sexta-feira, 30 de julho de 2010

Executivos dos Escritórios Brasileiros de Turismo se encontram com representantes do Ministério do Turismo

Para atualizar os representantes de turismo brasileiro no exterior sobre os projetos e programas desenvolvidos pelo governo federal no setor, representantes do Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur, realizaram hoje (29) uma reunião com os executivos responsáveis pelos Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs).

Os Escritórios Brasileiros de Turismo (EBTs) são unidades avançadas de promoção, marketing e divulgação de produtos e destinos turísticos brasileiros no mercado internacional. Por meio da Embratur, as atividades dos EBTs são focadas na parceria e no relacionamento com os principais agentes econômicos responsável pela emissão de turistas em cada país.

“O seu principal objetivo é promover e anunciar o turismo brasileiro nos mercados específicos, além de oferecer alternativas que contribuam para a consolidação da imagem do Brasil como um atrativo e competitivo destino turístico”, explica Fernanda Hummel, gerente de Mercados Internos da Embratur. “As ações implantadas pelos EBT’s no exterior são baseadas no Plano Aquarela”, complementa.

Representantes de diversos setores do MTur intercambiaram experiências e informaram sobre ações em andamento e resultados obtidos. A primeira apresentação foi realizada por representantes da coordenação-geral de Eventos do MTur, que explicaram sobre os programas Caravana Brasil Nacional, Viaja Mais Melhor Idade e Caminhão Destino Brasil. Os resultados impressionaram os representantes dos EBT’s. “O caminhão Destino Brasil recebeu mais de 33 mil visitantes, em 18 cidades brasileiras”, explicou Bruno Reis, representante da coordenação.

A equipe de marketing do ministério apresentou algumas campanhas publicitárias de programas, além de explicar sobre o processo de reestruturação do Portal MTur. “Os canais temáticos estão mais visíveis e acessíveis, facilitando a navegação dos internautas no site”, contou Francesca Tomaselli, coordenadora de Portais do MTur.

As experiências do departamento de Relações Internacionais, da coordenação-geral do programa Turismo Sustentável e Infância e do Salão do Turismo também foram descritas pelos representantes das coordenações.

Ricardo Moesch, diretor do departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur falou sobre a expressividade do setor náutico no país. Programas das áreas de Segmentação, Serviços Turísticos e Regionalização também foram apresentados.“Foi importante aproveitar a presença dos representantes dos EBT’s no Brasil, para nos reunirmos e dialogarmos sobre as demandas e projetos do ministério. Acredito que a partir dessa reunião, o diálogo entre os EBT’s e com o próprio MTur estarão fortalecidos”, disse.

Existem EBTs instalados nos seguintes países: Alemanha, Espanha, Estados Unidos (Costa Leste e Costa Oeste, com ações também no Canadá), França (com ações na Bélgica), Itália (com ações na Suíça), Portugal, Reino Unido, Japão, além da América do Sul, sediado em Brasília, e Novos Mercados (Índia, Noruega, Suécia, Dinamarca, Holanda, Emirados Árabes e Rússia).


Fonte: Mtur

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Clima Serrano - Um dia em Pacoti

Conhecida por suas belezas naturais, a cidade de Pacoti está localizada no Maciço de Baturité (CE) em uma Área de Proteção Ambiental (APA). Os turistas e os habitantes podem se beneficiar com belas cachoeiras e espaços para exposição de arte. Pacoti é o mesmo nome do rio que nasce ao extremo sul da Serra de Baturité e banha o município.


MANHÃ
Conhecer as belas cachoeiras de Pacoti é uma boa opção para a manhã. Uma das mais conhecidas e apreciadas pelos turistas é o Poço da Veada. Localizado no Sítio Horizonte Belo, dentro da APA, o local possui uma área de 16 hectares e oferece quedas d’água e um poço para banho.

As trilhas ecológicas são boas opções para quem quer conhecer a região e
gosta de aventura.

TARDE
Os roteiros culturais podem ser visitados durante a tarde. A Galeria Raimundo Siebra é um espaço para exposição de artes, enquanto o Santuário Nossa Senhora do Globo e a capela Nossa Senhora das Graças são centros religiosos.

O turista também não deve deixar de visitar o Teatro Municipal Luís Pimenta e a Biblioteca Municipal Professor Franciné Batista.

NOITE
Para aproveitar o frio agradável de Pacoti, uma boa opção é reunir pessoas queridas e tomar chocolate quente. A temperatura média de 20º C durante o dia cai para uma variação entre 13 e 16 graus Celsius à noite.

Várias hospedarias e pousadas como o Chalé Nosso Sítio no Sítio Pau D’alho oferecem a iguaria.

O turista também pode encontrar boas opções para reunir os amigos ou sair para um jantar romântico. O restaurante e pizzaria K-Labar, por exemplo, localizado no centro da cidade, está aberto ao público todos os dias oferecendo refeições self service e a la carte, além de sanduíches, pizzas, lasanhas, chocolate quente e bons vinhos nacionais e importados.

