turista responsável não deve comprar objetos sagrados autênticos, nem animais mortos ou vivos, nem plantas exóticas, e deve prestar atenção para não estimular o comércio de peles, marfim, entre outros, porque ameaçam certas espécies.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Saiba os equipamentos certos para não ter problemas em suas aventuras!

Barraca

Preste atenção na firmeza das costuras e no tecido do piso, que deve ser resistente e impermeável. Os modelos iglu são mais fáceis de carregar e montar, principalmente quando a armação é leve, de fibra de vidro ou carbono. As telas de ventilação são essenciais para refrescar e evitar a entrada de mosquitos.



Cantil

Não deixe de levá-lo, mesmo nas caminhadas mais curtas. Existem modelos sofisticados, que funcionam até com filtro.



Lanterna

Indispensáveis para explorar cavernas ou andar à noite, podem ser carregadas na mão ou presas à cabeça. Nunca se esqueça de levar pilhas de reserva.



Facas

Úteis para cortar frutas, livrar-se de cabos enroscados e mais um infinidade de coisas. São encontradas nos mais diversos tamanhos e formatos.



Mochila

Para carregar muito peso, prefira as que têm armação interna, mais estáveis e cômodas. Não despreze a utilidade dos bolsos e grampos: você sempre vai querer levar mais coisas.



Calçado

O modelo depende da atividade escolhida. As botas de caminhada são robustas e devem apoiar bem o tornozelo. Já as sapatilhas para os esportes na água precisam ser antiderrapantes, leves e fáceis de secar.



Meias

Tecidos compostos de última geração mantêm os pés secos e evitam bolhas.



Saco de dormir

Para o clima brasileiro, os melhores são os que suportam entre 4 e 10 graus. Se for para a serra no inverno opte pelos mais quentes, que resistem até -10 graus. Tecidos especiais como simpatex e goretex deixam o corpo respirar e protegem contra a umidade e o frio, mas são mais caros que o náilon. Quem se mexe muito durante o sono deve ficar com os modelos retangulares, com mais espaço para os pés.



Jaqueta

Para espantar o frio, a chuva e o vento sem fazer muito volume na mochila, aposte nas de tecidos high-tech, como supplex, coolmax, actvent e fleece. Em comum, esses tecidos são mais leves que o moletom e as malhas de lã e muito mais estilosos.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dicas fundamentais para aventureiros que gostam de fazer trilhas

Planejamento é Fundamental

Se organize, entre em contato com a administração das Unidades que pretende visitar.Procure informações à respeito da cidade, do local que fará a trilha, isso é muito importante!!!



Você é responsável por sua segurança

- Mantenha sempre informações médicas de cada integrante do grupo sempre à disposição.

- Entre em contato com um funcionário da Unidade, informa-se se há sinal de celular na trilha e grave o número telefônico da adminisitração desta unidade de Conservação.

- Aprenda técnicas básicas de segurança, como primeiros socorros e uso dos mapas.

- Técnicas de uso de equipamentos são apropriados para cada situação e saiba utilizá-los corretamente.

- Leve itens essenciais:Lanterna, agasalho, capa de chuva, chapéu, estojo de primeiros socorros, alimento, água, repelente e filtor solar.



Cuide dos locais por onde passa

- Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas

- Preservação de todo local percorrido é primordial, principalmente para o bem estar do Meio Ambiente.



Traga seu lixo de volta

- Todo e qualquer tipo de lixo.



Deixe tudo em seu lugar

- Traga apenas fotografias, pois desta forma não contribuirá para degradação do meio ambiente ou desequilíbrio ecológico da área que percorreu.



Não faça fogueiras

- Fogueiras matam o solo e a vegetação e representam um grande risco de incêndios florestais

Respeite os animais e as plantas

A observação deve ser sempre feita a distância, sem que haja o contato.Desta forma, a preservação do ecossitema do local permanecerá preservado

Seja cortês com outros visistantes e com a população

Fonte de consulta - Passaporte (Trilhas de São Paulo) - Conhecer para Conservar

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

OS 10 MANDAMENTOS DO ECOTURISTA

1 - INFORME-SE

Pesquise sobre o lugar antes de sair de casa. Ecoturismo também é aprendizado. Bem informado, você vai poder aproveitar melhor as atrações, além de compreender a importância de plantas e bichos.