Também é possível encontrar opções da culinária alemã na pizzaria-restaurante Maracujá, no centro de Pacoti. O visitante tem acesso ainda a uma grande variedade de pizzas, massas, pratos de carne e sobremesas. O local conta ainda com um ambiente agradável com música nacional e internacional.

COMO CHEGAR
A apenas 95 km de distância de Fortaleza, Pacoti está localizada na microrregião do Maciço de Baturité. Faz limite ao Norte, com o município de Palmácia; ao Sul, com o município de Guaramiranga; a Leste, com o município de Redenção e Baturité e a Oeste, com Caridade.

Partindo de Fortaleza, é possível chegar a Pacoti por dois caminhos. Através das rodovias CE 065 (continuação da Avenida Osório de Paiva), é possível completar o percurso em uma distância de 90km. Já pela CE 060 (continuação da avenida Godofredo Maciel), a distância chega a 115 Km.

ONDE FICAR

CHALÉ NOSSO SÍTIO
Endereço: Sítio Pau D'alho -Pacoti (CE)
Telefones: (85) 3476.7676 e 9984.0282 www.chalenossositio.com.br contato@chalenossositio.com.br

terça-feira, 27 de julho de 2010

Turismo e prevenção caminham juntos

Última etapa do curso de prevenção de exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo é realizada na região Sudeste


Com o intuito de ajudar a prevenir os casos de exploração sexual de crianças e adolescentes no setor turístico, o Ministério do Turismo (MTur) realizou em todos as regiões brasileiras um curso de formação de multiplicadores, reunindo gestores públicos, empresários e sociedade civil. Entre 27 e 30 de julho, será realizada a última etapa do curso, em Vitória (ES), sediando o projeto na região Sudeste.

O curso de formação de multiplicadores do projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é uma das ações do Ministério do Turismo (MTur), por meio do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI).

Elisabeth Bahia, coordenadora-geral do TSI, explica que o programa tem como foco a Copa do Mundo: “O Ministério do Turismo já adiantou a preparação do país para o mundial de 2014. O objetivo é que os multiplicadores estejam preparados e levem os conhecimentos adquiridos para os seus estados, estimulando ações de responsabilidade social no setor turístico”, disse ela.

A coordenadora nacional do Projeto de Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo do CET da UnB, Elisangela Machado, irá apresentar uma palestra sobre os desafios e avanços do setor turístico.

Ao todo, cerca de 150 multiplicadores serão capacitados. “Durante a capacitação, os participantes dos estados elaboraram planos de ação, que poderão ser transformados em projetos e inseridos no Portal de Convênios do Governo Federal, o Siconv”, explicou Elisabeth. O Ministério do Turismo irá destinar até R$ 120 mil para cada Estado, segundo a coordenadora.

O projeto é uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB).

Para ver a programação do evento, clique aqui.

Disque 100

Hoje é possível fazer denúncias dos casos de exploração ou abuso de várias maneiras, pelo Disque 100, nas delegacias, escolas, ONGs, Centros de Referência Especializada de Assistência (Creas), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), e nos próprios conselhos tutelares, que fazem o encaminhamento para a punição legal dos responsáveis, bem como ao acompanhamento dos jovens.

Fonte: MTur

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Começa hoje o Festival Café com Chocolate e Flores - Confira a programação.

Dia 23/07 (Sexta - Feira)
17:00h Abertura dos Stands
17:00h Cortejo com crianças da Escola de Arte e Cultura Colméia (Pacoti), grupo de teatro da Escola Casulo (Palmácia).
17:00h às 18h - Oficina de artesanato em biscuit ministrada por Claudia Eunice Ferreira de Lima Inscrições no Festival no estande da Art Attack
20:00h Abertura Oficial - Apresentação do grupo de flautas e violões da Escola de Arte e Cultura Colméia.
20:00h Palestra sobre meio ambiente no Anfiteatro - SEMACE
21:00h Atração internacional - Hyacinthe Testa (pianista francês) - Praça de alimentação da Galeria de arte Raimundo Siebra.
22:00h Show da banda Eletrocactue

Dia 24/07 (Sábado)
09:00h Durante a manhã cerca de 200 jovens do projeto do Ministério da Justiça farão cortejo pela cidade, apresentação de teatro, malabarismo, palhaços, etc.
09:00h Blitz Ecológica na entrada da cidade
10:00h Abertura dos Stands
10:00h Oficina de Arranjos Florais - Instituto Agropolos
11:00h às 12:00h Oficina de reaproveitamento de garrafas Pet - SEMACE
13:00h Palestra sobre meio ambiente no Anfiteatro - SEMACE
14:00h às 15:00h – Palestra sobre Exportação Comercial Via Exporta Fácil – A Experiência do Artesanato e Flores nas Exportações Simplificadas: Estudo de Caso do Exporta Fácil Palestrante Silvana Vidal
15:00 Oficina de Arranjos Florais – Instituto Agropolos
16:00h às 17:00h Palestra sobre Selos Personalizados - Fazemos seu Município Aparecer, Venda Mais Flores e Artesanato - Palestrante Silvio Ferreira
16:00h Grupo de flautas e violões da Escola Colméia
17:00h as 18:00h Oficina de artesanato em biscuit ministrada por Claudia Eunice Ferreira de Lima - Inscrições no Festival no estande da Art Attack
17:00h às 19:00h Programação Infantil
17:00h Rodada de Capoeira
17:00h Os jovens do projeto do Ministério da Justiça fecharão à tarde com um ato ecumênico e uma manifestação pela paz no polo de lazer.
17:00h às 18:00h Oficina de Chocolate
18:00h Grupo Semearte de Teatro de Rua (Fortaleza)
19:00h às 20.00h Oficina de Chocolate - Atacadão do Alimento
19:00h às 21:00h João Meireles e Bel Quintela (Voz e Violão) - Praça de alimentação da Galeria de arte Raimundo Siebra.
22:00h Atração internacional - Guilherme Silva (Moçambicano)

Dia 25/07 (Domingo)
09:00h Blitz Ecológica
09:00h Encontro das bandas de músicas da região (Pacoti, Baturité, Mulungu e Aratuba).
10:00h Abertura do Stands
10:00h Nominação das árvores colocando placas de madeiras nas que forem escolhidas anteriormente.
11:00h Palestra sobre meio ambiente no Anfiteatro - SEMACE
16:00h Encerramento do III Festival Café com Chocolate e Flores.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Grande Show de Humor Sábado dia 24.

Superedson, ator e humorista. Vencedor do último festival de humor promovido pela FUNCET, na Shopping Pizza, vem se destacando pela versatilidade de seu show, em que apresenta, devidamente caracterizado, vários nomes da música brasileira, como Reginaldo Róseo, Xanha, Roberto Calos, Sidney MIngal, Felipau e Forró imoral, Chico Peba e outros. Apresenta um humor refinado, sem apelos e sem constrangimento para a platéia. Com o espetáculo atual, "HUMOR A PRIMEIRA VISTA", já se apresentou na Universidade do Humor, Teatro do Humor Cearense, Teatro do Sesc Emiliano Queiroz, Dragão do Mar, Teatro Chico Anysio, Shoping Pizza , diversos bares e em várias empresas de Fortaleza. "Superedson, um humor de pessoa".
No palco e a pedido do público que lotou o final de semana passado o Teatro Rachel de Queiroz novamente se apresenta Luan Damasceno(o Grande Vencedor do Concurso" O Melhor Contador de Piadas do Ceará" de 2010 promovido pelo programa Sábado Alegre da TV Diário), contando seus causos, piadas, fazendo imitações e apresentando os personagens Goiaba & Lezadinho com suas presepadas.
Horário: 20hs
Ingressos: R$ 10,00 (À venda na bilheteria do Teatro).
Informações: (85) 8860.1994 / 9973.0665

Fonte: http://www.guaramiranga.ce.gov.br/

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Turismo e cultura em pauta

Evento reuniu representantes de 28 cidades históricas de todo país para debater o turismo

Construir políticas para o desenvolvimento econômico das cidades históricas por meio da atividade turística. Para debater o assunto, o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Secretaria de Turismo de Pirenópolis (GO), promoveu, no período de 8 a 10 de julho, no município goiano, o II Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas. O evento reuniu representantes de 28 cidades históricas de todo país, governo, iniciativa privada e sociedade civil organizada para debater estratégias de ações conjuntas entre turismo e cultura.

“O MTur propõe ações comuns para todas as cidades que desenvolvem a atividade econômica do turismo dentro de sítios históricos. Durante os encontros, são elaboradas premissas para que as políticas públicas possam ser planejadas”, destaca o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch.

Durante o encontro, foram discutidas ações como o PAC das cidades históricas; direitos do consumidor, classificação hoteleira e programas de qualificação para a Copa de 2014. Os entraves e a necessidade de políticas específicas para o desenvolvimento do turismo em cidades históricas também foi pauta do encontro. “Como as cidades históricas tem várias construções antigas, tombadas, elas tem limitações do ponto de vista de reforma e restauro. A acessibilidade, por exemplo, é um deles”, explica a secretária de Turismo de Santos (SP), Wânia Seixas.

Por meio do PAC das Cidades Históricas, o MTur investiu R$ 30 milhões em obras de infraestrutura turística nos municípios de Pirenópolis (GO), Belém (PA), Salvador (BA), Recife (PE) e Areia (PB). Segundo o diretor do Departamento de Infraestrutura do MTur, Roberto Bortolotto, “o objetivo é dar condições para que o turista chegue a uma cidade e possa usufruir o que ela tem de turístico e histórico”.

Para o assessor da presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Robson Almeida, a ideia é melhorar a qualidade de vida das cidades históricas. “Com o PAC, estão sendo realizadas ações de saneamento, infraestrutura urbana e requalificação do espaço público”, detalha.

Na primeira edição do encontro, realizada em 2009, diagnósticos e propostas como a necessidade de qualificação profissional, investimentos para a recuperação de patrimônio histórico e cultural e inserção das populações locais no mercado do turismo foram reunidas na Carta de Paranaguá.