2 - PROGRAME-SE

Levando em conta seus interesses e preparo, escolha entre viajar por conta própria, num pacote de agência ou com guia local. Ao pegar uma trilha, deixe sempre alguém avisado sobre seu destino e hora provável de retorno.



3 - REGRAS DE CONVIVÊNCIA

Procure harmonizar-se com a natureza. Não faça barulho desnecessário (use fones de ouvido para escutar música), vista roupas de cores sóbrias e evite caminhar em grupos com mais de 15 pessoas.



4 - OS BICHOS SÃO SELVAGENS

Lembre-se de que você está no mundo instintivo dos animais. Não é seu papel fazer amizade com eles, nem impedir que um predador cace sua comida. Os animais só atacam se forem molestados. Mantenha sempre uma distância segura deles.



5 - NÃO MUDE A PAISAGEM

A natureza deve seguir seu curso próprio. Jamais abra clareiras para acampar, nem "ajeite" elementos, como pedras e troncos, para aumentar seu conforto. Se precisar fazer isso por segurança, retorne tudo ao seu lugar em seguida.



6 - O SEU LIXO É APENAS SEU

Carregue um saco plástico para retornar à civilização todo o lixo que produzir inclusive restos de comida e latas. Sempre que for acampar, os dejetos devem ser enterrados a pelo menos 30 metros de fontes, cursos d´água e trilhas.



7 - PRESERVE OS MANANCIAIS

A água pura de fontes e riachos é um recurso valioso para quem caminha muito tempo na natureza. Evite contaminá-la com dejetos ou sabões não biodegradáveis. De qualquer forma, leve cloro ou outra substância filtrante.



8 - NÃO LEVE NADA DO LUGAR

Nunca arranque flores, nem colete conchas, sementes e pedras do caminho. A simples passagem de pessoas por um lugar já acarreta impactos ambientais, provocando erosões na trilha e espantando animais. Não piore isso ainda mais.



9 - ATENÇÃO COM O FOGO

Um incêndio destrói em minutos o que a natureza levou séculos para criar. Por isso, evite fazer fogueiras mesmo quando estiver acampando. Prefira sempre um fogareiro a gás. Se você fuma, muito cuidado com as bitucas de cigarro.



10 - NÃO BANQUE O ENGRAÇADINHO

Não se arrisque, nem coloque em perigo a vida de outras pessoas, só para provar que é bom em subir pedras, atravessar rios a nado ou enfrentar animais selvagens. Lembre-se: a maior parte dos acidentes na natureza acontece por imprudência.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Relatório florestal 2010 da Semace destaca ações em todo o Estado

Gerar o fortalecimento da gestão florestal por meio do acompanhamento sistemático e dinamização de atividades ambientais no Ceará. Este foi o objetivo da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), realizado através da Coordenadoria Florestal (Coflo), no ano de 2010. Na ocasião, a autarquia, responsável por desenvolver programas e ações voltadas para a proteção e defesa ambiental em todo o Estado, divulga o balanço das atividades realizadas no ano passado.

No período de julho de 2009 a novembro de 2010, as atividades promovidas pela Semace foram voltadas para a proteção das Unidades de Conservação (UCs), autorizações de uso com base nos preceitos legais, visitação organizada com foco na educação ambiental, acompanhamento aos conselhos gestores e planos de manejo, além de autorizações para pesquisa científica. Além disso, a instituição também realizou estudos para ampliação das UCs com ênfase nas áreas de caatinga (Acopiara e Tauá) e de mangue (Icapuí), processos que deverão se consolidar em 2011. Ao todo, a autarquia acompanha e gerencia 23 UCs.