Já nesta segunda edição do encontro, os participantes indicaram a necessidade de se desenvolverem ações integradas voltadas para o crescimento da atividade turística, com base na preservação, sustentabilidade, colaboração entre os destinos e inclusão da sociedade civil nos assuntos relativos ao desenvolvimento turístico.

O próximo Encontro das Cidades Históricas e Turísticas está previsto para novembro deste ano e será realizado em Santos (SP).


Fonte: MTur

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Projeto de lei sugere novas regras para os esportes de aventura

O PL tem como finalidade estabelecer requisitos mínimos de qualificação e segurança para a prática dos esportes de aventura

Na última quarta-feira, 30 de junho, durante audiência pública realizada na Câmara dos Deputados em Brasília/DF, entidades públicas e privadas representantes das modalidades esportivas e também dos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura, se reuniram para discutir o Projeto de Lei (PL 7288/10) que prevê normas para a prática de esportes radicais ou de aventura no Brasil.

O projeto de lei, elaborado pelo senador Efraim Moraes, que já foi aprovado no Senado Federal e tramita na Câmara dos Deputados desde maio deste ano, tem como finalidade estabelecer requisitos mínimos de qualificação e segurança para a prática dos esportes de aventura. Entretanto, o texto não traz a distinção necessária entre as atividades esportivas e turísticas, interferindo diretamente na esfera dos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

A audiência foi presidida pelo deputado Walter Feldman (PSDB-SP), relator do PL 7288/10. Também participaram os deputados Silvio Torres (PSDB-SP) e Marcelo Teixeira (PR-CE), além de representantes do Ministério do Turismo.

Algumas entidades esportivas presentes expuseram a necessidade de se alterar a regulamentação vigente e criticaram o processo de elaboração das Normas Técnicas Voluntárias relacionadas ao Turismo de Aventura, publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), por meio de seu presidente, Jean-Claude Razel, apresentou as diferenças conceituais entre esporte e turismo, todo o histórico de normalização e certificação no setor, além dos resultados do Programa Aventura Segura. Jean-Claude reforçou a necessidade de trabalhar em conjunto com as entidades esportivas. “Proponho uma agenda positiva comum entre os dois setores, principalmente no sentido de incentivar a cultura da vida ao ar livre”, analisou.

O projeto de lei recebeu emendas na Câmara dos Deputados, propostas pelo deputado Marcelo Teixeira (PR-CE) com o intuito de restringir seu âmbito de aplicação às atividades esportivas não comerciais, sem impactar nos segmentos de Ecoturismo e Turismo de Aventura. A coordenadora-geral de apoio à comercialização do Ministério do Turismo, Jurema Monteiro, lembrou que já existe a Lei Geral do Turismo (11.771), o que torna desnecessário a criação de novas normas para o setor.

Entidades como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Professional Association of Diving Instructors (PADI), Divers Alert Network (DAN), Associação Brasileira de Canionismo (ABCânion) e a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) estiveram presentes na audiência pública para apresentarem seus entendimentos a respeito as diferenças entre turismo e esporte de aventura. Além disso, apoiaram todo o trabalho de normalização, qualificação e certificação desenvolvido pela ABETA, Ministério do Turismo e Sebrae. As entidades também se mostraram favoráveis às emendas propostas pelo Deputado Marcelo Teixeira (PR-CE).

A ABETA é a favor da aprovação desta emenda e está mobilizando associados e parceiros institucionais com este objetivo. Todas as entidades aguardam a próxima etapa do processo - o parecer do deputado Walter Feldman (PSDB-SP) sobre a última audiência e os encaminhamentos do Projeto de Lei.

Fonte: ABETA

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Turismo: um aliado na preservação

“O que tem valor turístico perene é a diferença, a preservação da identidade, seja expressa na biodiversidade, na cultura, na produção local”. Com essas palavras, o secretário-executivo do Ministério do Turismo (MTur), Mário Moysés, abriu o painel “Turismo e Biodiversidade: a oportunidade de combate à pobreza e desigualdade social”, realizado nesta terça-feira (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

A apresentação faz parte do Seminário Ano Internacional da Biodiversidade: os Desafios para o Brasil, uma iniciativa da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. O evento, que se encerra nesta quarta-feira (14), faz parte da programação comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e ao Ano Internacional da Biodiversidade, em 2010.

Durante a apresentação, Moysés destacou as ações do MTur para o desenvolvimento do turismo como atividade capaz de promover a inclusão social e a sustentabilidade econômica e ambiental, proposta do Plano Nacional de Turismo 2007-2010.

“O turismo está na ordem do dia, devido ao bom momento econômico do país e ao aumento de renda da população. Os investimentos devem ser criteriosamente avaliados para gerar benefícios permanentes e não de curto fôlego com impactos negativos para as próximas gerações”, ressaltou o secretário-executivo.