Dentre as atividades exercidas pela Semace, destacaram-se: acompanhamento e fiscalização dos estabelecimentos que comercializam agrotóxicos; acompanhamento de 172 planos de manejos sustentáveis; autorização do uso controlado do fogo; autorização de desmatamento com base nos preceitos legais e com a devida exigência de reposição florestal; regularização de áreas de reserva legal; elaborou projetos de recuperação de áreas degradadas; incluiu no Programa Estadual Florestal o Projeto de Recuperação de Mata Ciliar nas 11 Bacias do Estado que deverá ser executado em 2011; ação conjunta de fiscalização/orientação quanto ao uso de agrotóxicos com Agência de Defesa Agropecuária do Estado, Ministério da Agricultura, Ministério Público, com ênfase na Serra da Ibiapaba e nos municípios jaguaribanos.

No tocante ao cadastro dos produtos agrotóxicos, 170 produtos foram cadastrados desde julho do ano de 2009 até o momento. O setor realizou, ainda, a renovação de 194 produtos, cancelamento de onze, atualização cadastral de 240 e a atualização dos dados cadastrais de seis empresas registrantes de produtos agrotóxicos.

Além disso, a autarquia, por meio do Núcleo de Cadastro e Extensão Florestal (Nucef), promoveu a doação de mais de 250.000 mudas, contemplando todo o Estado. Para a coordenadora da Coflo, Elisabete Romão, “todas essas ações colaboraram significantemente para mitigar diversas agressões ao meio ambiente, bem como em nossas UCs, observadas em nosso Estado”, analisa.

Outro destaque da atuação da superintendência foi no processo de criação do Mosaico de UCs do entorno do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O projeto envolve: o Parque Botânico, a Estação Ecológica do Pecém, a Área de Proteção Ambiental (APA) do Pecém, APA do Cauípe, APA das Dunas do Paracuru, APA do Estuário do Rio Curu e a APA do Estuário do Rio Ceará.

Na perspectiva de estabelecer melhor diálogo com o setor empresarial, a Semace também promoveu reuniões com as Câmaras de Fruticultura e Floricultura e com o Sindicato dos Ceramistas do Ceará. As ações tiveram como objetivo esclarecer os procedimentos da autarquia quanto às autorizações ambientais. “A aproximação e interlocução com o setor produtivo e empresarial é de fundamental importância para uma melhor compreensão do papel da Semace e para o consequente cumprimento da legislação ambiental por parte das empresas”, ressalta Bete Romão.

A Semace, por meio de técnicos do Nucef, esteve presente também no 1º Encontro do Sistema Nacional de Informações Florestais, ocorrido em Brasília. Durante o evento foi realizada a apresentação e lançamento do Inventário Florestal Nacional no Distrito Federal e demais trabalhos do Serviço Florestal Brasileiro no âmbito do Sistema Nacional de Informações Florestais. Com o projeto, a autarquia foi o único órgão ambiental brasileiro a apresentar os dados que vão compor o Portal Nacional da Gestão Florestal.

Perspectivas 2011

Dentre as ações previstas para este ano em todo o Estado, fazem parte do planejamento da Semace/Coflo: aperfeiçoar mecanismos de monitoramento de indicadores ambientais; implementar o Programa Estadual Florestal; capacitar o corpo técnico quanto a práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais; realizar o Inventário Florestal Estadual; desenvolver parcerias com as prefeituras, voltadas para projetos de preservação e reflorestamento; fortalecer a interlocução com o setor produtivo, seja através das Câmaras Setoriais da Agência de Desenvolvimento Econômico (Adece), seja através das representações dos segmentos empresariais; consolidar as UCs existentes e criar novas unidades, preferencialmente, de proteção integral

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Férias no Ceará: Vanessa da Mata e Jorge Vercillo agitam o fim de semana

O segundo fim de semana de shows do Férias no Ceará começa já nesta quinta-feira (13). A cantora Vanessa da Mata fará apresentação em Beberibe, na Praça da Matriz. O evento, que será aberto pela banda cearense Groovytown, começará a partir das 20 horas.



Vanessa da Mata ainda fará apresentação no Crato na sexta-feira (14), em Fortaleza no sábado (15) e em Itapipoca no domingo (16). Nesse fim de semana ainda terá a apresentação do cantor Jorge Vercillo em Jericoacoara, no sábado (15).



O “Férias no Ceará” vai agitar até 06 de fevereiro, com apresentações em Fortaleza, Sobral, Canoa Quebrada, Crateús, Tianguá, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Caucaia, Crato, Quixeramobim, Quixadá, Jericoacoara, Itapipoca, Canindé, Ubajara, Brejo Santo, Maranguape e Tauá. Além de Vanessa da Mata, Jorge Vercillo e Kid Abelha, que se apresentou no último fim de semana, estão agendadas apresentações de Nando Reis, Paralamas do Sucesso, Jota Quest, Biquíni Cavadão, Skank e da Orquestra Experimental de São Paulo. Todos os shows são gratuitos

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Férias em Guaramiranga 2011

Data: 8 a 30 de janeiro de 2011

Programação

Sábado 8 de Janeiro
21h30 - Praça do Teatro Rachel de Queiroz
Apresentação: Banda Bulacha Preta

Sábado 15 de Janeiro
21h30 - Praça do Teatro Rachel de Queiroz
Apresentação: Baby Doll´S

Sábado 22 de Janeiro
21h30 - Praça do Teatro Rachel de Queiroz
Apresentação: Banda Outros Toques

Sexta-Feria 28 de Janeiro
8h às 21h - Xxix Escambo Nacional de Artistas Livres de Rua

21h30 - Praça do Teatro Rachel de Queiroz
Apresentação: Banda Diamante Cor de Rosa

Sábado 29 de Janeiro
8h às 21h - Xxix Escambo Nacional de Artistas Livres de Rua

21h30 - Praça do Teatro Rachel de Queiroz
Apresentação: Banda Diamante Cor de Rosa

Domingo 30 de Janeiro
9h às 12h - Encerramento Xxix Escambo Nacional de Artistas Livres de Rua

Realização:
Prefeitura Municipal de Guaramiranga - Administração “Liberdade Para Todos” - Prefeito Luiz Viana

Produção:
Secretaria de Cultura e Turismo

Apoio:
Chalé Nosso Sitio - Pacoti.
Café com Flores, Confraria, Hofbraühaus, Basílico, Handara, Guaramiranga Imóveis, Cedros Hotel de Serra, Complexo Turístico Alto da Serra, Pousada Cabanas da Serra, Remanso Hotel de Serra, Pousada dos Capuchinhos, Parque das Trilhas, Pousada Le Revê, Mercadinho Zé Moreno.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Guia Viaje Legal oferece dicas para turistas

Cartilha reúne informações sobre a contratação de prestadores de serviços, como hotéis, agências de viagem e locadoras de automóveis

Para evitar surpresas desagradáveis em viagens, o Ministério do Turismo (MTur) elaborou o Viaje Legal, um guia de bolso com dicas importantes para um turismo tranquilo. A cartilha reúne informações sobre a contratação de prestadores de serviços, hospedagem, pacotes de viagem, locação de automóveis, passagens aéreas e rodoviárias, dicas de saúde, dentre outros. Temas atuais como legislação sobre transporte de crianças em automóveis e direitos do consumidor em casos de atrasos e cancelamentos de voos também integram o guia.

Na próxima semana, o material será encaminhado para os aeroportos das 27 capitais brasileiras. Uma versão eletrônica já está disponível no Portal do Turismo e no site Viaje Legal (www.viajelegal.turismo.gov.br). Clique aqui para acessar o guia.

Recomendações - De acordo com a coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, uma dica importante para a preparação da viagem é escolher prestadores de serviços turísticos registrados no cadastro do Ministério do Turismo, o Cadastur.

“O Ministério do Turismo, com apoio dos Órgãos Delegados de Turismo nos estados, checa a documentação das empresas e verifica se elas estão cumprindo todos os requisitos legais. É uma garantia para o consumidor, que, dessa forma, evita a contratação de serviços duvidosos”, informa a coordenadora.