Entre as ações citadas estão o Programa de Regionalização, os projetos de apoio ao Turismo de Base Comunitária – turismo desenvolvido pela e para a comunidade local, principal beneficiada pelo desenvolvimento da atividade turística – e, ainda, o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

As propostas apresentados ao Prodetur já somam US$ 2,8 bilhões, sendo US$ 1,6 bilhões de financiamentos. Os recursos financiados são do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Corporação Andina de Fomento (CAF). A contrapartida é assumida pelo MTur. Para acessarem os recursos, estados e municípios precisam apresentar Avaliação Ambiental Estratégica e os Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITs), que visam garantir a preservação ambiental nos pólos turísticos e a conscientização da população. Hoje, participam do programa 20 estados e 10 municípios.

Turismo nos Parques
Durante o seminário, o diretor substituto da Diretoria de Unidades de Conservação de Proteção integral do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Júlio Gonchorosky, falou sobre a preparação das unidades de conservação para visitação pública.

Segundo Gonchorosky, no último ano, as áreas de preservação nacionais receberam 3,8 milhões de visitantes. Para o diretor, número pequeno quando comparado à visitação das áreas de preservação norte-americanas, que recebem 190 milhões de turistas ao ano.

“A visitação é uma boa ferramenta de conservação. Além das áreas conseguirem recursos para se manter, é uma forma da renda retornar para a população. E, ainda, ganha-se aliados na preservação”, destaca Gonchorosky. A opinião é compartilhada por Moysés: “quanto mais convivemos com nossas riquezas, mais a preservamos”.

Gonchorosky citou o exemplo do Parque Nacional de Iguaçu, no Paraná, que recebe 1,15 milhão de visitantes ao ano. Segundo o diretor, o parque arrecada com cada visitante US$ 180 ao dia. “São R$ 100 milhões colocados em uma cidade por meio da visitação”, ressalta.

O MTur desenvolve, em parceria com o MMA, o programa Turismo nos Parques. O objetivo é melhorar a infraestrutura dos parques nacionais para que possam receber turistas.

Fonte: MTur

terça-feira, 13 de julho de 2010

Confira a programação do festival Café com Chocolate e Flores.



Um Festival que vai adoçar a boca e encher os olhos de pura beleza.

As melhores empresas de Café, Chocolate e Flores estarão no III Festival Café com Chocolate e Flores 2010, que acontece de 23 a 25 de julho na charmosa cidade de Pacoti (CE) a 125 km de Fortaleza. Em sua terceira edição, o evento reunirá especialistas, proprietários e apreciadores dos três produtos que são as vedetes do evento. Não há como deixar de vir, são eventos como este que nos fazem conhecer o que há de melhor no Estado do Ceará. O Festival é uma oportunidade única que permite aos produtores um contato mais próximo com o público, podendo ser o primeiro contato com novos parceiros e realizar atividades economicamente rentáveis. O Festival Café com Chocolate e Flores investe no desenvolvimento do Maciço de Baturité com foco no fortalecimento do turismo e empreendedorismo local.

Dia 23/07 (Sexta - Feira)
17:00h Abertura dos Stands
17:00h Cortejo com crianças da Escola de Arte e Cultura Colméia (Pacoti), grupo de teatro da Escola Casulo (Palmácia).
17:00h às 18h - Oficina de artesanato em biscuit ministrada por Claudia Eunice Ferreira de Lima Inscrições no Festival no estande da Art Attack
20:00h Abertura Oficial - Apresentação do grupo de flautas e violões da Escola de Arte e Cultura Colméia.
20:00h Palestra sobre meio ambiente no Anfiteatro - SEMACE
21:00h Atração internacional - Hyacinthe Testa (pianista francês) - Praça de alimentação da Galeria de arte Raimundo Siebra.
22:00h Show da banda Eletrocactue

Dia 24/07 (Sábado)
09:00h Durante a manhã cerca de 200 jovens do projeto do Ministério da Justiça farão cortejo pela cidade, apresentação de teatro, malabarismo, palhaços, etc.
09:00h Blitz Ecológica na entrada da cidade
10:00h Abertura dos Stands
10:00h Oficina de Arranjos Florais - Instituto Agropolos
11:00h às 12:00h Oficina de reaproveitamento de garrafas Pet - SEMACE
13:00h Palestra sobre meio ambiente no Anfiteatro - SEMACE
14:00h às 15:00h – Palestra sobre Exportação Comercial Via Exporta Fácil – A Experiência do Artesanato e Flores nas Exportações Simplificadas: Estudo de Caso do Exporta Fácil Palestrante Silvana Vidal
15:00 Oficina de Arranjos Florais – Instituto Agropolos
16:00h às 17:00h Palestra sobre Selos Personalizados - Fazemos seu Município Aparecer, Venda Mais Flores e Artesanato - Palestrante Silvio Ferreira
16:00h Grupo de flautas e violões da Escola Colméia
17:00h as 18:00h Oficina de artesanato em biscuit ministrada por Claudia Eunice Ferreira de Lima - Inscrições no Festival no estande da Art Attack
17:00h às 19:00h Programação Infantil
17:00h Rodada de Capoeira
17:00h Os jovens do projeto do Ministério da Justiça fecharão à tarde com um ato ecumênico e uma manifestação pela paz no polo de lazer.
17:00h às 18:00h Oficina de Chocolate
18:00h Grupo Semearte de Teatro de Rua (Fortaleza)
19:00h às 20.00h Oficina de Chocolate - Atacadão do Alimento
19:00h às 21:00h João Meireles e Bel Quintela (Voz e Violão) - Praça de alimentação da Galeria de arte Raimundo Siebra.
22:00h Atração internacional - Guilherme Silva (Moçambicano)

Dia 25/07 (Domingo)
09:00h Blitz Ecológica
09:00h Encontro das bandas de músicas da região (Pacoti, Baturité, Mulungu e Aratuba).
10:00h Abertura do Stands
10:00h Nominação das árvores colocando placas de madeiras nas que forem escolhidas anteriormente.
11:00h Palestra sobre meio ambiente no Anfiteatro - SEMACE
16:00h Encerramento do III Festival Café com Chocolate e Flores.

Programação sujeita a alteração

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Festival une cultura, beleza e gastronomia

Em sua terceira edição, programação inclui palestras, degustação e eventos culturais no clima gostoso da serra

Fortaleza. A combinação café com chocolate vai adocicar o paladar dos participantes do III Festival Café com Chocolate e Flores, em Pacoti, nos dias 23, 24 e 25 de julho. Além de movimentar artesãos e produtores locais, o evento vai capacitar a população através de oficinas para elaboração de produtos artesanais e reciclados, como arranjos florais, produtos de garrafas PET e biscuit.

Em sua terceira edição, o evento fará abertura dos estandes na sexta-feira (23), a partir das 17 horas, para vendas e degustação de chocolates e cafés. Crianças participarão do cortejo de boas-vindas ao festival. Uma oficina ministrada por Claudia Eunice Ferreira de Lima ensinará a arte do biscuit.

Especialistas, proprietários e apreciadores de café com chocolate, flores e, também, de uma boa música estarão reunidos nos três dias de Festival. A abertura oficial do evento acontecerá às 20 horas, com a apresentação do grupo de flautas e violões da Escola de Arte e Cultura Colmeia. A parte de formação do evento iniciará também no mesmo dia, com uma palestra sobre meio ambiente, ministrada por técnicos da Superintendência Estadual do Meio Ambiente.

A primeira noite será marcada com a participação de Hyacinthe Testa, pianista francês, com apresentação na praça de alimentação da Galeria de Arte Raimundo Siebra, a partir das 21 horas.

No sábado (24), 200 jovens do projeto do Ministério da Justiça farão um cortejo lúdico na cidade, com apresentação de teatro, malabarismo e palhaços, a partir das 9 horas. Os moradores e turistas serão recepcionados, na entrada da cidade, com uma blitz ecológica sobre os cuidados com a natureza.

Para os adeptos às artes manuais, uma oficina ministrada pelo Instituto Agropolos ensinará como montar arranjos florais. Um estudo de caso sobre exportação de artesanato e flores será apresentado durante a palestra sobre Exportação Comercial Via Exporta Fácil - A Experiência do Artesanato e Flores nas Exportações Simplificadas, com Silvana Vidal. À noite, João Meireles e Bel Quintela fazem apresentação de voz e violão. Em seguida, a parte musical fica com o moçambicano Guilherme Silva, completando a participação internacional.

No último dia (25), o destaque fica para o Encontro das Bandas de Música de Pacoti, Baturité, Mulungu e Aratuba, a partir das 9 horas. Os estandes serão abertos às 10 horas, oferecendo guloseimas e arte. O Festival é uma oportunidade para o encontro entre produtores e o público, e vem possibilitando o desenvolvimento do Maciço de Baturité, com foco no fortalecimento do turismo e empreendedorismo local.

MAIS INFORMAÇÕES
Charme Produções e Eventos
Rua João Hipólito S/N - Centro
Pacoti-CE
(85) 8704.4411 / 8720.9968

quinta-feira, 8 de julho de 2010

MTur promove encontro de cidades históricas

Evento, com a participação de representantes das iniciativas pública e privada, debate ações para o desenvolvimento sustentável do turismo nos municípios com patrimônio histórico

PAC das cidades históricas; direitos do consumidor, classificação hoteleira, programas de qualificação para a Copa de 2014. São alguns temas da pauta do II Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas que o Ministério do Turismo (MTur) promove de 8 a 10 de julho em Pirenópolis (GO).

O evento pretende construir políticas para o desenvolvimento econômico das cidades históricas por meio da atividade turística. “As cidades com patrimônio histórico têm problemas e interesses comuns. Esses encontros são uma oportunidade para avaliar, propor soluções e buscar novas ideias para que o turismo se desenvolva de forma sustentável nessas localidades”, explica o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch.

Na primeira edição, realizada em 2009, diagnósticos e propostas foram reunidas na Carta de Paranaguá, referência à cidade paranaense que sediou o encontro. Agora, serão dados encaminhamentos a questões expressas no documento, tais como a necessidade de qualificação profissional, investimentos para a recuperação de patrimônio histórico e cultural e inserção das populações locais no mercado do turismo.