No site do Cadastur, o viajante pode entrar como visitante e verificar se uma empresa está regularmente cadastrada ou consultar listas de prestadores por destino turístico.
Outra recomendação de Rockenbach, é que o turista leia atentamente as cláusulas dos contratos e guarde anúncios e materiais promocionais do pacote adquirido. “Isso ajuda a evitar surpresas. No caso do descumprimento de itens do contrato, o consumidor pode recorrer ao Procon”, acrescenta.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Talentos do Brasil Rural: prazo para envio de propostas é prorrogado

Por meio do projeto, MTur vai apoiar 24 roteiros turísticos comercializados. As candidaturas deverão ser feitas por uma instituição ou entidade representativa

Foi prorrogado para o dia 28 de janeiro o prazo para envio de propostas de roteiros turísticos para serem trabalhados pelo Eixo Serviços do projeto Talentos do Brasil Rural. A Chamada Pública pretende selecionar 24 roteiros comercializados compostos por, no mínimo, 10% de empreendimentos da agricultura familiar.

Além disso, esses roteiros deverão estar acessíveis a no máximo três horas de viagem, por meio terrestre ou aquaviário, a partir de uma das 12 cidades-sede da Copa de 2014.

Cada um dos roteiros selecionados receberá um diagnóstico e um plano de ação para trabalhar a agricultura familiar como diferencial competitivo, além de apoio para a comercialização. Também está previsto que os empreendimentos da agricultura familiar presentes no roteiro recebam orientação técnica e qualificação para aperfeiçoamento de seus serviços ou instalações.

“O roteiro não precisa ser predominantemente rural, mas é necessário que já seja comercializado e tenha pelo menos 10% de empreendimentos da agricultura familiar”, afirma Sáskia Lima, Coordenadora-Geral de Segmentação do Ministério do Turismo.

As candidaturas deverão ser feitas por uma instituição ou entidade representativa do roteiro turístico, como associação, cooperativa, prefeitura, Oscip ou consórcio.

Para participarem do projeto, os representantes dos roteiros deverão preencher a ficha de inscrição e enviá-la, junto com os demais documentos listados no edital, para: SEBRAE/RS – PROJETO TALENTOS DO BRASIL RURAL - A/C: Gustavo Piardi dos Santos - Rua Sete de Setembro, 555, CEP 90010-190 - Porto Alegre/RS.

O resultado da chamada deverá ser publicado no Portal do Turismo, em 4 de março de 2011. Para acessar o edital e o formulário, clique aqui


Talentos do Brasil Rural –
O projeto, que conta com investimento de R$ 3 milhões, é uma parceria entre o Ministério do Turismo, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Meio Ambiente, Sebrae e Agência de Cooperação Alemã. O objetivo é a inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, de maneira a agregar valor à oferta turística brasileira.

Dúvidas sobre o projeto e a chamada poderão ser sanadas pelo E-mail: rural@turismo.gov.br ou telefones (61) 2023.8166 – Brasília / (51) 3216.5132 – Porto Alegre.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Projeto Férias no Ceará leva shows gratuitos ao interior do Estado

Começa na próxima quinta-feira (06) a programação de shows da quinta edição do Projeto Férias no Ceará. A iniciativa do Governo do Estado, através da Casa Civil, tem como objetivo levar shows gratuitos de bandas nacionais e locais para o interior do Estado e também para Fortaleza.

A primeira cidade a ser visitada pelo projeto será Limoeiro do Norte que, já no dia 06 de janeiro, recebe o show da banda Kid Abelha e da atração cearense Locomotiva. Os municípios de Fortaleza, Sobral, Canoa Quebrada, Camocim, Crateús, Tianguá, Juazeiro do Norte, Iguatu, Maracanaú, Beberibe, Caucaia, Crato, Quixeramobim, Quixadá, Jericoacoara, Itapipoca, Canindé, Ubajara, Brejo Santo, Maranguape e Tauá.

O cronograma de shows do Férias prevê apresentações nas quintas, sextas-feiras e domingos no Interior e os shows aos sábados ficam com o público da Capital. Todos os shows serão gratuitos, sempre a partir das 20 horas, com a abertura de uma banda cearense.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Pedro Novais toma posse no Ministério do Turismo

Novo ministro afirma que pedirá apoio ao Congresso Nacional para aprovação dos projetos que tratam do aumento de capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais e da flexibilização de vistos para turistas estrangeiros

Planejamento e continuidade foram as palavras que deram o tom do discurso de posse do ministro do Turismo, Pedro Novais, que recebeu o cargo, nesta segunda (03/01), do sociólogo Luiz Barretto. O deputado enumerou 12 prioridades de sua administração, que incluem a consolidação e ampliação de programas e projetos em andamento no Ministério do Turismo (MTur).