Representantes do Ministério do Turismo apresentarão projetos como o Bem Receber Copa, de qualificação; PAC das Cidades Históricas, de investimentos em infraesturutura; e o Sistema de Classificação Hoteleira, que criou a matriz de hotel histórico. Será lançada também a cartilha de orientação para a proposição de projetos de trens turísticos e culturais. O Encontro, no Teatro Municipal de Pirenópolis, cidade tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, reunirá representantes das três esferas de governo, iniciativa privada e sociedade civil organizada.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Programa de Regionalização do Turismo será avaliado

Objetivo é avaliar o desempenho e avanços conquistados em sete anos de implementação do programa

O Ministério do Turismo (MTur) iniciou nesta segunda-feira (5) o processo de avaliação do Programa de Regionalização do Turismo. Para isso, reuniu em Brasília (DF) os interlocutores do programa nos estados, municípios, universidades e empresas do setor para definir a metodologia e indicadores que medirão o desempenho e avanços do programa, implantado em 2004.

“Até novembro, lançaremos um documento que trará uma avaliação qualitativa do Programa de Regionalização. Um trabalho que reflete um modelo de gestão descentralizada, coordenada e integrada”, conta o diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch. Segundo ele, o documento poderá servir de referência para os futuros gestores do turismo nacional.

O Programa de Regionalização do Turismo propõe o ordenamento, a estruturação e a diversificação da oferta de serviços e produtos turísticos no país. É nesse macroprograma do MTur que se inclui o projeto de estruturação dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Regional. O programa mapeou 276 regiões turísticas, envolvendo 3.635 municípios.

Fonte: MTur

terça-feira, 6 de julho de 2010

Café, chocolate e flores na serra

Quando for em Pacoti hospede-se no Chalé nosso Sítio, você vai encontrar chalés e apartamentos. Para mais detalhes, acesse » www.chalenossositio.com.br

A receita é infalível: café e chocolate para o paladar, além de flores, música clássica e popular e uma temperatura média que chega a 18 graus na cidade de Pacoti, em plena serra de Baturité, a 125 quilômetros de Fortaleza. É assim o Festival de Café com Chocolate e Flores, que chega à sua terceira edição com sabor de tradição.

Reunindo as melhores empresas de café e chocolate, além de grupos musicais e floricultores, este ano o III Festival de café com Chocolate e Flores acontecerá de 23 a 25 deste mês, na praça principal de Pacoti, onde vai ser montada uma grande área de alimentação.

Entre as pedidas gastronômicas disponíveis para os visitantes estão crepes, tapiocas, pizzas, mousses, cafés aromatizados, café italiano, chocolate quente e vários outros pratos à base de café ou chocolate. Nos estandes, as mais diversas opções de flores tropicais e bonsais, entre outras espécies.

Realizado pela Prefeitura de Pacoti, em parceria com o Sebrae Ceará e Instituto Agropolos, o evento tem o apoio cultural do Governo do Ceará e Ceart. O objetivo é fortalecer o turismo e o empreendedorismo locais, divulgando o potencial turístico da serra.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Turismo sustentável, turismo sensacional

Programa de enfrentamento da exploração sexual do Ministério do Turismo marca presença na Casa Brasil, espaço de divulgação do país em Joanesburgo

Turistas de todas as partes do mundo tem passado pela Casa Brasil, em Joanesburgo, na África do Sul. Em média, são 700 por dia. No espaço, localizado em uma das regiões mais movimentadas da cidade, os visitantes encontram informações sobre o Brasil, seus estados, sua cultura, seu futebol e uma de suas prioridades, a proteção dos direitos da criança e do adolescente.

No hall de entrada da casa e em todos os estandes regionais, há brochuras e diversos materiais de divulgação que mostram que a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime no Brasil. A coordenadora geral do programa, Elisabeth Bahia, visitou o local nesta quinta-feira (1).

Ela explica que um dos objetivos da iniciativa é fazer um alerta aos turistas que querem conhecer o país: “A imagem do Brasil no exterior está mudando. Queremos que estes visitantes estejam focados nas belezas naturais e na alegria do povo brasileiro, não em se relacionar sexualmente com crianças e adolescentes. Eles irão sabendo que a prática é ilegal”.

Todas as informações sobre o programa de prevenção à exploração sexual estão disponíveis em três idiomas, inglês, espanhol e português.

BRAZIL SENSATIONAL!

A Casa Brasil é um espetáculo de cores, sons, tecnologia e diversidade. Além dos estandes de todas as regiões, é possível ver reproduções de obras de artistas que marcaram a história do país, como Tarsila do Amaral. Uma das áreas que mais atraem os visitantes é o espaço de projetos tecnológicos da Finep.

Quem passa pelo lugar, não consegue deixar de assistir a uma das partidas entre Grêmio e Internacional, em versão 3D, com definição seis vezes mais alta que o Full HD. O Robô-gol também faz sucesso. Trata-se de um pebolim moderno, com controle semelhante a um fliperama, onde os jogadores são pequenos robôs.

As crianças é que se divertem no local. Além dos filhos de turistas, cerca de 600 alunos de escolas públicas da região visitarão a casa até o dia 11 de julho. Os meninos e meninas, a maioria carente, aproveitam ao máximo e levam vários brindes para casa, como bolas e bonés. A alegria é total.

A Casa Brasil fica aberta todos os dias, de 14h às 18h, no Sandton Convention Centre, em Joanesburgo.

Fonte: MTur

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Gastos de turistas estrangeiros no Brasil crescem 15,4% em maio

Acumulado nos primeiros cinco meses de 2010 atinge US$ 2,5 bilhões em receitas, melhor desempenho do período em mais de 60 anos.

Os turistas estrangeiros que visitaram o Brasil em maio de 2010 deixaram US$ 408 milhões no país, segundo dados divulgados nesta terça-feira (22) pelo Banco Central (BC). O resultado é 15,4% superior a maio de 2009. O acumulado de janeiro a maio deste ano soma US$ 2,5 bilhões em receitas – melhor resultado para o período em toda a série histórica do BC, iniciada em 1947 – superando em 16,6% os cinco primeiros meses de 2009.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, celebra os resultados ao dizer que "esses números tão positivos para a economia do turismo e do país são fruto de um trabalho constante do governo federal, do Ministério do Turismo (MTur) e da Embratur. Com planejamento estratégico, avaliação dos cenários e oportunidades, bem como investimentos planejados, estamos consolidando a indústria do turismo, a cada ano, como um grande polo de divisas que se convertem em ganhos materiais, culturais e sociais para o Brasil. Precisamos celebrar esses resultados, manter o otimismo, mas sem perder de vista o trabalho e a dedicação em preparar o nosso país para os maiores eventos desta década: a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016".

Jeanine Pires, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) também avalia os resultados. “Em 2010, a entrada de divisas tem evoluído de forma muito positiva e constante, o que indica que chegaremos ao final deste ano com um crescimento expressivo da receita gerada pelo turismo internacional, principal indicador para o país – já que contribui com a balança comercial de serviços, ajuda a gerar emprego e distribuir renda”.

Comparando os cinco primeiros meses de 2010 com o mesmo período de 2003, o crescimento na entrada de divisas atinge 167,6%.

O cálculo do Banco Central inclui trocas cambiais oficiais e gastos com cartões de crédito internacionais.

Fonte: Mtur

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Guia reunirá atrativos de quinze destinos brasileiros

Projeto do MTur em parceria com o Sebrae apoiará a promoção e comercialização dos destinos

Artesanato, moda, culinária típica, agroindústria e manifestações culturais de 15 municípios brasileiros reunidos no Guia Turístico de Produção Associada. O projeto desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), sob execução do Instituto Cultural e Educacional do Paraguaçu (INCEP), visa apoiar a promoção e comercialização dos destinos turísticos por meio da identificação e registro de produtos com representatividade cultural e identidade regional.

Entre os municípios contemplados estão Rio Branco (AC), Manaus (AM), Belém (PA), Mata de São João (BA), Nova Olinda e Juazeiro do Norte (CE), Parnaíba (PI), Bezerros (PE), Caicó (RN), Aracaju (SE), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Paraty (RJ), Tiradentes (MG), Bananal (SP) e Pomerode (SC). Durante visitas às cidades, foi realizado o levantamento das unidades produtivas, manifestações culturais e culinária típica significativas de cada destino.

Tiradentes (MG), por exemplo, está representada pelos santeiros e olarias; produtos como as cruzes cobertas com papel em franja, tecido ou fuxico; as namoradeiras e marionetes, bem como os doces de fabricação caseira e a culinária mineira.

Já em Paraty (RJ), destacam-se os ateliês e restaurantes; a produção de cachaça artesanal; os grupos de teatro, que se apresentam a céu aberto; e uma comunidade quilombola rica em produção artesanal e manifestações culturais.

O guia contará com versões impressa e online e será disponibilizado em site. A página, já em construção, terá funcionalidades para facilitar a navegação e possibilitar ao usuário o acesso a informações interativas, tais como a localização.

A versão impressa trará, ao final de cada destino, um tópico “Dicas”. Nesse tópico, serão fornecidas informações sobre como inserir a produção associada ao turismo nos roteiros formatados pelas operadoras de turismo.

“A proposta é fazer com que os operadores de turismo, responsáveis pela formatação dos roteiros, tenham, em um só local, informações sobre os produtos e serviços com identidade local selecionados nos destinos”, explica a coordenadora-geral de Produção Associada ao Turismo, Ana Cristina Albuquerque.

Segundo Albuquerque, ao apoiar a inserção dos atrativos culturais e com identidade local nos roteiros, “a ideia é oferecer produtos diferenciados ao turista para que ele se encante e permaneça mais tempo no destino, gerando renda para a população”.

Entre os critérios para seleção dos produtos do guia estão a representatividade cultural; a identidade que valorize a arte popular; a utilização de técnica de produção tradicional ou inovadora que atraia o turista e desperte o interesse em conhecer o processo produtivo; e a utilização de matéria-prima de origem local, controle e manejo sustentável.