Ampliar a infraestrutura turística, as ações de qualificação de mão-de-obra e os programas para inclusão de idosos, jovens e deficientes no turismo; investir na consolidação dos 65 destinos indutores do desenvolvimento regional e incrementar a parceria com outros ministérios com vistas à preparação para a Copa do Mundo e as Olimpíadas foram algumas das ações citadas por Novais.

O ministro disse ainda que pedirá apoio ao Congresso Nacional para aprovação dos projetos que tratam do aumento de capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais e da flexibilização de vistos para turistas estrangeiros, desde que garantida a reciprocidade.

Luiz Barretto destacou a aprovação e recente regulamentação da Lei Geral do Turismo como uma “vitória para o setor turístico” e ressaltou, ainda, “importante missão” para o atual ministro: a edição das portarias que criam mecanismos de aplicação efetiva da lei, cujo principal foco é garantir os direitos do consumidor. “Com sua competência e longa experiência dentro do Congresso, tenho a convicção de que não encontrará problemas em cumprir essa tarefa”, enfatizou Barretto.

Novais anunciou também a criação do Plano Nacional de Turismo 2011/2014, que traça diretrizes e metas para o turismo brasileiro nos próximos anos. Segundo o ministro, o trabalho será feito a partir da “integração” com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur) e dos empresários e entidades do setor.

Depois de falar dos planos de sua administração, o ministro fez um resumo de sua vida profissional. Começou como professor, foi funcionário do Branco do Brasil e, depois, ingressou no Ministério da Fazenda onde fez carreira por 30 anos. Maranhense de Coelho Neto, Novais foi secretário de Fazenda do estado e deputado estadual. Em 2010, elegeu-se para o sétimo mandato como deputado federal.

Estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente da República, Michel Temer, o presidente do Senado Federal, José Sarney; a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, o presidente em exercício do PMDB, Valdir Raupp; Líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves, ministros, senadores, prefeitos e deputados.

Após a cerimônia, o ministro se reuniu com representantes do Conselho Nacional do Turismo.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cartilha oferece orientações básicas sobre sistema de classificação hoteleira

O Ministério do Turismo lançou na quarta-feira (8/12), em Brasília, cartilha com orientações básicas sobre sistema de classificação hoteleira.

A publicação está dividida em capítulos que apresentam o histórico, tipologias, requisitos e procedimentos para adesão ao sistema, que começa a ser implantado ainda este ano.

A cartilha foi entregue às entidades representantes do trade e estará disponível no portal do MTur para download na próxima semana.

O lançamento da cartilha precede a publicação da portaria ministerial que instituirá o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem.

A partir da divulgação no Diário Oficial da União, prevista para os próximos dias, os empreendimentos interessados poderão se inscrever no sistema, que é de adesão voluntária.

O diretor da Secretaria de Políticas do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, fez exposição sobre o sistema durante o seminário Inovações em Políticas Públicas de Turismo: avanços e desafios. Ele abordou o caráter participativo e os modelos internacionais observados na elaboração do sistema. Disse que a necessidade de auxiliar o turista em suas escolhas, de possibilitar a concorrência e de atualizar a classificação brasileira, já defasada, foram alguns dos fatores que motivaram a adoção de um novo sistema.

“Tínhamos uma matriz rígida, custos elevados para a classificação e apenas uma matriz para todos os tipos de alojamentos”, explicou o diretor.

Segundo ele, o sistema de classificação é mais um passo no esforço de qualificar produtos e serviços turísticos do país. O sistema prevê sete tipos de meios de hospedagem – Hotel, Pousada, Hotel-Fazenda, Hotel Histórico, Cama & Café, Flat e Resort.




Fonte: MTur